15/05/2009
DENÚNCIA
Uma denúncia de crime eleitoral foi registrada na Justiça Eleitoral de Gaspar e deixou muitas pessoas de cabelo em pé. O eleitor Ivan Carlos Schmitt denuncia o prefeito Pedro Celso Zuchi, sua vice Mariluci Deschamps Rosa, e os vereadores Alfonso Bernardo Hostert, Jorge Luis Wiltuschnig, e Raul Schiller, de compra de votos durante o período eleitoral de 2008.
26 VENDIDOS
O fato tornou-se público somente no dia 4 de maio, quando 26 moradores da localidade do Jardim Primavera procuraram o Cartório de Ilhota para registrar a denuncia. Os denunciantes afirmam que votaram em alguns dos candidatos após receber dinheiro, vale gasolina, pacotes de linguicinhas, passes de ônibus, roupas, sapatos e promessas de emprego na prefeitura e outras coisitas mais.
O QUE DIZ O CÓDIGO
De acordo com o Código Eleitoral, o oferecimento de denúncia após o prazo de dez dias passados das eleições não acarreta prescrição da pretensão punitiva, sendo configurado apenas como irregularidade administrativa. A denúncia chegou às mãos do juiz Sérgio Agenor Aragão nesta terça-feira. O juiz tem dez dias para denunciar o fato ao Tribunal Eleitoral, se entender que a denúncia tem provas suficientes.
CONHECIDO
O advogado da denúncia é o conhecido Aurélio Marcos de Souza, ex-procurador do município na administração de Adilson Luis Schmitt, do nanico PSB. O denunciante é uma figura desconhecida na sociedade gasparense (ao menos eu não o conheço). E quem deve estar por trás disso tudo é o bocudo do ex-prefeito Adilson Schmitt.
LÁ POR ILHOTA
O mais interessante dessa denúncia de crime eleitoral é que os eleitores que receberam benefícios foram registrar o fato no Cartório de Ilhota. São todos da localidade da Marinha, região menos favorecida de nosso município. Ficaram com medo de registrar o fato no Cartório de Gaspar. O que tem de verdade nisso tudo ninguém sabe ainda e a Justiça vai apurar.
PUNIÇÃO
Se a denúncia tiver fundamento, que haja punição para os políticos e principalmente para quem recebeu as doações. Os bandidos são aqueles que roubam e mais ainda aqueles que compram os produtos roubados. E na política não é diferente: os safados são os que compram os eleitores e mais ainda os eleitores que se vendem. E nessa denúncia tem uma penca que se diz comprado.
MEDO DO AQUECIMENTO
O ex-prefeito Adilson Schmitt está agindo nos bastidores. Usa pessoas para manter seu nome na mídia. Não quer cair no esquecimento. Sua vontade e voltar a administrar a vaca leiteira e sua bezerrada, doam a quem doer. Novas denúncias devem aparecer a qualquer momento. Não se surpreendam se chegar meio caminhão de denúncias contra o Adilson na Câmara de Vereadores.
Uma caixa permaneceu na Praça Getúlio Vargas durante uma semana. Dizia assim: este presentão pode ser seu. E tinha um buraco para os curiosos olharem o que havia dentro. Muitas pessoas foram dar "aquela" espiadinha. Até as crianças se aventuraram. Ficou curioso para saber o que tinha lá dentro? Só quem espiou poderá contar!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).