23/10/2012
INSATISFAÇÃO I
Na rodada eliminatória do Municipal de Futebol Suíço, a coluna recebeu um email de Vandeir César, da equipe do Scorpions, em que relata que sua equipe havia sido prejudicada pela arbitragem. No email, o dirigente não se conforma com duas penalidades não marcadas para a equipe e cobra da organização punição ao árbitro, como ocorre com os atletas de modo geral. ?Quero saber se vai ter alguma punição ou vai ficar por isso mesmo. Tenho quase certeza que nada irá acontecer pois eles podem errar. Agora, um jogador ou alguém da comissão técnica, esses sim podem sofrer alguma punição. E os árbitros? Qual a punição? Nenhuma, ou no máximo um jogo, como de costume. Digo: se não começarem a punir esse tipo de erro e o Sr. Anderson não tomar alguma punição, o Scorpions não participa do próximo campeonato. Temos direito de cobrar pois pagamos para isso. Não só o Scorpions, mais times deveriam se manifestar pois só assim conseguimos cobrar mais da organização.? Fica o registro da coluna.
INSATISFAÇÃO II
Além de Vandeir, outro email que nos chega é do dirigente do Regência, Natalino Ortúnio, que desceu a lenha na organização. Confira: ?Ontem (sábado, dia 20), num jogo muito disputado, a minha equipe, o Regência, foi eliminada da competição sendo derrotada por 2 a 1 pelo time do Vasco. Para alegria de alguns membros da organização, em especial Binho, que ainda de cabeça inchada pela derrota nas urnas busca vingança em outra área, a que tem poder. Quero ainda parabenizar o Jean Zunino pela ótima arbitragem, que em nenhum momento interferiu no resultado. Isso que irei relatar não é chororô, são apenas algumas constatações que devem ser levadas ao conhecimento de todos.
Voltando um pouco no tempo, estamos em 2011, quando depois da primeira rodada do mata-mata, os organizadores, como sempre, fizeram as equipes que haviam empatado no tempo normal jogar apenas os 15 minutos de prorrogação, resultando na classificação das três equipes que têm um carinho especial da comissão organizadora. Resultado: algumas equipes, principalmente de Blumenau, não entraram nessa fria ? quero dizer, campeonato, novamente. Este ano ocorreram algumas coisa no mínimo estranhas, para não falar outra coisa. Como um time como o Bimo provoca, bate, xinga a equipe adversária o jogo todo e nada acontece (me refiro ao último jogo da fase classificatória) para que o adversário revidasse e levasse o tão sonhado cartão vermelho? Depois, faltando uns cinco minutos para o final da partida, a equipe toda vai para cima do árbitro e do mesário pedindo o cartão vermelho, pois um jogador adversário saiu do campo no local errado e, pasmem, apareceu esse cartão vermelho na súmula, na calada da noite. Depois, a comissão adia por dois finais de semana os jogos e um dos motivos era que três jogadores do Vasco, digo Bimo, se recuperassem de lesão e tivessem condição de jogo. E ontem o prejudicado foi o Regência, pois dois jogadores titulares da minha equipe não puderam ir para o jogo. Outra coisa foi a barração de árbitros pela equipe do Bimo. Ou seja, eles escolhem o árbitro de sua preferência. Ainda assim, com esse tempo todo da existência do Bimo, eles conseguiram apenas dois campeonatos. Isso é incrível... Dito isso, despeço-me com um abraço a todos e com aquela famosa frase: ?Tudo continua como antes no Reino de Abrantes?. Em tempo: ?Prefiro ser um perdedor limpo sempre a ser um vencedor à base da sujeira?.
Natalino Antônio Ortúnio.
INSATISFAÇÃO III
A coluna divulga os emails em respeito ao leitor e ainda não ouviu a organização do evento sobre os acontecimentos dos jogos e principalmente do conteúdo das cartas enviadas. Mas o certo é que se quisermos continuar com uma competição de alto nível como sempre foi o Municipal de Suíço precisamos separar principalmente a política da competição. Dirigentes que se sentirem prejudicados precisam usar os meios legais da competição onde está encoberta por todo departamento jurídico do torneio e principalmente nos congressos técnicos debater o que tem que ser discutido de fato. Já em relação às influências políticas, a organização tem que banir os nomes de postulantes políticos aliados aos nomes de patotas para não deixar margem nenhuma e manter a credibilidade do torneio. Isso tudo para que daqui a pouco a competição não fique também na saudade como tantas outras.
INSATISFAÇÃO IV
Depois disso tudo vamos falar das equipes classificadas às oitavas de final do torneio onde Araldi, Olímpia, Fofix, Alicetex, Freicümadre, Bimo, Maqtim e Portuguesa se garantiram e vão agora brigar por uma vaga entre os quatro finalistas. Os resultados que mais chamaram a atenção foram as vitórias de Maqtim e Fofix. O primeiro goleou impiedosamente o SELG por 5 a 0 e o segundo teve que ir para as penalidades para vencer o bom time do Schalke 07. Os jogos das quartas de final estão agendados para o próximo sábado, dia 27.
COPA KART
Hoan Carlos é tricampeão da Copa Kart Chicletinho de 2012 com a segunda colocação conquistada na penúltima prova do ano, que aconteceu no último sábado, em Balneário Camboriú. O Fernando Alonso da Copa Kart teve um ano perfeito e com uma prova de antecedência pôde comemorar o terceiro título da carreira. Parabéns ao Hoan e à equipe Motec Racing.
CURTI
Futebol brasileiro em todas as séries chegando à reta final com jogos emocionantes.
NÃO CURTI
Principal competição de Gaspar de futebol suíço começa a tomar um rumo no mínimo preocupante.
Edição 1434
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).