Lista telefônica

Campanha do Cruzeiro do Vale entrega segunda casa para José Sabino e Severina - Jornal Cruzeiro do Vale

Campanha do Cruzeiro do Vale entrega segunda casa para José Sabino e Severina

05/05/2009 10:44

 


José Sabino Neto e Severina Alves Sabino não se contiveram durante a cerimônia de entrega das chaves da casa e choraram. As lágrimas, no entanto, demonstravam a alegria do casal em compartilhar com amigos e com a comunidade gasparense o início de uma nova etapa de suas vidas, uma etapa repleta de felicidade.

Clique aqui para ver as fotos.

 

Clique aqui e faça o download da música "Eu agora sou feliz".


As mãos da solidariedade
 

maosMD.jpgJosé Sabino Neto e Severina Alves Sabino não se contiveram durante a cerimônia de entrega das chaves da casa e choraram. As lágrimas, no entanto, demonstravam a alegria do casal em compartilhar com amigos e com a comunidade gasparense o início de uma nova etapa de suas vidas, uma etapa repleta de felicidade.

O sentimento foi também expresso na música de José, composta especialmente para a ocasião em homenagem a todos os que colaboraram com a campanha do Jornal Cruzeiro do Vale. O samba, intitulado "Eu agora sou feliz", reflete a gratidão de José e Severina aos doadores e aos prestadores de serviço, que trabalharam na realização do sonho do casal.

"Quando as pessoas se unem coisas grandiosas podem ser feitas", disse o pastor Joel Lino Lemes, que conduziu a cerimônia. As palavras representam a comunidade gasparense, que mais uma vez deu as mãos em prol de uma boa causa e não mediu esforços para que a construção fosse erguida, mobiliada e entregue ao casal, que apesar da idade avançada, já projeta o futuro em seu novo lar.

Casebre deu lugar à nova casa

Os pedaços de madeira soltos pelo terreno e a grama alta no jardim davam um ar de abandono à casa de José Sabino Neto, 75 anos, e sua esposa Severina Alves Sabino, 71 anos. A residência do casal, localizada na rua Manoel Bernardo da Silva, no bairro Figueira, estava completamente abandonada.

Os belos momentos que marcaram sua história ficaram apenas na memória do casal, que perdeu tudo com a enchente de novembro de 2008. Doente, José Sabino foi obrigado a se mudar duas vezes depois disso e não conseguia mais pagar o aluguel com o dinheiro de sua aposentadoria.

José tem carteirinha de músico e toca flauta, violão, cavaquinho e outros instrumentos. O casal, que vive em Gaspar há mais de 30 anos, perdeu praticamente todos os móveis e eletrodomésticos, com um agravante: não tinha recursos para retomar a vida.

Sensibilizado diante de tamanha dificuldade, o Jornal Cruzeiro do Vale decidiu adotar a causa de José e Severina e desde o início de março promoveu uma campanha para arrecadar materiais de construção com o objetivo de construir um novo lar para o casal.

No final de abril a construção foi finalizada. Hoje, José declara na canção "Eu agora sou feliz" a satisfação em morar numa casa erguida através de doações, do carinho e da solidariedade do povo gasparense.

A construção, de 63m², com laje, em alvenaria, o que oferece total segurança e o conforto necessário para a vida do casal, teve um custo total de aproximadamente R$ 20 mil.

 Confira abaixo uma entrevista com José Sabino

casalPQ.jpgCruzeiro do Vale - O senhor declara na canção "Eu agora sou feliz" que agora pode cantar porque é alegre. O senhor não era feliz antes?
José Sabino - Não era feliz antes porque vivia em risco. Minha casa era muito velha e poderia desabar a qualquer momento. Eu poderia ir deitar à noite e amanhecer em meio aos escombros. Mas agora a casa está segura, agora sou feliz.

CV - O que o senhor sente quando olha para a nova casa?
JS - Fico muito emocionado porque tenho certeza que não iria conseguir construir uma casa tão bonita sozinho. Já sou aposentado e não tenho muitas condições, por isso agradeço a todos que me ajudaram a realizar este meu sonho. Antes minha casa era a mais feia da rua, agora é a mais bonita.

CV - Qual recado o senhor deixa para a comunidade que aderiu à campanha do Jornal Cruzeiro do Vale?
JS - Não tenho como agradecer a todos. Mas em primeiro lugar agradeço a Deus que tornou tudo isso possível, depois ao Jornal que tomou a iniciativa de promover a campanha, e depois a todas as pessoas que doaram e que quiseram doar mas não tiveram como. Muito obrigado.

Construção foi entregue mobiliada

salaPQ.jpgOs móveis e eletrodomésticos considerados essenciais em qualquer residência não poderiam estar ausentes na nova casa de José Sabino Neto e Severina Alves Sabino e foram entregues aos idosos juntamente com a nova moradia que irá abrigar o casal a partir desta semana.

A festa que marcou a entrega oficial das chaves da nova residência teve início ao meio dia do último sábado, 2, e reuniu diversos representantes de empresas, entidades e comunidade em geral, que se engajaram na luta por melhorias na qualidade de vida de José e Severina e realizaram doações para a campanha.

A emoção do casal ao receber as chaves e compartilhar as dificuldades vivenciadas com a antiga casa contagiou a todos os presentes, que puderam conferir de perto o resultado da campanha encabeçada pelo Jornal Cruzeiro do Vale.

Muita animação e música também estiveram presentes na festa de inauguração. José Sabino, que é músico profissional, tomou à frente no microfone e conduziu a festa ao lado do tecladista Izoel Martins. Na ocasião, aproveitou também para apresentar uma música composta especialmente para o evento, chamada de "Eu agora sou feliz".

A letra da canção reflete a alegria do casal e a satisfação com o auxílio recebido da comunidade na realização deste sonho. Todos que participaram de alguma maneira na construção da casa foram lembrados na canção, até mesmo os pedreiros e serventes que, nas palavras de José Sabino, "trabalharam com muita dedicação". A canção foi gravada em um CD que está sendo vendido por seu Sabino no valor de R$10.

quarto1PQ.jpg quarto2PQ.jpg    cozinhaPQ.jpg

 

Relatos de quem contribuiu

mulherdPQ.jpgMaria Inês Mesquita
Modelar Transportes, da cidade de Canoas - RS
"Fiquei sabendo da campanha através de nossa filial gasparense. Como já ajudamos em campanhas de nossa cidade, decidimos ajudar aqui também. Rifamos um carro e com o dinheiro que foi levantado adquirimos os materiais para doar ao casal. Esta é uma causa nobre e é muito gratificante poder ajudar nesta campanha. Estamos dispostos a ajudar novamente se for preciso".

Alfredo Santos
Santos Materiais de Construção
"Ficamos surpresos com a rapidez com que a casa foi construída. A campanha está de parabéns. Esta é a segunda vez que firmamos uma parceria com o jornal Cruzeiro do Vale e estamos com portas abertas para atender à comunidade. Nesta campanha, disponibilizamos funcionários para coordenar o recebimento de doações e também divulgamos a ação na loja".

joelPQ.jpgJoel Lino Lemes
Pastor da Igreja Presbiteriana de Blumenau
"Recebemos o convite para participar deste evento com muita alegria. Ver a casa finalizada é algo indescritível. Quando as pessoas se unem coisas grandiosas podem ser feitas e ficamos felizes por fazer parte disso através da doação de recursos para a mão de obra".

Astrogildo Justino
Servente de pedreiro
"Estou muito orgulho com o resultado dessa campanha. Construímos a casa muito rápido e me sinto muito feliz por ter feito parte disso".


Celso de Oliveira
Presidente do Hospital de Gaspar
"Vimos a campanha no jornal e decidimos doar diversas portas que estavam guardadas e que não seriam mais utilizadas no Hospital. Entramos em contato o jornal Cruzeiro do Vale e efetivamos a doação. Agora ficamos contentes de ver o resultado final".

doadoresPQ.jpgMaria Domingos Machado e Francisco João Machado
Comunidade
"Vimos que o jornal estava realizando a campanha e lembramos das janelas que tínhamos, então decidimos doar o material para o casal. Nos sentimos muito felizes. Esta foi a primeira vez que contribuímos com uma campanha e estamos dispostos a ajudar no que for preciso".

Vitório Marquetti e Andrione Marquetti
Estofados e Móveis Marquetti
"Ficamos sabendo da campanha através do jornal e logo decidimos doar alguns móveis para que a casa já estivesse mobiliada quando o casal entrasse. Consideramos importante os trabalhos sociais e tentamos ajudar sempre que possível. Parabenizamos o jornal pela iniciativa e nos sentimos honrados em contribuir para a felicidade de uma família".

Lista de doadores

Empresas, entidades, organizações e comunidade em geral se engajaram na campanha promovida pelo jornal Cruzeiro do Vale e realizaram doações para construção de uma nova casa para José Sabino Neto e Severina Alves Sabino. Os materiais doados incluem móveis, serviços, materiais de construção e mão de obra. Tudo para que o sonho do casal se tornasse realidade.

83 BR Aço 5/16

Doação: Modular Transportes

 

40 BR Aço 4,2

Doação: Flávio Tiago Silva

 

22 PC Tela Malha Pop 20 x 20

Doação: Flávio Tiago Silva

 

20 KG Arame Recozido

Doação: Clínica Radiológica Imagem

 

18 KG Prego 17 x 27

Doação: Marco Aurélio soares

 

05 KG Prego 19 x 36

Doação: Marco Aurélio Socares

 

02 CG Brita

Doação: Britagem Barracão

 

03 CG Brita pátio

Doação: Britagem Barracão

 

01 CG Areia Média

Doador: Moendão Vinhos e Pingas

 

02 CG Areia

Doação: Extração de Areia Ana

 

50 SC Cimento

Doação: Modular Transportes

 

10 SC Cimento

Doação: Arnoldo Antônio dos Santos

 

6 SC Cimento

Doação: Artur Spengler

 

10 SC Cimento

Doação: Simone Roedert Isensee

 

1 SC Cimento

Doação: Lindomar Marques

 

5 SC cimento

Doação: Rubens Wiesser

 

5 SC cimento

Doação: Jair Cunha

 

1 SC Cimento

Doação: Onélio Marcelino

 

1 SC Cimento

Doação: Anderson Siebert

 

1 SC Cimento

Doação: Celso de Oliveira

 

75 SC Cal para reboco puro branco

Doação: Modular Transportes

05 SC Cal para reboco puro branco

Doação: Maria Marilene Reinert

 

10 MC Manta asfáltica 1mt

Doação: Artur Spengler

 

50 MT Mangueira corrugada ¾

Doação: Artur Spengler

 

25 PC caixa de luz 2 x 4 PVC

Doação: Artur Spengler

 

07 PC caixa de luz 4 x 4 PVC

Doação: Alexandre José de Camargo

 

07 PC Porta lisa 0,80 x 2,10 (usada)

Doação: Hospital de Gaspar

 

07 JG Caixilho canela 12x3 (usado)

Doação: Hospital de Gaspar

 

14 JG Vista canelão 3PC (usado)

Doação: Hospital de Gaspar

 

07 PC Fechadura simples (usado)

Doação: Hospital de Gaspar

 

21 PC Dobradiça

Doação: Clínica Radiológica Imagem

 

144 PC Parafusos

Doação: Clínica Radiológica Imagem

 

06 PC Janela reta

Doação: Maria Domingos Machado

 

2 Cúbicos de madeira de Caixaria

Doação: Lovídio Bertoldi

Celina Bertoldi Bernardo

 

250 MT Sarrafo caixaria

Doação: Paulo Wilbert

 

90 M2 Piso

Doação: Jeep Clube de Gaspar

 

Argamassa

Doação: Jeep Clube de Gaspar

 

Limpeza do terreno entulhos

Doação: Anônima

 

Rejunte

Doação: Jeep Clube de Gaspar

 

04 L Espuma expansiva 500ml

Doação: Zulma Tridapalli

 

40 PC Escoras de madeira

Doação: Tiago Schmitt (Artesanato Gasparense)

 

2100 PC Tijolo 6 furos 9x14x19

Doação: Maria Lourdes Fagundes

 

100 PC Tijolo 6 furos meio pequeno

Doação: Maria Lourdes Fagundes

 

700 PC Tijolo 6 furos 9x14x19

Doação: Ivan Fantoni

 

63 M2 Laje piso

Doação: Extração de Areia Ana

Lajetex Laje e Pré-Moldados

 

12 MT Tubo esgoto 100 MM

Doação: João Ferrari

 

10 MT Tubo esgoto 50 MM

Doação: João Ferrari

 

02 PC Caixa sifonada

Doação: João Ferrari

 

24 MT Tubo soldável 20 mm

Doação: João Ferrari

 

05 PC TE Soldável 20 mm

Doação: Maria Marilene Reinert

 

10 PC Joelho 90º soldável 20 mm

Doação: Maria Marilene Reinert

 

6 MT Tubo esgoto 40 mm

Doação: Luiz Alberto Schmitz

 

06 PC Joelho 90º soldável com bucha

Doação: Pedro Bento Garcia

 

02 PC Adesivo plástico

Doação: Pedro Bento Garcia

Paulo Wilbert

 

02 PC Lixa ferro

Doação: Paulo Wilbert

 

01 PC Caixa d'agua (usada)

Doação: José Sabino Neto

 

01 PC Assento sanitário

Doação: Luiz Alberto Schmitz

 

01 PC Caixa descarga

Doação: Alexandre José de Camargo

 

01 PC Tubo de descida

Doação: Paulo Wilbert

 

01 PC Lavatório

Doação: Alexandre Jose de Camargo

 

01 PC Coluna

Doação: Luiz Alberto Schmitz

1400 PC Telha francesa (usada)

Doação: Valtair Marqui

 

1000 PC Telha francesa (usada)

Doação: Olívio Francisco

 

400 PC Telha francesa (usada)

Doação: Rogério Spengler

 

38 PC Caibro 7x14x4,5

Família Bendini e Betiolo

 

12 PC Caibro (varanda)

Doação: Serraria Werner

 

336 MC Sarrafo de telha 3x5

Doação: Zuza Imóveis

 

30 MT Sarrafo de telha 5x5

Doação: Clínica Radiológica Imagem

 

01 PÇ Chuveiro

Doação: Clínica Radiológica Imagem

 

18 L Tinta para telha

Doação: Mat. Construção Edevan

 

Transporte telhas usadas e escoras

Doação: Pinoco´s Cana

Teodoro Francisco Schmitt

João Luz

 

 

Transporte brita

Doação: Daniel Zuchi

 

Tinta interna e externa

Doação: Santos Materiais de

Construção

 

1 tanque lavar roupa

Doação: Bernardete Spengler

Fernandes

 

1 Fogão 4 bocas

Doação: La Vonte Pizzaria

 

1 Jogo de sofá

Doação: Auto Capa Marquetti

 

1 Jogo cadeiras de vime

Doação: Artesanato Gasparense

 

1 Guarda Roupa de imbuia

Doação: Suporte Empresarial

 

1 Cama de Casal

Doação: Móveis Avenida

 

1 Mesa de Centro

Doação: Móveis Avenida

 

1 Mesa de jantar 6 cadeiras

Doação: Modular Transportes

 

1 Guarda louças

Doação: Modular Transportes

 

1 Guarda roupa

Doação: Anônima

 

1 Estante de Sala

Doação: Anônima

 

Material instalação elétrica

Doação: Elétrica Hamilton

 

Projeto e Execução

Doação: Olinger Engenharia

 

Maquete

Doação: José Wandall Júnior

 

Massa de vidro

Doação: Vidraçaria Tanioli

 

Chaves

Doação: Zeca Acessórios

 

 

DOAÇÃO MÃO DE OBRA

 

Doação Anônima

R$ 4.590,00

 

Igreja Presbiteriana de Blumenau R$ 2.000,00

 

Acásio Buzzi

R$ 50,00

 

Ednei de Souza

R$ 100,00

 

Rolf Karstedt

R$ 200,00

 

Grupo Canoagem Amigo das Águas

(através de Eliane S. P. Ebel Wolbring)

R$ 800,00

 

Luiz Roberto Schmitt Júnior

R$ 510,00

 

Dalmo Elmar Melato

R$ 250,00

 

Confraternização Custeada por:

Auto Posto Testoni

Ceramfix Argamassas

Clarindo Francisco Fantoni

Comentários

Gilson Lopes
10/03/2010 16:03
Vi a reportagem no You tube, e gostaria de saber se o Pastor Joel Lino Lemes, morou e trabalhou em Curitiba, nos anos 85,86,87,88. Se for o mesmo, o reconheci através da reportagem, gostaria que dessem o meu e-mail para ele. A matéria nos mostra de maneira simples e direta, não precisa ser um político, mas apenas demonstrar união e boa vontade, que é o suficiente para melhorarmos o mundo em que vivemos.
Parabéns,
Gilson.
rosangela tosi
19/05/2009 23:49
se toda a sociedade se doase un pouco teriamos un pais ben melhor .parabens pela iniciativa.
Sérgio José Cardoso
05/05/2009 14:09
Parabéns!!!!! pela iniciativa do Jornal Cruzeiro, em fazer esta campanha tão bonita e digna de tomarem como exemplos outras intiuições. Se cada uma fizesse a sua parte, muita gente teria um lar. Parabéns!!!!!!Sucesso para vcs e todos os que colaboraram. Aos doadores.
Lindo
abração no coração de todos

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.