Estado de emergência fitossanitária! Na madrugada desta quinta-feira, 25 de junho, o Ministério da Agricultura declarou atenção especial ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, territórios que podem ser invadidos pela nuvem de gafanhotos. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O ministério pede que as superintendências federais de Agricultura, bem como os órgãos estaduais de Defesa Agropecuária, realizem o monitoramento de suas lavouras. Além disso, solicita que os produtores sejam orientados a adotarem providências para controlar a praga.
A nuvem de gafanhotos, formada por insetos da espécie Schistocerca cancellata, está na Argentina, mas a 130 quilômetros do Brasil. Conforme o último levantamento, é provável que chegue pelo município de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).