Melhoria aeroportuária em SC é tratada na Secretaria de Aviação Civil - Jornal Cruzeiro do Vale

Melhoria aeroportuária em SC é tratada na Secretaria de Aviação Civil

10/05/2012

A inclusão do aeroporto de Florianópolis na lista de concessão à iniciativa privada, bem como ampliação dos investimentos nos aeroportos de Chapecó e São Miguel do Oeste foram os assuntos da reunião que o secretário de Articulação Nacional, João Matos, secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, senador Casildo Maldaner e deputado federal Celso Maldaner tiveram nesta quarta-feira (09) com o ministro Wagner Bittencourt, titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil da Presidência da República.

Segundo os presentes, com a privatização do Hercílio Luz, os recursos poderiam ser destinados aos aeroportos regionais de Santa Catarina. Atualmente, Santa Catarina possui 22 aeroportos, sendo quatro administrados pela Infraero: Florianópolis, Navegantes, Joinville e Forquilhinha. De acordo com o senador Maldaner, o aeroporto de Florianópolis registrou, no ano de 2011, a circulação de 49.097 aeronaves, que transportaram 3.122.035 passageiros, além de 3,29 mil toneladas de carga. São números superiores aos do aeroporto de Foz do Iguaçu, por exemplo, que estaria entre os selecionados para o próximo leilão de concessão.

Demandas urgentes, como a do aeroporto de Chapecó, que se encontra fechado para reformas na pista, e o de São Miguel do Oeste, por sua importância geográfica e econômica também foram levantadas. ?A concessão valorizaria o aeroporto de Florianópolis e viabilizaria recursos para os demais, que são estratégicos para o interior do Estado?, salientou João Matos. 

O ministro Wagner Bittencourt garantiu que, até 2014, Florianópolis contará com um novo terminal, com sistema de pistas e pátio, estacionamentos e acesso viário. A obra será realizada com contrapartida do Governo do Estado, e custará aproximadamente R$ 123 milhões. Além disso, Santa Catarina terá oito aeroportos contemplados pelo Plano de Aviação Regional, que receberão investimentos do PAC. ?Nós já estamos formulando os projetos, mas acreditamos que serão investidos mais de R$ 100 milhões?, afirmou o secretário Valdir Cobalchini.

Bittencourt relatou ainda que o governo prevê ampliação na capacidade nacional de transporte de passageiros dos atuais 155 milhões para um total de 305 milhões até 2014. E isso deverá ser feito por meio de ampliações e melhorias nos maiores aeroportos do país, junto com o fortalecimento da aviação regional. ?Teremos 94% da população atendida por um aeroporto no raio de 100 quilômetros?, garantiu o ministro.

Texto: Fernanda Rodrigues | Jornalista ? Secretaria de Articulação Nacional

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.