Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

22/09/2009

 

Nuvem

Uma nuvem preta está passando por nossa pacata cidade de Gaspar. Não é de hoje, faz alguns longos dias que as reclamações dos leitores chegam através de telefonemas, cartas e e-mails. O povo está descontente. É greve de ônibus. Lixo que não é recolhido. Água que falta em alguns bairros. Iluminação pública péssima. Trânsito infernal. Desabrigados que não recebem abrigos definitivos. E assim por diante.

 Cenário

Percorri pessoalmente os principais bairros de Gaspar nesta segunda-feira. Fui registrar as reclamações dos moradores quanto à coleta de lixo. O cenário e desolador. Montanhas de lixo estão na beira das ruas aguardando a passagem do caminhão. Um péssimo cartão postal para nosso município. A nova empresa não está dando conta do recado devido à falta de experiência e estrutura. A promessa é que nos próximos dias tudo se normalize. Aguardamos!

 

Com a boca no trombone

Enquanto isso os moradores botam a boca no trambone. E com razão. Ninguém quer lixo acumulado defronte de casa, causando um péssimo visual, fedentina, danos à saúde e ainda sendo espalhado pelos cachorros. É hora de cobrar mais agilidade da empresa contratada, e, se possível, descontar na conta de água os dias que o caminhão deixou de passar. Não estranhem se qualquer hora uma montanha de lixo aparecer depositada na porta da prefeitura em represália ao péssimo serviço. O negócio é se coçar e agilizar. O povo não está dormindo.

 

Greve I

O sindicato dos motoristas de ônibus em greve está distribuindo panfletos no terminal urbano. A folha de ofício tem texto nos dois lados. Num determinado item diz que o prefeito Celso Zuchi é mal educado e "arma palco" para pressionar os grevistas. Diz ainda que o prefeito deveria estar pressionando o patrão e prefere pressionar os trabalhadores.

 

Greve II

O material ainda diz que o prefeito se aproveitou da ausência das principais lideranças e foi no acampamento da greve ao lado do terminal urbano para tentar reunir os grevistas para apresentar proposta para acabar com a greve e perdeu tempo. Os trabalhadores não aceitaram esta atitude desrespeitosa e o prefeito perdeu a cabeça e a compostura, bateu boca com os trabalhadores e chamou um sindicalista de peãozinho.

 

Greve III

O texto ainda diz que se o prefeito de Gaspar acha vergonhoso ser peão, para os motoristas é motivo de orgulho, principalmente ser trabalhador simples, humilde, honesto e corajoso para defender os direitos da categoria.

 

Para concluir

E para concluir, o panfleto diz ainda que o prefeito "armou um palco" para seu show de deselegância e até levou a imprensa (o Cruzeiro do Vale não foi), inclusive a televisão  para registrar seu momento de glória, e se deu mal.

 

fotochuMD.jpg

 

 

 

O fedor do esgoto

 

A moradora da rua Fernando Krauss, no Gaspar Mirim, não sabe mais a quem recorrer para acabar com um esgoto que corre a céu aberto defronte à sua casa. A fedentina é de expulsar quem passa por perto e a família já convive com essa péssima realidade há anos. Por enquanto só promessa para tubular o esgoto que escorre de dezenas de casas.

 

 

Comentários

Jonas Morsch
23/09/2009 12:41
Hellen:

"Estou adorando tudo o que está acontecendo c/ nossa cidade.Lutaram tanto por esta mudança,agora estão tendo o que merecem acho pouco ainda.Pois qdo tinhamos o Sr ADILSON DE PREFEITO criticavam, achavam ruim, agora eles tem o que pediram."

Uma pessoa fanática como você deveria ser internada.
Maria Helena
22/09/2009 22:42
UIIII MULHER! Bela frase proferida pelo senhor Prefeito Celso Zuchi em alto e bom tom numa determinada escola do municipio de Gaspar para uma professora que lhe questionou : quando SERÁ REALMENTE a reforma do parque que aguardamos desde o INICIO DESTE ANO PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?
Surpresa a minha quando soube que NEM PRAZO ELE DEU A ESSA PROFESSORA E A TODAS AS PESSOAS QUE ALI ESTAVAM PRESENTES.

pergunto: ONDE ESTÁ A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO? NÃO É LÁ QUE ENCONTRAMOS PESSOAS EMPILHADAS ? vamos trabalhar, já passou da hora!
SAUDADES DE QUEM COLOCAVA SEUS FUNCIONARIOS PARA TRABALHAR DE VERDADE PARA A POPULAÇÃO!

ACOOOOOOOOORRRRRRRRRRDA GASPAR!








ANTONIO CARLOS DVILA
22/09/2009 21:39
QUERIA SABER QUE PROVIDENCIAS FORAM TOMADAS A RESPEIDO DO ROUBO DOS HIDROMETROS, NO SAMUSA EU ACHO QUE NUNCA VÃO DESCOBRIR OS CULPADOS ABREM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS POR QUALQUER COISA, MAS QUANDO SE TRATA DO DINHEIRO DO POVO, POIS FOI O POVO QUE PAGOU NINGUEM DA BOLA NEM SE HOUVEM FALAR NOS QUASE 3000 HIDROMETROS ROUBADOS
Hellen
22/09/2009 09:05
Estou adorando tudo o que está acontecendo c/ nossa cidade.Lutaram tanto por esta mudança,agora estão tendo o que merecem acho pouco ainda.Pois qdo tinhamos o Sr ADILSON DE PREFEITO criticavam, achavam ruim, agora eles tem o que pediram.Nosso prefeito era exigente demais, mas mostrava serviço, atendia o povo e colocava a mão na massa qdo o funcionário não fazia como ele queria.Algo que este não faz pois tem medo, do que prometeu ao povo na epoca de política e agora não está dando conta de cumprir suas promessas.
Para finalizar peço se possível p/ vc dar uma olhada da janela de seu jornal qtos funcionários estão trabalhando rsrsr, na Secretaria de Educação.Cuide qualquer dia vc vai ter que desocupar seu espaço do jornal p/ eles fazerem daquele prédio tb sala da Secretaria de Educação.
Como diz nosso amigo, qdo que nosso povo vai acordar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.