Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

21/10/2008

Seu Freitas I

A imprensa de Santa Catarina perdeu um grande jornalista, Carlos de Freitas. Ele faleceu neste domingo aos 90 anos. Trabalhou em jornais como a Folha de São Paulo, Jornal a Notícia, Santa, Revista Manchete, Revista O Cruzeiro, entre outros e também foi o primeiro editor-chefe do Cruzeiro do Vale. Durante três anos fez a "ponte aérea de bus" (Blumenau - Gaspar) para editar o nosso querido jornal.

 Seu Freitas II

Carlos de Freitas foi o editor do Cruzeiro do Vale durante três anos. Ele que deu o pontapé inicial em nosso jornal na área jornalística. O nome da coluna Chumbo foi sugestão de Seu Freitas. O velhinho Freitas era craque nas redações de jornais. Era uma espécie de professor e mestre. Era muito admirado na classe jornalística. Um espelho para muitos repórteres que passaram em redações de jornais. Seu nome ficará na galeria dos grandes homens.

 Seu Freitas III

Ele também gostava muito de escrever poesias e crônicas. Editou uns cinco livros. Entre tantos textos que escreveu, deixou um que ficará marcado para o resto de minha vida:

Não te inquietes

Se um dia eu não voltar

Destas longas viagens

Quando um companheiro entregar

Meu caderno de notas

Põe novamente na estante

O livro que deixei sobre a mesa.

No dia seguinte

Arruma a menina para a escola

Como se nada tivesse acontecido

E diz aos garotos de nossa rua

Que fui para um lugar desconhecido

Fazer uma reportagem sensacional.

 Fechado

O fechamento para passagem de veículos pelo morro da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo está dando berreiro geral por parte dos motoristas que utilizavam aquele atalho para driblar o trânsito caótico da Avenida das Comunidades. Como é uma área particular e os abusos estavam sendo excessivos, dando insegurança às pessoas que iam até a Matriz, achei a decisão correta por parte da diretoria da Igreja. Gaspar tem que acordar o mais urgente possível para resolver o problema do trânsito e não simplesmente jogá-lo no terreiro alheio.

 Hospital

A rifa do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que contém 20 prêmios, entre eles dois carros e duas Biz está tendo boa aceitação junto à comunidade. É uma forma que a comunidade tem para contribuir para a reabertura do nosso hospital. Estou coordenando a rifa a pedido do grupo Gestor do Hospital. Se alguém tiver interesse em colaborar na venda de blocos e só chegar no Cruzeiro do Vale. Hoje o Hospital está precisando de ajuda; amanhã, quem sabe, ele pode nos socorrer.

 Alô, prefeitura

A Prefeitura de Gaspar trocou os números dos telefones. Agora o prefixo é 3331. A maioria dos setores está com números novos. Só resta uma boa divulgação dos novos números. Ninguém tem bola de cristal para adivinhar.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.