16/09/2008
Debate I
O debate deste sábado de manhã vai reunir num mesmo ambiente os cinco candidatos a prefeito de Gaspar. O palco será o Salão Cristo Rei, que será dividido entre as coligações e a comunidade. São cerca de 400 lugares, que devem ser todos ocupados. Como a campanha deu uma esfriada após a divulgação do resultado das pesquisas no Cruzeiro do Vale, isso pode ter afetado até mesmo o ânimo dos militantes. Vamos ver como eles se comportam e qual será a temperatura do ambiente. Apesar do frio neste finalzinho de inverno, a temperatura ainda pode esquentar...
Debate II
Não há dúvidas de que o resultado das pesquisas pode ter influenciado até mesmo a estratégia dos candidatos para o próximo debate. Será que estão mais preparados? Ou mais armados para fazerem perguntas cabeludas aos seus adversários? Só que eles não podem esquecer que a imprensa também cumprirá sua parte, quando terá um bloco à disposição para alfinetar os candidatos a prefeito. Os órgãos de imprensa vão realizar ampla cobertura e sua participação é fundamental para a democracia e para esclarecer o eleitor que ainda pode estar indeciso, nesta reta final de campanha.
Debate III
Talvez surjam perguntas sobre ofertas de emprego em Gaspar. Talvez os candidatos digam que Gaspar está em situação privilegiada, uma vez que sobram vagas e faltam profissionais qualificados, como revela a pesquisa divulgada na semana passada. Mas o que o povo quer saber é como equilibrar as coisas, como manter as vagas de emprego em alta e, em contrapartida, qualificar efetivamente o trabalhador de Gaspar. Cursinhos rápidos e engana-trabalhador não vão mais fazer a diferença, pois como sabemos tem muito programa que fala em qualificar mas na verdade pega dinheiro da comunidade desavisada. Qualificar e oferecer alternativas de renda vai muito além disso.
Debate IV
Estou ansioso para ver o comportamento de todos os candidatos na frente do povo e ao vivo para as rádios de Gaspar. O que me desaponta é saber que boa parte da população não sabia do debate, como noticiamos na enquete da página 4. Esta é uma boa oportunidade para compararmos as idéias, os conceitos e as propostas de campanha e, ainda mais, compararmos a personalidade de cada um daqueles que quer ser prefeito (ou, no caso, prefeita). Quem vai representar o Cruzeiro do Vale, disparando as perguntas para os candidatos é o jornalista Sandro Galarça, nosso editor-chefe. Ele já está carregando a espingarda para disparar chumbo grosso para cima dos postulantes ao cargo mais importante do município. E o Cruzeiro, como sabemos, não vai perder um lance deste debate.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).