04/11/2008
Esta semana, recebi uma carta da leitora Iara Nanci, questionando a linha da coluna Chumbo nos últimos meses. Aqui vai o texto na íntegra e, abaixo, minha resposta.
Carta ao colunista
"Gilberto,
Daqui pra frente, espero ser contemplada com menos palavras tripudiantes ao prefeito. O mal pelos seus atos, ele está amargando com a derrota nas urnas.
Para fazer juz ao nome chumbo, a coluna mais lida, deve ser imparcial e tripudiar todo político que não pensa no povo e eu te ajudo:
- O governador LHS não vai terminar o acesso leste (Vidal Flávio Dias) que estava prometendo para este ano e a razão é apenas política por estar brigado com o prefeito Adilson Schmitt. Vai fazer a obra provavelmente no próximo ano beneficiando Celso Zuchi. O mesmo Celso Zuchi que na gestão anterior como prefeito fez a maior lambança, o dinheiro foi devolvido ao governo e prejudicou aquela localidade.
- Leio críticas constantes sobre o péssimo estado das estradas do interior do município. Que idéia ou alternativa o jornal Cruzeiro do Vale já apresentou ao atual prefeito ou aos anteriores? O que fizeram os prefeitos anteriores para resolver a questão? Nada. A solução seria estradas asfaltadas que além de mais confortáveis trariam considerável economia para Gaspar. Para isso é preciso dinheiro e por que esta mídia que parece saber tudo não apresenta projeto que traga mais empresas para a cidade aumentando a arrecadação de impostos ou trazer mais dinheiro via turismo, feiras etc?
- Que sugestão a coluna Chumbo já apresentou para o problema do caótico trânsito no centro e o que foi dito sobre o fato de o CAEP ter proibido o trânsito pelo morro da igreja?
- Onde estão as obras do PAC tão propaladas por Lula, tens visto alguma? Por que não criticas as trapalhadas, a demora, as promessas infundadas? Cadê o CEFET de Gaspar? Sempre arranjam uma desculpa para atrasar e o fazem porque Ideli Salvatti vai concorrer ao governo daqui a dois anos. E o trevo da Mafisa em Blumenau? Uma vergonha para todos nós. Nas poucas vezes que passei por lá vi três peões pregando tábuas do tapume e nós tolos nos ferrando.
- No Forum Parlamentar Catarinense, prioridade do vale, dos 16 deputados e 3 senadores catarinenses, só três políticos compareceram. Por quê a coluna Chumbo não citou os faltosos, aqueles que não dão a menor bola para os problemas de Gaspar e região?
- Sem a união da comunidade o hospital hoje seria dormitório de andarilhos. Não li na coluna nenhum conclame aos políticos ou repúdio aos que viraram as costas.
Iara Nanci | Gaspar."
Resposta do Colunista
Em primeiro lugar, esta coluna nunca se denominou imparcial, porque é opinativa e, óbvio, opiniões não são imparciais, a menos que quem a escreve passe a vida em cima do muro. O lado comunitário do Gilberto Schmitt todos conhecem, não preciso dizer mais uma vez de meu envolvimento na comunidade. A tarefa da coluna sempre foi a de questionar, provocar e fiscalizar e, quem a lê freqüentemente, sabe de todas as sugestões que foram dadas neste espaço.
Pergunta do colunista
Qual o trabalho comunitário da leitora Iara Nanci em Gaspar? Você conhece?
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).