O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) sugeriu, em Brasília, medidas para estimular a adoção de crianças e adolescentes. Uma das propostas é oferecer ajuda de custo às famílias que se dispuserem a adotar. Segundo ele, o governo federal gasta cerca de 200 reais por dia com cada criança abrigada em orfanato público. ?Não seria melhor dar parte desse dinheiro a uma família que queira adotar? Isso não custaria nada aos cofres da União, que deixaria de aplicar esses recursos em abrigos, para ajudar milhares de casais a realizarem o sonho de serem pais?, sugeriu Peninha.
O preconceito é apontado como um dos principais entraves na hora de tirar uma criança do orfanato. Dados da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) mostram que as pessoas procuram crianças recém-nascidas, brancas, de olhos claros; e a realidade dos abrigos é outra: crianças morenas, acima de cinco anos, acompanhadas de irmãos.
Rogério Peninha Mendonça recomendou também uma ampla campanha governamental em torno do tema. ?Quando o governo decidiu enfrentar a miséria, quantos avanços tivemos?! Agora queremos fazer o mesmo com a adoção?, disse ele.
O incentivo financeiro valeria até a criança adotada completar 18 anos. Contudo, para receber o dinheiro, ela deveria seguir algumas regras, como frequentar uma escola e não cometer infrações.
Texto: Rafael Pezenti | Assessor de Imprensa - Deputado Federal Peninha (PMDB/SC)
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).