João Matos toma posse como secretário executivo de articulação nacional - Jornal Cruzeiro do Vale

João Matos toma posse como secretário executivo de articulação nacional

01/03/2012

joaomatosposse2MD.jpgA Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN), com sede em Brasília, passa a ter como titular, a partir desta quinta-feira (1º), o ex-deputado federal João Matos. Em solenidade no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira empossaram seus sete novos secretários de Estado e o presidente da SC Par, além dos adjuntos de três pastas.

Na SAN, a intenção de Matos é fazer com que a estrutura na Capital Federal continue com a função de dar encaminhamento aos assuntos de importância para Santa Catarina e para os catarinenses. ?Assumo esperando ser útil e cumprir com as expectativas geradas, retribuindo com a minha experiência parlamentar de sete mandatos. Farei o possível para que minha participação nesta etapa do Governo resulte em benefícios?, falou.  Sua perspectiva é trabalhar por Santa Catarina como um todo e, junto com a equipe, somar benfeitorias. ?Aproveitarei a experiência de cada um?, acrescentou.

Saúde

Matos assume no lugar de Acélio Casagrande que, por sua vez, passa a exercer o cargo de secretário adjunto da Saúde, em Florianópolis. Conforme Casagrande, seu período em Brasília foi de muitas realizações, apesar da burocracia enfrentada em muitos casos. ?Saio com o sentimento do dever cumprido, foi um período curto, mas em que muitas coisas saíram do papel e outras estão a caminho de sair?, expressou.

Na Secretaria da Saúde, sua intenção é somar a experiência adquirida para ajudá-lo nas próximas missões. Entre elas, a de humanizar os atendimentos na saúde pública e a de levar os serviços de média e alta complexidade para todas as regiões o Estado. ?Assumo esta nova missão com a cabeça erguida e com a meta de estimular os colaboradores da saúde para dar plena atenção ao cidadão que lhes procuram?, completou.

Tomaram posse na mesma cerimônia o novo secretário da Casa Civil, Derly Massaud de Anunciação; da Educação, Eduardo Deschamps; de Comunicação, Ênio Andrade Branco; de Turismo, Cultura e Esporte, José Natal Pereira; de Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva; da Casa Militar, tenente-coronel Nildo Otávio Teixeira; e o novo presidente da SC Par, Paulo César da Costa.

Biografia João Matos

Natural da localidade de Três Barras, em Ituporanga/SC, João Matos começou sua trajetória como professor. Lecionou na Escola Estadual Braço Perimbó, nos anos de 1965 e 1966. Depois foi para Florianópolis, cursar Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Administração de Empresas. Neste período, dava aula no Colégio Presidente Roosevelt, em Florianópolis.
Retornou ao Alto Vale depois de formado, trabalhou na Escola Técnica Santo Estevão, no Colégio Roberto Moritz, ambos em Ituporanga, e no Colégio Rui Barbosa, em Rio do Sul, onde também foi diretor da Escola Básica Roberto Machado.

Priorizando a educação mudou-se para Ibirama, onde dirigiu o Colégio Hamônia, entre 1972 e 1987. Nessa época, ocupou o posto de Diretor Técnico da então 6ª Coordenadoria Regional de Educação, em Rio do Sul, entre 1974 e 1978. Tornou-se Diretor Proprietário dos Cursos XV de Abril Ltda., em Rio do Sul, entre 1977 e 1982; Secretário Municipal de Educação de Ibirama, nos anos de 1983 e 1984; Secretário da Educação e do Desporto do Estado de Santa Catarina do Governo Paulo Afonso, entre 1995 e 1998. Foi também Secretário de Estado de Coordenação e Articulação de Santa Catarina, no Governo de Luiz Henrique da Silveira.

João Matos cumpriu três mandatos como Deputado Estadual e quatro mandatos como Deputado Federal. Na Câmara dos Deputados, foi autor da Lei 10.447 que instituiu 25 de maio como Dia Nacional da Adoção. Também foi protagonista da Lei 12.010, conhecida como Lei Cléber Matos, que dispõe sobre adoção no Brasil. Presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2008 e foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Brasileiro, composta por 186 deputados e 34 senadores.

Texto: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.