Golpe de clonagem de voz: saiba como os bandidos agem e como se proteger - Jornal Cruzeiro do Vale

Golpe de clonagem de voz: saiba como os bandidos agem e como se proteger

23/08/2023
Golpe de clonagem de voz: saiba como os bandidos agem e como se proteger

O avanço da tecnologia tem ajudado a sociedade a se desenvolver. Mas, na mesma proporção que é usado para o bem, também está se tornando uma ferramenta de golpe na mão de pessoas mal-intencionadas. A clonagem de voz feita por inteligência artificial (IA), por exemplo, é a nova estratégia utilizada por bandidos para pedir dinheiro se passando por familiares e amigos das vítimas.

O número de golpes envolvendo clonagem de voz no Brasil ainda não foi contabilizado. Em Gaspar, não há Boletim de Ocorrência sobre o crime registrado na Delegacia de Polícia Civil. Porém, uma moradora que prefere não se identificar conta que quase caiu em um golpe deste tipo esta semana. Uma pessoa ligou para ela usando a foto da filha e, através da inteligência artificial, conseguiu reproduzir a voz da mulher. “Estava se passando pela minha filha e pediu dinheiro emprestado para devolver no mesmo dia. Não caí por pouco. Do nada, me veio a ideia de desligar e retornar a ligação para o número dela. E aí descobri que era um golpe. Mas a voz era muito parecida”.

Como se proteger

Não basta você se informar sobre as novas tecnologias e ficar por dentro de como elas funcionam. É necessário orientar as pessoas à sua volta, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho. Quanto mais pessoas do seu ciclo estiverem cientes de como os criminosos estão agindo, maior será a prevenção.

Antes de fazer qualquer movimentação financeira, principalmente pelo celular, é importante verificar se a pessoa que está do outro lado é realmente quem você acha que é. Para confirmar a identidade, faça perguntas pessoais, cujas respostas somente você e ela sabem.

Use canais de comunicação criptografados, como redes privadas virtuais (VPNs), ao comunicar informações confidenciais. Aposte em autenticações de dois fatores, leia sobre conscientização em cibersegurança e implemente a biometria de voz quando possível em seus aplicativos.

 

 

 

Edição 2119
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.