Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

31/03/2009

Questionamentos

A prorrogação do contrato para recolhimento do lixo orgânico feita pela Prefeitura de Gaspar com a Recicle, de Brusque, foi até o dia 28 de março. A abertura das novas propostas deveria ocorrer no dia 24 de março. A prefeitura adiou para o dia cinco de abril. No Diário Oficial Virtual não vi nada de prorrogação. Será que Gaspar vai ficar sem a coleta de lixo por alguns dias? Já houve berreiro no bairro gasparinho.

Audiência I

Os vereadores Antônio Carlos Dalsochio, Jorge Luis Wiltuschinig e José Amarildo Rampelotti estão enviando requerimento ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Jorginho de Mello, e à presidente do Fórum Parlamentar Permanente de Solidariedade e pela Reconstrução das cidades atingidas, deputada Ana Paula Lima, solicitando uma Audiência Pública em Gaspar, para discutir a reconstrução do município após a tragédia climática de novembro.

 Audiência II

O vizinho município de Ilhota saiu na frente. Trouxe em meados de março meio caminhão de deputados para debaterem o assunto. Os deputados presentes fizeram juras de amor ao povo ilhotense e prometeram lutar pelas reivindicações solicitadas na audiência que aconteceu no Braço do Baú. Gaspar perdeu tempo. Só agora estão solicitando a audiência. Enquanto Ilhota já está com a polenta pronta, nossa cidade está à procura do fubá.

 Visita turística

Fiz um passeio familiar no Baú domingo de manhã. Percorri as principais ruas mostrando para eles o epicentro da tragédia. A curiosidade deles foi grande. Muitas perguntas e várias respostas. É que estive por lá em várias ocasiões durante e após a tragédia. Aos poucos a comunidade está retornando à vida normal. Inclusive já teve missa na igrejinha de Nossa Senhora Aparecida, domingo de manhã.

Ampliação

A rede de Supermercados Zoni não para de investir. Está preparando a inauguração de mais uma loja na cidade de Blumenau. A rede Zoni possui quatro lojas em Gaspar, duas em Blumenau (vai inaugurar a terceira) e uma no Litoral. É a marca gasparense ultrapassando fronteiras.

 Sangue

Mais dois jovens morreram após se envolver numa briga no bairro Bela Vista, no Jardim Primavera. Um morreu na hora, o outro no hospital e o esfaqueador está hospitalizado e não corre risco de morte, mas está bem ferido. Na Margem Esquerda um homem também foi ferido com arma branca e está hospitalizado em estado grave. Eta final de semana sangrento. Em Ilhota identificaram o corpo de uma das mulheres desovadas às margens da BR-470.

 Sem concentrações

A Prefeitura de Gaspar está estudando a viabilidade de comprar um terreno para construir casas para os desabrigados de novembro. Estão analisando propostas nos bairros Bateias, Poço Grande, Macuco, Óleo Grande, Margem Esquerda e Gasparinho. Pelo visto querem concentrar os moradores num só lugar trazendo um grave problema social para o futuro. Querem criar mais uma "Cohab" em Gaspar. A prefeitura deveria diluir essas casas em vários bairros para não criar grandes concentrações e evitar dor de cabeça no futuro.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.