por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

por Gilberto Schmitt

27/02/2009

Ifet em Gaspar
O que antes se chamava Cefet e agora tem o nome pomposo de Ifet - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Santa Catarina, unidade Gaspar, saiu do papel e vai começar a ganhar forma a partir dos próximos dias. As obras de terraplenagem começaram ontem pela manhã e, mesmo com a chuva fina que caiu na parte da tarde, as máquinas foram vistas trabalhando no terreno que vai abrigar a unidade. A promessa é de funcionamento antes do fim do ano. Vamos anotar na agenda de cobranças para 2009.

Enchente
Mais recursos foram liberados essa semana para reconstruir as moradias de quem perdeu tudo com a enchente de 2008. São mais R$ 2,3 milhões para a aquisição de terrenos, num convênio que deve ser assinado na tarde de hoje na sede da Secretaria de Desenvolvimento de Blumenau.

Campanha do Cruzeiro
Segue com muito sucesso a nova campanha do Jornal Cruzeiro do Vale, que pretende construir um novo lar para o casal José Sabino e Severina. Quase todos os materiais foram doados e muita gente tem procurado para colaborar. Também recebo muitas ligações parabenizando pela iniciativa. Na página 31 desta edição, a lista completa com os materiais e o que ainda falta a ser doado. Doações podem ser feitas pelo telefone 332-9060, ou diretamente na sede do Cruzeiro do Vale.

Almoço de Confraternização
Acontece amanhã ao meio-dia, no Espaço Bunge Natureza, o almoço de confraternização, prestação de contas e sorteio da promoção em favor do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Gaspar. É a hora de contabilizar o tamanho da união do povo gasparense e somar preciosos recursos para auxiliar na construção do hospital. Mais do que contar qual foi o valor arrecadado, a intenção de quem colaborou é ver, finalmente, o hospital funcionando outra vez.

Cheques pré-datados
Comerciantes, lojistas, vendedores e até mesmo pessoas físicas precisam estar atentas à nova determinação da Justiça que praticamente formalizou o uso do cheque pré-datado no país. O que era apenas um acordo e existia apenas entre as partes interessadas agora ficou mais sério: se o cheque programado for descontado antes da data acertada entre comprador e vendedor, a Justiça pode determinar o pagamento de multa para os infratores. Os cheques sem fundos ainda preocupam o comércio, mas segundo informações dos órgãos de proteção ao crédito, quem usa o cheque pré-datado não tem a fama de caloteiro.

Cratera da margem Esquerda
Impressionante o tamanho da cratera que se formou depois que a força das águas provocou os deslizamentos na rua Luiz Franzói, na Margem Esquerda. As fotos são impressionantes e mais curiosas ainda são as manobras que os ciclistas, motociclistas e até mesmo pedestres precisam fazer para passar pelo local. Daqui a pouco, nem a pé será possível transitar pela rua. O risco de um acidente é muito grande, sem falar na aparência, que dá ao local um aspecto de terra destruída. Sinceramente, parece que uma bomba explodiu no local e deixou aquela paisagem nada agradável de se ver.

Barracão
A rua José Vânio Zeitz, no Barracão, é outra que está intransitável. Buracos, lama e esgoto a céu aberto são os componentes de um cenário nada animador. Os moradores ainda reclamam que a falta de cuidados ao bairro é bem anterior à enchente de 2008.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.