23/10/2009
História I
A história de Gaspar nos causa orgulho. Quando se fala em religião, não podemos esquecer da grande contribuição da Igreja Católica para enriquecer e enaltecer a nossa história. Nos registros, este ano relembramos os 80 anos que Dom Daniel Hostin, sagrado bispo de Lages, SC. Ele faleceu no ano de 1973 e exerceu o cargo por 44 anos. Dom Daniel foi sagrado bispo no ano de 1929 pela Papa Pio XI, sendo o primeiro bispo gasparense.
História II
Como bom franciscano e desapegado dos bens materiais, em seu testamento deixou o seguinte relato: "Nada possuo e nem poderia possuir em virtude do voto de pobreza. Se alguma coisa for encontrada em meu nome, pertence à Diocese". São registros de grandes personagens que Gaspar já teve. Além de Dom Daniel Hostin, nossa cidade sagrou mais dois bispos: Dom Carlos Schmitt e Dom Quirino Schmitz. A biblioteca de Gaspar leva o nome de Dom Daniel Hostin.
Triste realidade
Uma reportagem me chamou a atenção na tarde desta quinta-feira. A Polícia Militar de Gaspar havia feito apreensão de entorpecentes no bairro Bela Vista, com grande quantia de dinheiro, aparelhos de celular, balança de precisão e outros. O casal foi encaminhado para a Delegacia de Polícia e a filhinha para a avó materna pelo Conselho Tutelar. A cena triste foi quando a filha, chorando, se despediu dos pais que estavam algemados, sem entender direito o que estava acontecendo. São marcas que nunca mais sairão da mente de um anjinho, provocadas por pais irresponsáveis.
Bons hábitos
Uma mãe ligou muito chateada para a coluna. É que ela havia levado sua filhinha até o Posto de Saúde, no centro da cidade, e quando a médica pediátrica estava atendendo, a filha adoentada, espirrou. A médica, numa atitude grotesca, xingou a pobre criança inocente. O fato ocorreu por duas vezes e deixou a mãe indignada. A médica precisa fazer urgentemente um cursinho de bons hábitos.
Pombal
Os vereadores votaram contra a ampliação da rua Oswaldo Mathias Schmitt, no bairro Poço Grande, nesta quinta à noite, dia 22. Com a rejeição desse projeto de lei, cria-se empecilhos para a construção de 540 moradias numa rua do Poço Grande. A Prefeitura se negou a apresentar o projeto do pombal para os moradores do Poço Grande e agora começa a aparecer água no chope do prefeito Celso Zuchi. Os moradores do Poço Grande não são contra moradias para pessoas humildes, mas sim, são contra essas grandes concentrações, e principalmente sem projetos claros e bem definidos. Os moradores do Poço Grande continuarão mobilizados por construção de moradias dignas e contra enlatamento de pessoas.
Morre Nilton Simas
Gaspar está de luto. No final da tarde desta quinta-feira, 22, faleceu o radialista Nilton Simas, vítima de câncer no esôfago. Simas tinha 69 anos e por mais de 50 trabalhou em emissoras de rádio. Na Sentinela do Vale exerceu sua profissão por mais de 30 anos. Era muito querido pela comunidade gasparense e uma de suas características marcantes era sua humildade. Simas está sendo velado na capela mortuária de Gaspar. Seu sepultamento ocorrerá na manhã desta sexta-feira, por volta das 11h. A rádio Sentinela perde um grande profissional e um grande amigo. Seu exemplo nos enche de orgulho. A imprensa de Gaspar e região perdem sua grande voz nos microfones. Sua última atuação na Sentinela foi no programa Benvindo Miglioli, onde encerrou a carreira. Nilton Simas, vivestes para informar, alegrar e levar notícias às pessoas. Infelizmente e pelo destino da vida, hoje, és notícia. Descanse em paz!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).