02/12/2008
Reconstruindo
Não há outra palavra a ser utilizada neste momento a não ser reconstrução. Depois da perda de mais de cem pessoas em todo o Vale do Itajaí, as cidades de Gaspar e Ilhota tentam contabilizar também os prejuízos e seguir a vida em frente. Não há como recuperar as vidas perdidas, então o jeito é trabalhar para levantar novamente estas duas cidades que foram tão castigadas pelas águas de novembro.
Baú
Em nenhuma das localidades atingidas o desastre foi tão grande quanto no Baú, em Ilhota. Lá, 37 vidas se perderam, famílias inteiras foram engolidas pela lama ou levadas pelas enxurradas. A Defesa Civil e o Corpo de Bomberios continuam trabalhando lá, um local de difícil acesso e muito perigoso. Lastimável o que aconteceu com aquele local tão bonito, um exemplo de preservação, uma maravilha da natureza que levou milhões de anos para ser formada e foi destruída em instantes. O prefeito Ademar Felisky vai concentrar seus esforços para recuperar aquela beleza natural e devolver a qualidade de vida a quem sofreu perdas materiais.
Imprensa
Um destaque à parte deve ser dado à imprensa local, que não mediu esforços para levar à comunidade informação de qualidade. A Rádio Sentinela do Vale ficou 24 horas no ar desde os primeiros deslizamentos e das primeiras informações sobre a enchente. Deu um banho de cobertura, inclusive sofrendo os efeitos da inundação no prédio em que fica sua sede e nem assim desligando os microfones. O Cruzeiro do Vale, como sempre, esteve presente cobrindo os principais acontecimentos.
Portal do Cruzeiro
O Portal do Cruzeiro do Vale na Internet deu mais uma mostra de sua força e da competência de sua equipe. Com a impossibilidade de circular a edição de terça-feira, devido ao problema com as estradas e com a entrega nas localidades mais distantes, a equipe mostrou muito profissionalismo e foi uma referência na hora de colocar no ar imagens da tragédia e informações atualizadas várias vezes ao dia. Matérias, vídeos, fotografias e serviços de utilidade pública levaram a informação aos gasparenses e a quem está fora e tem parentes ou amigos vivendo na região, que acompanharam tudo pela internet. Os leitores e os internautas parabenizaram nossa atuação e o portal teve mais de 65 mil acessos em novembro.
Desafio
O desafio do prefeito eleito de Gaspar, Celso Zuchi, é tanto que ele antecipou em uma semana a divulgação dos nomes que vão compor sua equipe administrativa. Pelo jeito, a empolgação deve ser transformada em trabalho e todos os novos secretários e diretores estão empenhados em solucionar os problemas mais urgentes do município, nas áreas de trânsito, obras, abastecimento de água e habitação, as mais atingidas pela tragédia dos últimos dias.
Para esquecer
É um mês para ser esquecido pelos moradores do Vale do Itajaí. Muita chuva, desastres, mais de cem mortes e um prejuízo incalculável são o balanço do último mês. Comércio, entidades e população devem dar as mãos para fazer da solidariedade a força que conduzirá Gaspar e Ilhota no rumo do crescimento outra vez, mesmo com todas as adversidades. Vamos em frente.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).