O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

29/11/2011 11:17

Coro I
Parabéns para a equipe liderada pelo senhor Dayro Bornhausen e aos integrantes dos corais e orquestra pelo espetáculo que foi a apresentação do coro de 500 vozes na escadaria da Igreja Matriz neste domingo.
Luiz Eduardo Schramm| Gaspar

Coro II
Quero parabenizar a equipe organizadora, coral e integrantes da maravilha que foi a apresentação do coro de 500 vozes na noite deste domingo na escadaria da Matriz! Parabéns!
Sandra Regina da Silva Testoni| Gaspar

Coro III
?Simplesmente mágico?. Este foi o comentário de uma pessoa que passou para cumprimentar os cantores e organizadores do coro de 500 vozes que se apresentou neste domingo na escadaria da Matriz.  E ela teve razão. Acredito que tenha sido o mesmo sentimento das pessoas que assistiram e tanto mais de quem estava cantando.
Como estava numa posição privilegiada cantando, era possível ter uma visão de todo o público, dava para perceber o encantamento de todos e o mais gratificante era ver que o povo estava curtindo todos os momentos.
Parabéns aos organizadores e colaboradores! Espero que continuem tendo o apoio necessário para que este evento seja anual. Nas loucuras dos dias atuais, nas pressões do dia a dia, ter um momento como o de domingo, ?lava a alma? e nos faz pensar e refletir mais sobre o Natal que está por vir. Parabéns!
Felipe J. Bohn Santos| Gaspar

Botulismo
Vai te custar dois vidros por R$ 11. Foi esse o preço do vidro de palmito 300 gramas sem rótulo. Dois vidros de pepino de 300 gramas por R$ 5, foi isso que o ambulante me ofertou. Todo mundo precisa trabalhar, mas daí vender tralhas de porta em porta sem a menor fiscalização, aí já é demais. Tem gente que faz apologia a esse tipo de tralha. ?É uma delícia, eu gosto, é natural?, diz uma vizinha.
Sem o menor pudor estes produtos são vendidos de casa em casa, em bares, restaurantes e hotéis, e fiscalizar não precisa, tributar para que? Tem gente que não sabe o que é botulismo, desconhece o que é hepatite, muitas vezes produzido em baixo de pés de caetés, dentro de latas de querosene, sem a menor higiene, quando o correto seria os órgãos competentes, orientar, ensinar, fiscalizar e incentivar o produtor rural, a produzir um produto com certificação, protegendo o paladar e o bolso do cidadão.
Antônio Carlos Pereira | Gaspar


Motociclista
Mais um motociclista envolvido em acidente na semana passada na BR-470. E agora quem será o culpado? Provavelmente será o motociclista como sempre. Não sei quem é culpado de verdade, mas na maioria das vezes acaba sobrando para o motoqueiro. Indignação, só porque são motoqueiros acham que podem se enfiar na frente. Tá certo que têm motociclistas irresponsáveis, mas não é por isso que todos têm que sofrer.
Hoje deixei essa vida, mas já trabalhei e muito nesta área, sei como é difícil. Fica aqui um desabafo de um motociclista que já perdeu vários amigos e gostaria de deixar bem claro que não estou generalizando. Só se perguntem e reflitam... ?Você já foi fechado por alguém quando estava de moto? Sabe dizer quantas vezes já aconteceu isso??.
Fabricio Fernando da Rocha  | Gaspar

Confraternização Universal
No dia 1º de janeiro celebramos o Dia Mundial da Paz, ou Confraternização Universal. Um dia em que todos somos convidados a pensar na paz, a rezar pela paz, a construir a paz. Somos todos convidados a lembrar que a paz é um dom de Deus, mas é também construção do homem. O dia 1º de janeiro é um dos ¨parênteses¨ mais nobres do cotidiano da nossa sociedade. Com ou sem religiosidade, há um recolhimento geral, que as pessoas vivem como espécie de marco divisório no tempo para em seguida, começar de novo. Esse é o real significado do dia 1º de janeiro da confraternização universal: compartilhar o desejo e assumir o compromisso de um mundo mais humano, com paz para as nações, para as famílias, para os corações...
Joni Kormann | Gaspar

Alimentação
Parabéns pela boa notícia publicada na última edição do Jornal Cruzeiro do Vale sobre a alimentação saudável.  Realmente nós seres humanos precisamos controlar melhor nossos hábitos alimentares para que futuramente possamos diminuir as doenças provocadas pela alimentação incorreta.
 Exageros de sal, gordura, álcool, cigarro e o descontrole emocional é que estão aumentando as filas dos postos de saúde e hospitais em todo o Brasil. Prevenção é sempre a melhor solução. Plante uma árvore frutífera, respeite a liberdade dos pássaros e animais, não use agrotóxicos e nenhum tipo de produtos químicos, principalmente em ambientes fechados, onde circulam crianças e pessoas alérgicas, assim teremos mais amor mais sentido pela mãe Terra, que é nosso sustento.
Cecília Werner | Ilhota

Direito de resposta
Gostaríamos de esclarecer alguns pontos referentes ao Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Gaspar, promovido pela AMPE, Secretaria de Turismo e Instituto Exitus de Desenvolvimento e Fomento do Terceiro Setor, através do CMDE ? Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico elencados na coluna Olhando a Maré, do colunista Senhor Herculano Domício, do Jornal Cruzeiro do Vale, na última terça-feira.
Primeiramente, informando aos não esclarecidos do assunto, a ideia da realização do Fórum de Desenvolvimento Econômico não foi da AMPE ? Associação de Micro e Pequenas Empresas, e sim surgiu e foi debatida sua importância em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico ? CMDE, que é um órgão consultivo e deliberativo do Município de Gaspar e tem em sua composição representantes das entidades da classe patronal e dos trabalhadores, bem como do governo municipal e da Universidade Regional de Blumenau - FURB.
Todas as entidades foram convidadas para participar da organização, infelizmente algumas não participaram das reuniões iniciais, sendo que apenas a AMPE comprou a ideia e assumiu a organização do evento, que teve a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, bem como Instituto Exitus (FURB) junto na organização e principalmente na definição da programação do evento.
Entre os palestrantes indicados pelo professor Ralf Emke ? economista, professor da FURB e conselheiro do CMDE, optou-se pelo palestrante Paulo Henrique Amorim, pelo seu currículo, sua experiência e também por questões financeiras, pois era o menor valor entre os palestrantes indicados para a palestra magna. Em nenhum momento olhou-se pelo lado político, muito menos a AMPE ?inventou? o Fórum para propagandear a administração pública. Ao contrário do que foi escrito na coluna, o objetivo do Fórum foi reunir empresários, representantes de entidades e do Poder Público para discutir o desenvolvimento da cidade. Prova de que o fórum não foi para promover o Partido dos Trabalhadores, é que representantes de vários partidos políticos estiveram presentes no evento. Inclusive, tivemos total apoio e subsídio financeiro do deputado Jean Kuhlmann, do Partido Social Democrata, PSD. Quanto à reurbanização no centro da cidade, estamos de acordo que seria necessária melhor sinalização, um erro do Poder Público. Porém, acreditamos que para o progresso é necessário passarmos por algumas turbulências, ou seja, para melhorar é preciso fazer obras. É claro que isso gera incômodos, mas como seria possível melhorar sem passar por alguns transtornos? É engraçado, parece que apenas Gaspar está em obras... 
Pelo que se observa o colunista não tem andado por Ilhota, Blumenau, Balneário Camboriú nos últimos tempos.... Esclarecendo também, quem teve interesse em participar da reunião dos comerciantes e moradores das ruas onde está sendo feita a reurbanização, tiveram oportunidade de conhecer o projeto e entender o motivo da abertura das três valas. Finalizando, as pessoas que participaram do Fórum de Desenvolvimento, principalmente das oficinas de planejamento que aconteceram no segundo dia de evento, coordenada pelo professor Dr. Carlos Cioce Sampaio e sua equipe, já conheceram parte do documento ? visto que participaram ativamente da elaboração do mesmo, e tiveram a informação que nesta semana a equipe do professor estará encaminhando o Relatório Técnico Final aos organizadores, que certamente estarão divulgando o mesmo assim que tê-lo em mãos.
É uma pena que o nobre colunista, tão cheio de ideias e opiniões, pelo que se percebe nunca está engajado em nenhuma ação que se faz em favor do município, pelo contrário, prefere ficar ?em zona de conforto? criticando e falando mal do trabalho alheio. Uma pessoa com tanta qualificação e tantas ideias deveria ser mais participativa, mas já que não gosta de participar, deveria ao menos buscar informações verdadeiras sobre determinados assuntos antes de publicá-los neste meio de comunicação. Gostaríamos que o Jornal Cruzeiro do Vale destinasse o mesmo espaço utilizado por este colunista para publicação do nosso manifesto. Entidades Organizadoras do Fórum de Desenvolvimento.
Entidades organizadoras do
Fórum de Desenvolvimento

 Nota do colunista:
A carta não respondeu ou esclareceu a nenhum dos questionamentos do artigo, apenas amontoou justificativas; algumas fora do contexto. Agora, cobrados, depois de muitos dias, apressam-se em inventar um documento acadêmico de ?conclusões? do tal Fórum. Ele deveria ter sido escrito, condensado, motivo e compromisso do encerramento do tal Fórum com a comunidade. Acorda, Gaspar!
Herculano Domício | Colunista

Edição 1347

Comentários

Mariana da Silva
02/12/2011 10:35
Minha mãe tem 68 anos, e precisa ir ao posto de saúde para pegar seus remédios para contolar pressão, e ir ao banco receber sua aposentadoria, sendo que todos os filhos trabalham ela vai de ônibus, precisa atravessar a avenida perigosa da comunidades. Quando vão retornar os ônibus ao centro? ou precisa acontecer um grave acidente para que se tome providências.
Izolene Vieira
02/12/2011 10:27
A duas semanas, houvi uma reportagem do chefe de obras da prefeitura, informando que o Samae havia acabado de fazer buracos, e que iriam colocar uma camada de asfalto e retornar os ônibus, para não prejudicar mais os comerciantes da rua São José, se passaram duas semanas e ainda estão fazendo buracos e nós comerciantes, acabou a preocupação em não prejudicar-nos?
Fabricio Fernando da Rocha
30/11/2011 20:12
no comentario sobre o acidente envolveldo um motociclista na br 470 na semana passada, da edição 1347. Me expresei mal, quis dizer que os carros se enfiam na frente de motociclista causando acidentes, não os motociclista que se enfiavam na frente dos carros, tem motociclista doido que faz isso mesmo.só pra não ficar um mal entendido.
Obrigado

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.