• Janeiro

Cozinha Prática - Jornal Cruzeiro do Vale

Risoto de camarão

17/01/2020

Ingredientes:
110 gr de manteiga
400 gr de camarão
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1/4 pimenta dedo de moça picada (opcional)
150 gr de tomate picado (sem semente)
200 gr de arroz para risotto (arbóreo)
60 ml de vinho branco seco
2 litros de caldo de peixe ou frango
70 gr de queijo parmesão
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
Sal e pimenta a gosto

 



Modo de Preparo:

Tempere o camarão com sal e pimenta e deixe marinando por uns 10 minutos. Aqueça o caldo de peixe ou frango e mantenha aquecido o tempo todo da preparação (deixe em fogo baixo para não evaporar muito).

Inicie fritando os camarões (lembre-se de separar uns 10 para a finalização do prato). Em uma frigideira aquecida, coloque um pouco da manteiga e deixe derreter. Coloque os camarões (não tudo, apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela). Quando ficar rosado de um lado, vire e deixe rosar do outro lado (é rápido). Não deixe cozinhar/fritar muito para os camarões não ficarem “borrachudos”. Coloque os camarões fritos em um papel alumínio, feche e reserve. Repita a operação até fritar todo o camarão. 

Em uma panela de fundo grosso coloque 30gr de manteiga, adicione a cebola e o alho picados finamente e deixe suar (refogar sem dourar). Acrescente a pimenta (se for usar) e os tomates picados. Mexa bem e deixe refogar, mexendo ocasionalmente. Quando os tomates estiverem bem refogados (desmanchando), acrescente o arroz e mexa bem para envolver com o refogado. Adicione o vinho e mexa até quase secar por completo. Adicione cerca de 4 conchas de caldo e mexa o arroz.

Lembre-se de mexer nas laterais e no centro sempre. Quando estiver quase seco, adicione mais caldo e continue mexendo. Essa fase é importante, mexer o arroz e ir adicionando caldo aos pouco. Isso ajuda a liberar o amido do arroz, que é o que deixa o arroz cremoso (não precisa força – mexa levemente). Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que o arroz esteja macio (tem que ir provando). Vá adicionando caldo aos poucos (pode ser que não use todo o caldo). Quando o arroz estiver chegando no ponto (ficando macio), adicione os camarões fritos e o caldo que formou, mexa bem para envolver com o arroz. Desligue o fogo. Adicione o parmesão, mexa bem até que esteja bem derretido. Acerte sal e pimenta. Adicione 60 gr de manteiga em cubos e gelada e mexa vigorosamente para incorporar no arroz (isso ajudará a deixar mais cremoso e brilhante). Deixe descansar por uns 2/3 minutos (pode tampar).

Enquanto o risoto descansa, frite os camarões que separamos para finalizar o prato. Numa panela quente, coloque manteiga, adicione os camarões e frite. Reserve. Volte ao risoto, adicione a salsinha e mexa delicadamente. Monte o prato finalizando com camarões e um pouquinho de salsinha bem picada.


DICA DA CHEF:
Para combinar, o vinho ideal deve ser aromático, macio e de acidez moderada. Uma boa alternativa são os vinhos da uva Chardonnay.

 

Edição 1934

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.