17/02/2009
Rotary
O Rotary Club de Gaspar está virando gente grande. Completa 18 anos no mês de fevereiro e já tem muita coisa para comemorar. Os companheiros leoninos são pessoas esclarecidas e engajadas na comunidade e têm vida social bastante ativa em Gaspar. Quando o assunto é solidariedade, a entidade sempre arregaça as mangas e pega junto, como aconteceu em novembro do ano passado, em virtude das enchentes. Além de liderar campanhas de donativos, também trabalharam como voluntários na seleção, triagem e entrega de roupas e alimentos. O Rotary existe para colaborar com as causas sociais e tem exercido um papel fundamental em nossa comunidade.
Água pra quem tem sede
Depois das enchentes de novembro, muitas comunidades ficaram sem água potável. Quem tinha fornecimento dos órgãos municipais precisa esperar os reparos, que nem sempre podem ser feitos com agilidade. Quem tinha poços em casa vai precisar de paciência para novas perfurações. Em Ilhota, no Baú Baixo e no Pocinho já estão sendo feitas análises para a construção de novos poços artesianos, com a finalidade de levar água a essas famílias.
Fegatex pode crescer
A Feira de Negócios das Empresas de Confecção Têxtil da cidade, a Fegatex, promete crescer já a partir de 2009. A intenção dos organizadores, que apresentaram o projeto na noite desta segunda-feira aos empresários do setor, é fazer com que o evento realmente deslanche. Tem pessoas muito competentes trabalhando para que isso aconteça, mas só vontade e pensamento positivo não adiantam. É preciso colocar a mão na massa e trabalhar. E convencer o empresariado que, mesmo com a crise, o setor aguarda novos investimentos. A tarefa não é fácil, mas estamos torcendo para que a segunda edição da Feira seja um sucesso.
Escolas retomam aulas hoje
As escolas da rede municipal de ensino voltam às aulas hoje. A exceção acontece nas escolas Zenaide Schmitt Costa, Norma Mônica Sabel e Angélica Costa, que começam o ano com um dia de atraso, pois ainda abrigam pessoas que perderam suas residências com a enchente do final de 2008. Os alunos da Angélica Costa vão estudar na Norma Mônica Sabel, porque sua escola foi totalmente destruída. A medida visa diminuir o prejuízo de alunos, professores e familiares e recomeçar o ano com certa normalidade. Apesar de tudo, a vida precisa seguir seu curso.
O fim dos carrapatos
Pode não ser o fim dos carrapatos, mas a Vigilância Sanitária garante que a situação está controlada no bairro Coloninha. Um agente foi ao local e passou o veneno por lá em todos os cachorros que apareceram pelo caminho. Não ficou nenhum parasita para contar a história. Mesmo assim, outras doenças depois das enchentes podem causar infecções e outras ocorrências aos animais de estimação. É bom levar seu companheiro ao veterinário e fazer um check-up.
Campanha da Fraternidade
Volta e meia a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aborda a Paz em seus lemas ou em seu tema central. Desta vez, o tema é "Fraternidade e Segurança Pública" e o lema é "A Paz é fruto da Justiça". Achei bem oportuno, na medida em que vivemos tempos em que questionamos cada vez mais a segurança pública de nosso país e a própria Justiça. Casos como morte de inocentes por policiais, abuso de poder e atrocidades contra o ser humano, como tortura e assassinatos em massa, precisam ser melhor tratados pela comunidade. A Igreja é um bom local para começar essas discussões.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).