Cozinha Prática - Jornal Cruzeiro do Vale

Gastronomia Mexicana: Guacamole

14/02/2020

A guacamole é uma receita típica mexicana feita originalmente com avocado e alguns temperos. Avocado é uma variação do abacate, que pode ser substituído pelo abacate brasileiro. Ela combina com recheios de sanduíches, nachos, sour cream, tortilhas de milho e os chips de banana. Mas, pode ser usado também como acompanhamento de peixes, frango, hambúrguer, batata frita, tapioca e em massas.

Ingredientes

1 abacate brasileiro médio (ou 4
avocados)
1 tomate grande sem sementes
1 cebola pequena
2 dentes de alho bem socados
1 pimenta malagueta sem sementes
Tempero verde
Suco de 1 limão grande
Azeite extra virgem
Sal

Modo de preparo

Amasse o abacate com um garfo. Acrescente o alho socado, o suco de limão, o sal e o azeite a gosto e misture como um purê. Pique a cebola, o tomate e o tempero verde. Pique bem a pimenta. Acrescente os ingredientes picados ao ‘purê’ de abacate. Sirva com chips ‘doritos’, crackers, tacos, no burrito ou mesmo junto com arroz e feijão.

Dicas

- Para garantir o melhor resultado da sua guacamole, você tem que ter certeza que o abacate está no ponto ideal. Para saber, é necessário apertar sua casca e senti-lo macio. Se ele estiver muito maduro, perde sabor e escure fácil .Se estiver verde, fica com gosto amargo desagradável. Preste atenção!

- Como o abacate é um ingrediente muito fresco, a guacamole não deve ser consumida mais que duas horas depois de ser feita. Além disso, tenha cuidado com sua preservação: ela não pode ficar em contato com o ar, senão escurece! Deixe para fazer na hora que for consumir e vai garantir o melhor resultado!

 

Edição 1938

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.