Subiu para cinco o número de casos de coronavírus confirmados no Brasil. Na tarde desta quinta-feira, dia 5 de março, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso no estado do Rio de Janeiro. Ele se junta aos outros quatro já confirmados em São Paulo.
Primeiro caso: um homem de 61 anos, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Após retornar para São Paulo no dia 21 de fevereiro, apresentou sinais compatíveis com a doença.
Segundo caso: um homem de 32 anos, que esteve na Itália e retornou ao Brasil no dia 27 de fevereiro.
Terceiro caso: um homem de 46 anos, morador de São Paulo, que viajou no início de fevereiro para a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.
Quarto caso: um jovem de 13 anos viajou para Portugal e Itália e foi submetido a um procedimento cirúrgico para corrigir uma ruptura de ligamento. Ao voltar para São Paulo, mesmo sem sintomas, ele foi submetido ao teste, que teve como resultado positivo.
Quinto caso envolve um morador do Rio de Janeiro. Não há informações sobre o paciente.
Orientações
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Não realizar deslocamentos enquanto estiver doente;
- Em caso de viagem aos locais com casos de coronavírus, evitar contato com pessoas doentes e animais (vivos ou mortos).
Edição 1941
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).