A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Progresso contra o tráfico internacional de drogas na região Sul do País. Cerca de 80 agentes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná cumpriram 19 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Alegre, Passo Fundo e Erechim (RS), Caçador (SC) e Foz do Iguaçu (PR). Um homem de nacionalidade paraguaia está foragido e está sendo procurado pela Interpol (polícia internacional).
Conforme a PF, a operação prendeu 12 pessoas somente na manhã de hoje. Outras sete já haviam sido detidas ao longo das investigações, que iniciaram em junho de 2011. Além disso, foram apreendidos 37 kg de cocaína, 332 kg de maconha, 11 veículos e R$ 4 mil.
Nos oito meses de averiguação, os policiais federais descobriram que duas famílias atuavam no comando do tráfico, distribuindo a droga que vinha do Paraguai. Em Erechim, um homem, sua mãe e a esposa comercializavam entorpecentes no bairro Progresso. Em Foz do Iguaçu, a quadrilha era chefiada por um pai e dois filhos, que foram presos hoje, e um terceiro filho, que já havia sido detido em janeiro com 11 kg de cocaína. Eles também são provenientes do bairro Progresso de Erechim, por isso o nome da operação.
A PF também investigava um homem que foi assassinado a tiros na última semana em Erechim. Ele era morador e proprietário de uma lavagem de veículos no mesmo bairro.
A Operação Progresso foi realizada dentro do âmbito da Operação Sentinela, que promove uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos. A Sentinela tem como objetivo prevenir e repreender crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.
Texto: Portal terra.com.br
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).