Por Gilberto Schmitt - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

02/02/2010

BALANÇA MAS NÃO CAI

A ponte Hercílio Deeke está jogada às traças. Há anos não é feito nenhum tipo de manutenção. O último laudo técnico foi em 2005 e não era nada animador. A última reforma da ponte se deu após as grandes cheias de 83 e 84, e que derrubaram dois pilares. Sem manutenção e sem fiscalização e com limitador de peso em 10 toneladas, veículos pesados são flagrados transitando todos os dias nos dois sentidos. Não se vê fiscalização para os abusos.

OU SERÁ QUE CAI?

O engenheiro civil Carlos Albrech, falecido no ano passado, repetia inúmeras vezes que o maior patrimônio de Gaspar era a ponte Hercílio Deeke e que precisava da atenção especial dos políticos. Os gasparenses só vão dar valor a esse patrimônio quando perderem. Era a preocupação de quem entendia do assunto. E pelo visto suas palavras nunca ecoaram no Paço Municipal. O tempo dirá quem está com a razão.

GARNIZÉ

Mauri Marcos Darós, quebra-tigela da gema, conhecido pelos amigos pelo apelido de Garnizé, faleceu dia 31, domingo, e foi sepultado no Cemitério Municipal de Gaspar nesta segunda-feira. Garnizé estava internado desde o dia 21 de dezembro com uma crise renal (pedra nos rins), gerando assim uma septicemia, que o levou a uma endocardite (inflamação dos músculos do coração). Garnizé tinha 55 anos, deixa esposa e dois filhos.

MAIS A$$E$$ORES

A Prefeitura de Gaspar enviou projeto de lei para a Câmara de Vereadores criando mais 17 cargos para o prefeito colocar seus amigos de campanha política. Todos vão ganhar pomposos salários. Um gasto de R$ 500 mil no ano. E pelo visto os vereadores vão aprovar rapidinho. É jogo de compadre. Em contrapartida o prefeito não contrata ninguém para limpar a cidade que está um caos. É uma vergonha a sujeira nas ruas, falta de manutenção nas estradas, roçação, capinação, poeira, lama, tubulação entupida e muito mais.

PIPOCA

Estão pipocando processos na Justiça contra a administração de prefeito Pedro Celso Zuchi, do PT. Por que será?

RETORNO

A Câmara de Vereadores retorna às atividades hoje à noite, às 18h, sob o comando de Kleber Wan Dal. Quero marcar presença, se não der nenhuma trovoada com alagamentos para conferir a pauta bem de perto.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Quando será dada a largada para a construção da ponte de Ilhota? Até os ossos do churrasco do lançamento da pedra fundamental já se deterioraram e nada da obra. Ui, ui, ui.

SUSTO NA ZONA

A zoninha de Ilhota, aquela na barranca do rio Itajaí, em Barra São João, foi assaltada no fim de semana. Os bandidos levaram R$ 200 do caixa e alguns litros de cachaça. Os poucos clientes que presenciaram a cena ficaram murchinhos do susto. Nada mais, nada menos. E não teve cangibrina que levantasse o astral físico.

NOVA DIRETORIA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar vai eleger sua nova diretoria. Uma única chapa se apresentou para assumir a entidade. O nome de Lorival Valin deve ser escolhido para presidente e Amilton Elmar dos Santos para vice. A eleição será no dia 04.

PATRIMÔNIO DEMOLIDO

lojoabreu13MD.jpg

Os casarões centenários de Gaspar estão sendo demolidos em ritmo acelerado. Não há nenhuma lei que preserve o patrimônio histórico. Somente na gestão de Pedro Celso Zuchi, quase uma dezena deles viraram escombros. Um povo sem história é um povo sem cultura. É uma pena que a ganância está acabando com as raízes de nossa colonização e os políticos nada fazem e ainda autorizam. Turma de frouxos. Em contrapartida não fiscalizam as centenas de construções irregulares em nosso município, nas barbas da Prefeitura.

Comentários

Taís Anacleto
04/02/2010 18:17
O povo não tem memória....ou será que se faz de esquecido........embora morando no Barracão/Bateias eles devem passar pela ponte não é??? Já imaginaram o dia que a ponte cair quem é que vai está passando por cima dela???
Rômulo Baptista
03/02/2010 16:45
Casarões? Quem se importa com oscasarões velhos? Só os ratos e baratas e historiadores metidos a besta sustentados por universidades. O importante é o dinheiro que rendem esses terrenões depois de vazios, imaginem o quanto rende ao proprietário. Isso sim é o que importa, seja em Gaspar ou no resto do Brasil. Patrimônio histórico? Isso não rende nada, aliás, rende sim, despesas enormes para os proprietários. Criam-se leis de proteção a esses casarões velhos, podres, cheios de cupins mas esquecem que muitos dos proprietários tem que cuidar de ganhar dinheiro viver e não gastar tudo que tem pra conservar uma carcaça velha só pros turistas ficarem olhando, de graça. É tudo uma grande palhaçada.
João César
03/02/2010 11:03
Que curiosas essas denúncias de compra de voto, contra o atual prefeito. De repente, os 26 que venderam seus fotos ficaram arrependidos e querem fazer justiça?
Tudo bem, vender votos é totalmente reprovável e é ilegal. Agora, mais reprovável ainda é receber outra grana pra denunciar a própria burrada. Já imaginou a denúncia? "Olha, vendi meu voto... não sabia que era errado, fui enganado!" Cara-de-pau...
Josimar Debortolli
03/02/2010 10:24
Acho interessante fazer um comentário e lembrar a todos, que este problema da ponte já existe a tempo e já havia sido levantado pelo ex-prefeito Adilson e pelo Eng. Carlos a alguns anos, na época como medida preventida o prefeito colocou cancelas e tentou barrar o fluxo pesado na ponte, mas pra variar, foi aquelo berreiro e o chamaram de louco e tudo mais, teve quem ironizasse a atitude, inclusive outros órgaos da imprensa o fizeram.... Acredito que está belissima materia do Jornal Cruzeiro serve para abrir os olhos de muitos e calar a bouca de outros. Obrigado pelo espaço e bom dia a todos...
Sidney Hostert
02/02/2010 17:13
Pois é Gilberto, junto com os casarões centenários do centro de Gaspar que foram abaixo, foi também o casarão centenário de Belchior (segundo Santa online). Referencia turística (ficava na entrada do acesso à Cascata Carolina), estava a anos literalmente em decomposição. Uma pena realmente. Bastava um pouco de interesse na história da cidade e nada disso acontecería. Infelizmente nossos políticos pouco se atem a questão histórica e cultural....
Josimar Debortolli
02/02/2010 16:56
Gilberto, apenas para refrescar a memória sua e de todos os leitores, se lembra que quando o ex-prefeito (Adilson) fez uma avaliação e disse que a ponte iria cair em alguns anos e também colocou as cancelas, foi o maior berreiro e todo mundo chamou ele de louco, inclusive alguns orgãos da imprensa, fizeram piadinhas, mas agora vemos que ele e o Eng. Carlos estavam certos, a nossa ponte está pela boa e se ninguém cuidar o negocio vai ficar feio. Quero ver na mão de quem essa bomba vai estourar.
Odir Barni
02/02/2010 12:46
Caro Gilberto, me permite neste espaço, enviar aos familiares do Garnizé, meus votos de profundos pesar. Amigo particular de minha família, era até folclórico , trilhamos juntos em várias campanhas políticas e também nas canchas de bocha. Sintí muito não ter tamado conhecimento no dia. De qualquer forma, como católico, farei a minha parte. Que Deus o receba de braços abertos!
carlinhos
02/02/2010 11:21
O Partido dos Trabalhadores de Celso e Marilucia e de Melato, acabaram de esperimentar um derrota amarga com fel da camara de vereadores, perderão a maioria nas comissoes de redação e justiça e na de economia.
Eita o negocio da a milllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllão por hora.
Agora melato é a bengala sem serventia para o Partido dos Trabalhadores, bem num ano de eleição, e o que será dele agora, não tem mais serventia.

carlinhos
02/02/2010 09:32
Gilberto primeiramente seja bem vindo as terças feiras novamente.

De grão em grão o galinha enche o papo, maxima esta que o Partido dos Trabalhadores está buscando com a criação deste cargos de acessores.
Tais cargos são criados com tres objetivos:

a) aumentar o numero de olheiros, os fiscais do Partido dos Trabalahadores dentro da administração, com o intuito de mapearem os que estão a favor ou contra. Uma forma de agência regulamentadora do servidor público;

b) arrumar ocupação para alguns desocupados, aqueles pedidos alguns secretarios ?????????????? e vereadores ???????????;

c) somado aos dois acima, e o que muito tambem interressa é aquela ajudinha cobrada mensalmente por Doravi Vans, para fazer a caxinha do Partido dos Trabalhadores, assim mais comissionados maior é o valor arrecadado.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.