02/02/2010
BALANÇA MAS NÃO CAI
A ponte Hercílio Deeke está jogada às traças. Há anos não é feito nenhum tipo de manutenção. O último laudo técnico foi em 2005 e não era nada animador. A última reforma da ponte se deu após as grandes cheias de 83 e 84, e que derrubaram dois pilares. Sem manutenção e sem fiscalização e com limitador de peso em 10 toneladas, veículos pesados são flagrados transitando todos os dias nos dois sentidos. Não se vê fiscalização para os abusos.
OU SERÁ QUE CAI?
O engenheiro civil Carlos Albrech, falecido no ano passado, repetia inúmeras vezes que o maior patrimônio de Gaspar era a ponte Hercílio Deeke e que precisava da atenção especial dos políticos. Os gasparenses só vão dar valor a esse patrimônio quando perderem. Era a preocupação de quem entendia do assunto. E pelo visto suas palavras nunca ecoaram no Paço Municipal. O tempo dirá quem está com a razão.
GARNIZÉ
Mauri Marcos Darós, quebra-tigela da gema, conhecido pelos amigos pelo apelido de Garnizé, faleceu dia 31, domingo, e foi sepultado no Cemitério Municipal de Gaspar nesta segunda-feira. Garnizé estava internado desde o dia 21 de dezembro com uma crise renal (pedra nos rins), gerando assim uma septicemia, que o levou a uma endocardite (inflamação dos músculos do coração). Garnizé tinha 55 anos, deixa esposa e dois filhos.
MAIS A$$E$$ORES
A Prefeitura de Gaspar enviou projeto de lei para a Câmara de Vereadores criando mais 17 cargos para o prefeito colocar seus amigos de campanha política. Todos vão ganhar pomposos salários. Um gasto de R$ 500 mil no ano. E pelo visto os vereadores vão aprovar rapidinho. É jogo de compadre. Em contrapartida o prefeito não contrata ninguém para limpar a cidade que está um caos. É uma vergonha a sujeira nas ruas, falta de manutenção nas estradas, roçação, capinação, poeira, lama, tubulação entupida e muito mais.
PIPOCA
Estão pipocando processos na Justiça contra a administração de prefeito Pedro Celso Zuchi, do PT. Por que será?
RETORNO
A Câmara de Vereadores retorna às atividades hoje à noite, às 18h, sob o comando de Kleber Wan Dal. Quero marcar presença, se não der nenhuma trovoada com alagamentos para conferir a pauta bem de perto.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Quando será dada a largada para a construção da ponte de Ilhota? Até os ossos do churrasco do lançamento da pedra fundamental já se deterioraram e nada da obra. Ui, ui, ui.
SUSTO NA ZONA
A zoninha de Ilhota, aquela na barranca do rio Itajaí, em Barra São João, foi assaltada no fim de semana. Os bandidos levaram R$ 200 do caixa e alguns litros de cachaça. Os poucos clientes que presenciaram a cena ficaram murchinhos do susto. Nada mais, nada menos. E não teve cangibrina que levantasse o astral físico.
NOVA DIRETORIA
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Gaspar vai eleger sua nova diretoria. Uma única chapa se apresentou para assumir a entidade. O nome de Lorival Valin deve ser escolhido para presidente e Amilton Elmar dos Santos para vice. A eleição será no dia 04.
PATRIMÔNIO DEMOLIDO
Os casarões centenários de Gaspar estão sendo demolidos em ritmo acelerado. Não há nenhuma lei que preserve o patrimônio histórico. Somente na gestão de Pedro Celso Zuchi, quase uma dezena deles viraram escombros. Um povo sem história é um povo sem cultura. É uma pena que a ganância está acabando com as raízes de nossa colonização e os políticos nada fazem e ainda autorizam. Turma de frouxos. Em contrapartida não fiscalizam as centenas de construções irregulares em nosso município, nas barbas da Prefeitura.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).