Biodiversidade
Quem irá nos proteger desta gente poderosa e sem escrúpulos, gananciosos e devoradores de minérios, pecuaristas, monocultores extensivos, madeireiros e toda a gama de células cancerígenas que circulam e ameaçam a qualidade de vida no planeta? O Canadá tem contabilizado a perda anual de 30% de suas abelhas devido a monocultura extensiva na área agrícola do país. Para quem não sabe, ela é a responsável por quase toda a espécie vegetal do planeta, e a sua extinção resultaria em um curto período de sobrevivência da vida no planeta. O fato que mais colabora para este extermínio são os defensivos agrícolas, como formação de nuvens de vento, que acabam por contaminar todo o entorno. Enquanto isso, nas fazendas orgânicas prospera saúde no solo, nos frutos, no homem, no ambiente. Precisamos de pioneirismo. Precisamos de nós para vencermos esta luta contra os ladrões dos nosso filhos.
Odete Fantoni | Gaspar
Roubos
O roubo tornou-se um mercado muito atrativo, principalmente motivado por traficantes, dependendo do tamanho do delito é executado por pequenos usuários de drogas, mas independente do tamanho crime, crime é crime.
Vimos que nos grandes centros este mercado começa a sofrer repressões mais pesadas por parte da polícia e governantes. Então como se fosse uma espécie de mercado saturado e menos atrativo os assaltantes começam a trabalhar de forma mais planejada e organizada e começam a buscar novas fontes de renda. Mediante a isso migram para cidades menores onde encontram um mercado menos competitivo e desprovido de Segurança. Logo, não antecipamos o óbvio. Deixamos primeiro acontecer para depois lamentar pelo ocorrido. Cadê a central de inteligência da Polícia/Secretaria de Segurança Pública? Só espero que daqui a pouco não haja uma inversão de valores, onde pessoas irão torcer para o bandido vencer o moçinho.
Raul Antônio Hennemann | Gaspar
Aborto
Anticoncepcional, camisinha feminina e masculina, injeção. São muitos os métodos de se evitar uma gravidez. Hoje em dia só engravida quem quer! Você acha bonito tirar a vida de alguém? Então você deve ser a favor do aborto certo? Eu sou, em partes! Caso acontecesse uma gravidez por descuido, a pessoa tem que ter responsabilidade suficiente de arcar com as consequências. A pessoa sabia que correria o risco de engravidar. Por isso que nesses casos sou contra ao aborto. Mas em caso de estupro, por exemplo, eu sou totalmente a favor do aborto. Claro que a criança não tem culpa, mas eu também penso: esta mulher que foi estuprada tem culpa? Ela não pediu isso, e todas as mulheres têm este direito. É algo que ficará marcado para sempre. Há tantas crianças jogadas no mundo, para que deixar outra nascer? Para ficar jogada também? Você deve estar se perguntando: ?E há tantos casais querendo adotar uma criança?. Sim, são muitos os casais, mas a Justiça está tão lenta que muitos deles desistem da adoção. Mas enfim. abortar ainda é um tabu para todos, e sempre vai existir alguém a favor e contra!
Franciele Daiane Back | Gaspar
Incompetência
Interessante esta algazarra sobre o aumento de vereadores, mas ninguém está atento ao que realmente interessa. Ao invés de aumentar o número, aumentem o que realmente se necessita, vereadores de qualidade, vereadores que busquem uma administração correta, que fiscalizem os prefeitos e que não se corrompam.
Já tivemos treze vereadores e vimos Câmaras que estavam com o prefeito ou contra ele, com quase nenhuma oposição, já vimos vereadores que quando o prefeito era de seu partido aprovaram tudo o que o prefeito colocava para ser votado,. Temos que ter vereadores independentes, que votem no que é melhor para comunidade, deixando seus interesses pessoais ou partidários de lado.
Aproveitamos o momento desta discussão, aumentem suas responsabilidades, sem aumentar seus salários, ao invés de trabalhar apenas em sessões duas vezes por semana, passem a trabalharem 6 horas diárias de segunda a sexta e tenham como todo trabalhador férias de 30 dias por ano.
E tem mais, digo às entidades sociais que estão trabalhando neste momento contra o número de vereadores que participem mais da administração pública e não permitam os desmandos dos prefeitos, que como hoje aumentam cargos comissionados, não dão o devido valor aos servidores, apoiem as ações como a de aumento de salários dos servidores.
Precisamos sim dos vereadores, sejam eles 15, 13 ou 10, mas antes de tudo precisamos de moralidade, de vereadores com no mínimo maior formação educacional, e que trabalhem com afinco para população a quem devem respeito e trabalho. Que a próxima Legislatura seja de vereadores que trabalhem sem nenhum vínculo pessoal, que defendam os interesses da coletividade e não de uma pequena parte.
Luis Cesar Hening | Gaspar
São Cristóvão
Foi uma bela celebração a procissão de São Cristóvão na manhã deste domingo porém, foi mais um ano em que os cidadãos que moram nas redondezas onde passa a procissão, passaram raiva. Vamos lá, passar fazendo farra, buzinaço, tudo bem. Mas isto também tem limite. Ninguém aguenta isso por mais de uma hora seguida. Estes caminhões são equipados com buzinas a ar e a intensidade do ruído gerada por elas ultrapassa o limite da paciência de qualquer um em ambiente urbano em pleno domingo.
Até quando? Evento, homenagem, procissão, festa, sim! Buzinaço estúpido não!
Mauro Lanznaster Filho | Gaspar
Ponte
Estou à distância acompanhando as ?coisas? da vida gasparense. Sobre a Ponte Hercílio Deeke gostaria de colocar alguns fatos: parabéns pelo início das tratativas de recuperação. Vitória da comunidade. Aproveitamento do projeto elaborado, pago pelo Município de Gaspar e solução da empresa executora.
Gostaria de ponderar a etapa seguinte: a da execução dos trabalhos de restauro e reforços. Além da passagem de veículos e pedestres temos todas as utilidades usando a ponte como suporte. Somados a isso a ponte é elo importantíssimo de ligação entre os bairros e municípios. Não conheço o plano de execução das obras, mas pondero o seguinte: como executar as obras obedecendo os projetos que conheço sem afetar, ainda mais, a ida e vinda dos cidadãos e seus veículos? Não consegui ver ou ler o plano de trabalho. Será que tentarão fazê-lo com trânsito de pessoas, presença dependurada das utilidades? É uma temeridade. Como não posso palpitar, com a palavra os técnicos da Prefeitura Municipal de Gaspar e empresa vencedora da licitação.
O objetivo de fazer os comentários sobre uma das etapas da solução da Ponte Hercílio Deeke é de colaborar, como cidadão gasparense, num item que tive a oportunidade de iniciar e não pude concluir. Na época em que fui Secretário, respondendo uma questão do Vosso Jornal, coloquei que duas soluções deveriam acompanhar a reforma e reforço da ponte. É importante destacar que o projeto de restauro e reforços foram por mim coordenados, junto com o escritório de Perci Odebrecht, engenheiro vencedor da concorrência, e parece-me que é a base dos trabalhos agora licitados. Na época pontei como alternativas, durante o período das obras, a construção da nova ponte denominada de Ponte do Vale ou o retorno da velha e indesejada Balsa. O assunto é muito sério e não adianta após deflagrar o processo das obras ter que interrompê-las por ser, na minha opinião, executadas sem a solução do trânsito entre as margens do Itajaí. Sei perfeitamente dos esforços da comunidade e imprensa para resolver tão importante gargalo do sistema viário. Agora com todos os usos da valente ponte exigir que aceite ainda uma reforma e reforços parece-me solicitar demais da valente ponte.
Maurilio Schmitt | Gaspar
Chutando o balde
Você caro amigo leitor desta coluna me diga, quantas vezes você já entrou numa loja de roupas, calçados ou material de construção, padaria, lanchonete, boteco com grana no bolso, doido para gastar, e muitas vezes teve que virar suas contas e ir para um outro local, gastar seu rico dinheirinho em outro estabelecimento, pelo simples motivo do mau atendimento, pessoas destreinadas, desmotivadas, cara feias de verdade, diga aí quantas! Pois é, comigo já aconteceu muitas vezes, e não é só porque sou cri cri ou rabugento ou velho, até porque atender é uma arte, e que não sabe tem que aprender, ser treinado mesmo.
Você acha entranho entrar numa loja de material de construção, ter três balconistas amontoados contando piadas, daí você entra e sai, e ninguém vem atender. Você acha estranho entrar numa loja de roupas e ter três balconistas atendendo um só cliente, parecendo querer depena - lô, e você comendo mosca a espera de alguém para atende-lô. Você sentado naquele restaurante, já terminou de almoçar, está esperando o garçom perguntar se você quer um cafezinho, e o mesmo já vem com a conta pronta, achando que você não quer mais nada, você com certeza vai estar rindo achando que isso não acontece aqui, e que esse cara é de outro planeta.
Pois muito bem, vou dizer onde quero chegar, tem entidade demais preocupada com quantos vereadores tem, quantos terão, porém está esquecendo seu dever de casa, treinar seu funcionário, seu comandado, regras básicas para atender bem seu cliente. Que tal fazermos placas aos turistas que passam por aqui? ?Turista obrigado por nos visitar? ?Amigo visitante volte sempre? ?Obrigado por comprar em Gaspar? ?Obrigado por comprar em minha loja?, pessoal vamos cair na real, sempre há uma demanda para contratar mais funcionários, ou você acha ainda que dá para atender 60 mil clientes com 10 funcionários? Não dá para dizer que funcionário mal treinado é ladrão ou incompetente, não é porque você atende mal que todos terão que seguir o mesmo caminho, esse corporativismo deveria estar toda terça e quinta lá no plenário da câmara. Eu só abro mão de minha opinião, se for para juntar dinheiro para construir uma nova câmara de vereadores e sair do aluguel.
Antônio Carlos Pereira| Gaspar
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).