19/12/2008
Gaspar na mídia
A cidade de Gaspar esteve em evidência na mídia nacional durante os últimos dias. Primeiro, porque veiculou diversas matérias sobre os R$ 20 mil encontrados no bolso de um casaco e devolvidos pelo senhor Daniel da Silva, desabrigado do Alto Baú e que está temporariamente abrigado em uma residência no Poço Grande. Podemos dizer com orgulho que a primeira matéria foi veiculada pelo Cruzeiro do Vale na semana passada. Depois disso, vieram jornalistas de todo país para entrevistar a família Silva. Na gíria do jornalismo, "furamos" as gigantes, como Globo, SBT e Record, que foram rebocadas pela agilidade e proximidade do Cruzeiro do Vale.
E tem mais
Na terça-feira desta semana, lançamos outra matéria que gerou grande repercussão. Depois que o repórter Caco Barcellos, do Profissão Repórter da Globo, achou o book da modelo Isabel Cristina da Silva, filha de seu Daniel, estampamos a bela modelo nas páginas do Cruzeiro. A moça fechou alguns contratos com uma importante agência do centro do país e agora anda bastante ocupada, trabalhando para ajudar a família a reconstruir a vida depois do desastre. Outra vez vieram jornalistas de todo canto para fazer matéria com a moça, que já ficou famosa e merece muito esta oportunidade.
Destaque nacional
Nesta quarta-feira, 17, o jornal O Estado de São Paulo destacou amplo espaço para uma reportagem especial sobre os deslizamentos no Morro do Baú, em Ilhota, no Belchior e em parte do município de Luís Alves. Apoiado em depoimentos e laudos de três geólogos da Universidade Federal de Santa Catarina, o jornal diz claramente que uma ocupação equivocada ampliou o tamanho do desastre. O tipo de solo, a quantidade das chuvas e a construção de residências em uma área muito perigosa - o leito secundário dos rios e locais de prováveis inundações - foram fundamentais para a dimensão da tragédia. Segundo os laudos divulgados pelos profissionais, o desastre era inevitável, o problema foi a construção desordenada em áreas de risco. Nenhum deles mencionou as explosões do gasoduto como causa dos deslizamentos. Esses geólogos estão fora da casinha e no mínimo nem visitaram as regiões atingidas. Estão falando asneiras. Volto a dizer: foi o gasoduto o causador da catástrofe na região do Baú, Belchior e Arraial.
Não dá pra acreditar
Recebemos muitas ligações de leitores, indignados com o descaso de algumas lideranças que colocaram as doações em um terreno baldio na rua Doralício Garcia, no bairro São Pedro e também na Margem Esquerda. O fato foi registrado na edição desta terça do Cruzeiro do Vale. Alguns moradores separaram algumas roupas e, acreditem, queimaram o que não era útil. Com tanta gente precisando de roupas e calçados é quase inacreditável que isso aconteça em Gaspar.
Denúncia em Ilhota
Um morador de Ilhota garantiu que alguns voluntários que estavam trabalhando na triagem e entrega dos donativos naquela cidade estão se aproveitando da situação para levar coisas para casa. Voluntários estariam separando material de limpeza e alimentos de boa qualidade e, antes de distribuir, estariam levando embora. São pessoas que não foram atingidas, possuem bom carro e boa casa e estão escolhendo os melhores donativos para si. É uma vergonha! E o povão, como fica? Alguém tem que fiscalizar abusos como estes. Queria acreditar que isso não é verdade, mas como já acompanhamos muita coisa sobre isso na imprensa, não é nada difícil de ser verdade mesmo.
Edição especial
Na próxima terça-feira, circula pela cidade a edição especial de fim de ano do Jornal Cruzeiro do Vale. Esta será a última edição de 2008, ano de muita tristeza para o Vale do Itajaí, mas que traz um pouco de alento com a solidariedade de muitas pessoas, gasparenses, blumenauenses e ilhotenses neste final de ano. A alternativa que encontramos, presentear as crianças que pediram presentes enviando cartinhas ao papai Noel, mobilizou muita gente e vai emocionar os leitores na próxima terça. No mês de janeiro retornaremos no dia 1º com a cobertura da posse do eleitos e neste mês haverá somente a edição de sexta-feira.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).