Pesquisa quer avaliar serviços prestados para gestantes através do SUS - Jornal Cruzeiro do Vale

Pesquisa quer avaliar serviços prestados para gestantes através do SUS

02/03/2012

Descobrir que está grávida é o sonho de grande parte das mulheres. O passo seguinte à descoberta é, quase sempre, a procura de um médico para acompanhar o desenvolvimento saudável do herdeiro. Márcia Ferreira encontrou no serviço público de saúde o atendimento necessário para garantir uma gestação saudável.

Para a mãe de primeira viagem, o atendimento durante o pré-natal e o pós-parto foi muito bom. Porém, no momento do parto, o serviço ficou aquém do desejado. ?Meu parto foi muito sofrido. Me deixaram esperando das 7h até as 20h. Achei muita falta de respeito?, desabafa.

Pensando em avaliar a qualidade dos serviços prestados às gestantes que utilizam o SUS, o Ministério da Saúde vai realizar contatos telefônicos com as mães que tiverem seus filhos no serviço público. O contato vai acontecer através de ligações, onde serão feitas perguntas sobre a qualidade no atendimento durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Esta é a primeira vez que o Ministério da Saúde realiza uma campanha deste tipo. De acordo com o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, a ação faz parte da estratégia da Rede Cegonha, que foi lançada pelo Governo Federal.

?O preenchimento do campo telefone, que existe na Autorização de Internação Hospitalar, ajudará a analisar como foi realizado o pré-natal, a qualidade da assistência oferecida as gestantes e se o atendimento foi adequado, seguro e humanizado. Estas informações são fundamentais para a melhoria da assistência à saúde?, diz o secretário.

Pesquisa
A pesquisa com as mães será realizada pela Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde. Ela tem como objetivo conhecer o nível de satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido.
A partir dos resultados, o Ministério da Saúde vai gerar relatórios com a avaliação dos atendimentos e enviar aos gestores de saúde de cada município. ?A intenção é identificar os pontos que precisam ser melhorados?, diz o secretário de Atenção a Saúde.

Edição 1366

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.