O Comando do 5º Distrito Naval, em conjunto com o Ministério da Pesca e Aquicultura, IBAMA e Polícia Federal, realizou, no dia 20 de março, Operação de fiscalização do tráfego aquaviário e de repressão à pesca predatória de arrasto no interior da Lagoa dos Patos, nas localidades conhecidas como Canal da Feitoria e Canal de Acesso a Pelotas.
Participaram desta Operação o Navio-Patrulha Babitonga (P-63), um helicóptero do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), duas lanchas-patrulhas e uma embarcação tipo flexboat da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, e um Destacamento de Fuzileiros Navais. Também, foi empregada uma embarcação tipo flexboat da Polícia Federal.
O saldo da Operação foi considerado positivo, resultando em 28 abordagens de embarcações pesqueiras, com 13 notificações, compreendendo um total de 45 infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA).
Em relação à fiscalização ambiental, foram abordadas quatro embarcações suspeitas de pesca predatória, sendo uma autuada e apreendida por estar efetuando pesca de arrasto, o que é proibido pelas Normas Ambientais.
Texto: Gabriela Torales | Assessora Adjunta de Comunicação Social
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).