O material radioativo que estava em um carro roubado por criminosos no sábado (28) na Baixada Fluminense pode matar quem manuseá-lo de forma incorreta. O alerta foi feito por Raul Santos, chefe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares, em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (30).
O Renault Logan roubado pertence a uma empresa especializada em solda industrial, a ArcTest. O veículo foi levado por três criminosos no Trevo das Missões, no acesso à Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Uma caixa com selênio, substância usada em radiografias, estava dentro do carro e foi levada pelos criminosos.
?A gente alertou o sistema de Defesa Civil estadual. A fonte de selênio é uma coisa minúscula, do tamanho de uma borrachinha daquelas que ficam na ponta de um lápis. É uma fonte tão intensa que ela tem uma blindagem especial que pesa quase 8 kg. Essa blindagem protege o material durante o transporte, além de proteger também o operador?, explicou Santos.
O especialista disse ainda que se o material permanecer guardado na blindagem, não oferece riscos.
?O problema é se alguém resolver romper essa blindagem. Caso esse cilindro entre em contato com a pessoa, ele pode causa vômitos, náuseas e queimaduras sérias. No caso da pessoa guardar o cilindro no bolso, ele (cilindro) vai emitindo raios gama que vão queimando o tecido. A pessoa vai sentir o incômodo, horas depois pode aparecer uma bolha?, detalhou. Ainda segundo ele, o contato em excesso com a substância pode levar a morte.
Caixa com cadeado
De acordo com Raul Santos, o material radioativo estava dentro de uma caixa metálica chumbada no porta-malas do carro. "Essa caixa estava com um cadeado", disse.
Além do material radioativo, os criminosos levaram, ainda, dinheiro e objetos pessoas dos três ocupantes do carro. Segundo a polícia, não há registro de outras vítimas. Em depoimento na 59º DP, os funcionários contaram que carregavam um disco radioativo, guardado em uma caixa blindada. Os criminosos, de acordo com a polícia, não sabiam da existência do produto no momento do roubo.
Quem tiver informações sobre o veículo e o material radioativo roubados no sábado (28) pode ligar para a Emergência Radiológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear pelos telefones 21-2713-2939 e 21-9218-6433.
?É importante frisar que quem encontrar a caixa não deve manuseá-la?, alertou o especialista.
Texto: Portal G1
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).