por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

por Gilberto Schmitt

07/07/2009

SAI CAPETA
A política é coisa do capeta e ainda a arte de engolir sapos. Nada caminha direito e às claras.  Parece que tudo está na contramão e nebuloso e ainda a morosidade irrita os nervos dos mais tranquilos e sensatos. Muito se fala e se comenta sobre construções de casas populares para desabrigados e atingidos pela catástrofe de novembro. Até agora nada de concreto. Só discursos, reuniões, palanques eleitorais, promessas e enrolação. E uma pilha de papel e projetos.

NADA DE REAL
Os pobres coitados que perderam tudo com a tragédia, oito meses depois, não conseguiram nada. E a cada dia que passa o ritmo é mais lento. Tudo começa a cair no esquecimento e ficando apenas como registro histórico. Alguns estão ainda em abrigos, outros lutando pela força do destino. Mais de cem casas foram doadas para Gaspar e a nossa cidade não teve ainda a capacidade para construir. E foram doadas por empresas, governos, entidades e particulares. Uma vergonha sem fim.

DUAS CASAS
Em contrapartida o Instituto Guga Kuerten e o Instituto Ressoar, juntos vão construir quatro casas em Gaspar com móveis e equipamentos domésticos. As casas são para os familiares de alunos especiais de nossa Apae de Gaspar que perderam tudo. Amanhã será a entrega da primeira casa, no bairro Figueiras. Está é a segunda casa entregue após a catástrofe de novembro. A campanha do Jornal Cruzeiro do Vale fez a entrega da primeira casa em maio.

REMENDADO
O calçamento da rua Doutor Nereu Ramos está mais remendado do que calça de caboclo que capina roça de abacaxi. É que a tubulação de água do Samusa estoura quase toda semana causando enormes congestionamentos e aborrecimentos no trânsito durante o conserto, além de deixar parte da cidade de água. Ta mais do que na hora de substituir essa tubulação e fazer um serviço de gente grande.

PERGUNTINHA
Perguntar não ofende. É verdade que o Partido dos Trabalhadores não gostou do nome Samusa e deve mudar novamente o nome da autarquia para Samae? Eu morro e não vejo tudo. Tanta coisa que tem para fazer em Gaspar.

LONGE DA IMPRENSA
A banda de rock Titãs, que se apresentou em Gaspar no sábado à noite, fez bonito. Casa cheia e muitos aplausos. A grande sacanagem é que não concederam entrevista coletiva à imprensa. Estava tudo marcado.  Deixaram a imprensa chupando o dedo. Zé Ramalho também não atendeu a imprensa. Chegou, subiu no palco e em seguida sumiu como se fosse um raio. Ano passado Zezé di Camargo e Luciano também não atendeu a imprensa. No domingo à noite será a vez da dupla sertaneja Hugo Pena e Gabriel. Devem bombar e se marcarem entrevista coletiva com a imprensa, espero que não seja mais um blefe.

FEIJOADA DE AMIGOS
De parabéns o grupo Patota Juventude que organizou a 4ª Feijoada, no sábado passado, na Comunidade de Santa Terezinha. Muito bem organizada e contou com a presença de 700 pessoas. Na sexta sai a cobertura completa aqui no Cruzeiro do Vale.

15MD.jpg
Os moradores do Belchior Baixo encontraram diversas peças do que parece ter sido uma caminhonete abandonada em um matagal. A equipe da Polícia Civil recolheu o material, que agora vai para perícia para identificar o proprietário e descobrir se o veículo era produto de furto.


 

 

Comentários

roberto
09/07/2009 14:42
O assombro do Sr.Herculano me surpreende pelo direcionamento a mim do seu pensamento, mas vou parafrasear um escritor consagrado (CAPRA), o verdadeiro líder é aquele que disponibiliza meios para que seus comandados consigam se desenvolver.
Se for um líder e me aconchavo com terceiros para enganar um povo e o mesmo aceita, como líder terei um povo enganado, um povo achatado, sem o conhecimento e, no entanto pouco desenvolvido.
Dito isso que vantagem em ser um líder dum povo pouco desenvolvido, somente vantagens ilícitas um vendedor de sonhos um enganador, na antiga Grécia, propagadores de ilusões chamavam-se de sofistas que eram questionados por Sócrates, o pai da ética essa que surgiu com a decadência da sociedade.
Assim sendo perguntarei nesse instante o Sr. me diz que estamos em decadência e precisamos de um choque de ética.
Dito isso precisamos eleger lideres e não vendedores de sonhos, pessoas que percebam que se as pessoas morarem bem, são felizes, se ganharem bem comsomem, e consequentemente contribuem mais, se isso acontecer haverá mais dinheiro nos cofres públicos que por conseguinte terá uma administração de sucesso. vai intende! Não é mesmo.
Herculano
08/07/2009 13:53
Roberto: fico assombrado com estas enrolações. Coisas das práticas políticas antigas e seus agentes, de todos os partidos. Um culpa o outro e nada se resolve. A que ponto eles chegam: as pessoas estão sem terras, sem casa, com frio e sem dignidade mas só até o ano que vem as vésperas da próxima eleição, num enrolação calculada, vem a solução ou a venda de sonhos. E os eleitores e eleitoras acreditam.
roberto
07/07/2009 14:46
Muito se fala e se comenta sobre construções de casas populares para desabrigados.
E aquela secretária de habitação com secretário e tudo, ganhando um salário só para faser figuração.
Cobraram um taxa de inscrição do pessoal para aquele prédio, o capitão Lamarca e até hoje nada, pelo menos podem devolver o dinheiro já que o projeto não sai mesmo do papel ou era só um golpe.
Hum não lembram, aquela tal de coperativa ahsb, ou hasbc, cooperativa pra fase apartamentos populares estãvam juntos com a prefeitura, pelo menos o Sr. Eng. Roberto, da secretaria de planejamento estava presente na apresentação desse pessoal e estava representando o Sr. Prefeito eleito, inclusive falou que o prefeito anterior tinha alugado computadores e o atras era porque a atual tinha devolvido com todos os dados e ninguem fez um beckap.
Vai entende esse povo.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.