31/01/2020
O Pierogi, mais conhecido na região como ‘Torteie’, faz parte da culinária polonesa. É uma massa cozida com recheio de batata com queijo parmesão e algumas especiarias. Ou recheio de abobora com queijo, acompanhado com molho napolitano/ molho de nata. São várias combinações que podem ser feitas, deixando o prato ainda mais saboroso.
Ingredientes
Recheio
1 quilo de batata cozida e amassada
200gr de queijo parmesão ralado
½ colher de sopa de manteiga
Cebolinha, salsinha, noz moscada e sal a gosto
Massa
1 e ½ quilo de farinha de trigo
2 ovos inteiros
3 gemas
½ litro de água
1 colher de sopa de sal
Para a massa, coloque o trigo, os ovos, o sal e a água até dar um ponto consistente, de maneira que dê para esticar no rolo. Sove bem e estique. Depois de aberta, a massa deve ter cerca de dois milímetros de espessura. Se ficar muito fina, pode furar durante o cozimento. Para preparar o recheio, basta misturar a batata cozida e amassada, a manteiga, o queijo parmesão, a cebolinha, salsinha, noz moscada e o sal a gosto. Na hora de montar, corte a massa em círculos, recheie e feche. Aperte as bordas com um garfo, para não abrir durante o cozimento. A receita rende aproximadamente 50 pierogis. Depois de cozinhar por 10 minutos, adicione o molho preferido.
5 tomates bem maduros | 1 cebola média picada
3 dentes de alho picados | Manjericão a gosto
Manteiga e/ou azeite extra-virgem
Sal a gosto
Modo de preparo: Em uma panela, adicione a manteiga e/ou o azeite extra-virgem e aqueça. Adicione a cebola picada e frite até murchar. Adicione o alho e deixe que doure. Com cuidado, adicione o tomate picado e deixe fritar em fogo forte. É importante o tomate estar seco, pois ele precisa fritar quando entrar em contato com a gordura quente na panela. Aguarde cerca de 2 minutos e mexa levemente. Mexa para que o molho encorpe. Acerte o sal e, fora do fogo, adicione manjericão à gosto.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).