| Por Gilberto Schmitt(gilberto@cruzeirodovale.com.br) - Jornal Cruzeiro do Vale

| Por Gilberto Schmitt(gilberto@cruzeirodovale.com.br)

21/11/2008

Chumbo

Na Ilhota
A ponte de Ilhota tá mais perto do que longe, bem ao contrário da Ponte do Vale de Gaspar, que não sai do papel. Nesta quarta-feira, na capital, apenas uma empresa mostrou-se interessada em construir a obra que vai mudar para sempre a história da Terra das Calcinhas minúsculas. Se tudo der certo e a empresa paulista Gomes Lourenço Ltda atender às especificações do edital, a obra começa em breve. Vai dar uma ciumeira nos gasparenses, mas Ilhota merece, e muito.

 

Situação de emergência
Não deu outra. Depois de tanta água que São Pedro mandou para baixo, Gaspar e Ilhota decretaram situação de emergência. Os estragos em residências e empresas têm sido grande, principalmente no que diz respeito a desmoronamento, deslizamento e alagamentos. O nível do rio Itajaí-Açu sobe e desce e ainda preocupa. Está todo mundo de olho em caso de nova enchente.

 

Número 2
O Samusa vai fechar a ponte Hercílio Deeke a partir das 3 horas da manhã de domingo, dia 30. Vai fazer a troca de parte da tubulação da adutora de água que abastece a Margem Esquerda. Vários bairros também vão ficar sem água. Quem tem caixa d'água vai sofrer menos, e quem não tem vai ter que encher bacias, jarras, vasos e até penicos pra não ficar sem água. E economizar também ao usar a água do banheiro. Tome banho no sábado e, se possível, faça somente o número 1 e evite o número 2. A Margem Esquerda ficará isolada do Centro de Gaspar. Também serve para um ensaio se a ponte vier a cair por velhice e falta de manutenção.

 

Emprego e renda
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento fez uma pesquisa sobre emprego e renda na cidade. O resultado surpreendeu a todos e apontou que aqui se ganha de R$ 380 a R$ 35 mil por mês. Também apontou algumas obviedades: quanto maior a qualificação, maior a remuneração e que os cargos que exigem maior escolaridade pagam melhor do que aqueles que exigem apenas experiência e adequação na profissão. As vagas para os salários mais altos têm uma grande concorrência, como era de se esperar.

 

Troca-se
Mais classificados do Cruzeiro do Vale: troca-se uma foto atual do prefeito Adilson Schmitt por um arquivo inteiro de fotos mais antigas. É que ele não tem sido visto em público e muito menos tem sido fotografado pela imprensa local. Desde as eleições de outubro as lentes dos fotógrafos não captam a imagem do manda-chuvas de Gaspar. Com o horário de verão, então, o homem deve estar madrugando na mesa da Prefeitura. A justificativa é que está envolvido com a burocracia necessária para deixar a casa em ordem. Quer evitar falatórios depois que passar a chave para o prefeito eleito Celso Zuchi. Será que vai passar?

 

Se vontade adiantasse...
É claro que só vontade não é suficiente. Nem boas intenções. Afinal, dizem que de boa vontade e boas intenções o inferno está cheio. Mas, todos os vereadores eleitos entrevistados até agora mostram um vigor acima do normal. Numa Câmara renovada, em que ninguém foi reeleito e há muitos vereadores jovens, é de se esperar muito empenho do novo Legislativo gasparense. Entretanto, cabe um alerta: às vezes vontade de mais não é suficiente, é preciso maturidade para fazer as coisas certas na hora certa e não atropelar a ordem das coisas. O mais fácil agora é querer mostrar trabalho pensando numa reeleição ou num cargo maior daqui a quatro anos e deixar de cumprir a primeira função de um vereador, que é fiscalizar os atos do Executivo e lutar pela democracia e pela pluralidade de idéias, em nome da quantidade.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.