Por Augusto César Diegoli - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Augusto César Diegoli

03/12/2010

ATENDIMENTO PESSOAL
A partir de março do próximo ano, clientes de contas simplificadas terão de pagar por serviços na boca do caixa, como transferências e saques, se não usarem terminais eletrônicos ou a internet, segundo as novas normas do Banco Central.

HACO NO EXTERIOR
A empresa blumenauense Haco vai construir fábrica no Marrocos, na África. Depois, será a vez da Nigéria receber fábrica da companhia têxtil catarinense. A abertura de unidades no continente africano tem uma razão objetiva: lá o custo da mão de obra é bem menor.

VENDAS A PRAZO
As grandes redes de varejo brasileiro vão reduzir o número de parcelas nas vendas a prazo. Identificaram que a inadimplência mantêm-se praticamente inalterada. Esta circunstância significa que as redes estão financiando até aqueles consumidores que não precisam de mais prazo e podem pagar em menos vezes. A tendência é diminuir as ofertas de produtos pagáveis em até 24 prestações.

RIGESA INVESTE
A multinacional MeadWestvaco  vai expandir as operações da Rigesa, sua subsidiária brasileira, em Três Barras, no Planalto Norte catarinense. O investimento de US$ 480 milhões, será feito na fábrica de papel entre 2011 e 2012. O objetivo é atender à crescente demanda por soluções de embalagens de alta qualidade. Será instalada uma nova máquina de papel de última geração, que dobrará a capacidade dessa unidade. O término da construção e instalação do equipamento está planejado para meados de 2012. Quando entrar em operação, serão criados 800 novos empregos. A empresa opera no mercado brasileiro desde 1953.

GASTO PÚBLICO
Ocorreu na última semana em Florianópolis, o 6º Encontro do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno. O objetivo foi discutir meios de reduzir os custos da máquina pública e investir melhor o dinheiro. Apesar de Santa Catarina estar classificada entre os Estados com maior transparência da gestão pública, o atual Secretário da Fazenda defende que ainda há muito o que melhorar. Um passo importante será a adesão de SC ao Movimento Brasil Eficiente.

POPULAÇÃO DE BRUSQUE
Brusque tinha 72.058 habitantes em 2000 e agora, segundo censo do IBGE, sua população pulou para 105.282 pessoas, um crescimento de 38,42%, um dos maiores de Santa Catarina. Isso demonstra o desenvolvimento da cidade, quando houve um salto na quantidade de unidades: residências, empresas, órgãos e prédios. A continuar esse crescimento, em 2020 podemos estar próximo dos 150 mil habitantes. A cidade cresce em todos os aspectos. É a 10ª economia de Santa Catarina. Está gerando empregos numa escalada impressionante. Cresce também a responsabilidade da administração pública.

SEUS DIREITOS
Quem viajar de avião a partir do dia 17/12, deve ficar atento aos direitos previstos pela ANAC: recomendação em vôo de outra companhia (casos de cancelamento ou atraso do vôo original), direito a telefone e internet (atraso de uma hora), direito a lanche (a partir de duas horas), acomodação em local adequado no próprio aeroporto ou no hotel (a partir de quatro horas). Procure fiscais da ANAC no aeroporto, além de fonar para 0800-725-4445.

INFLAÇÃO
E a inflação está de volta, principalmente nos itens alimentares. O ano vai fechar daqui a menos de 30 dias e todos sabemos que a inflação vai passar fácil de 5%, bem longe da meta do governo de 4,5% para este ano. Neste ambiente de pressão de alta, o Banco Central pode elevar os juros na última reunião do Copom, em dezembro. Se não o fizer, a futura equipe econômica se verá em apuros ainda maiores. Terá a dura missão de cortar gastos e também de domar o real sobrevalorizado. Difícil, porque isso exige conter a entrada de dólares, que vão chegar em maior quantidade se os juros subirem mais. A prioridade precisa ser a busca do controle dos preços. Inflação em persistente alta renova a insegurança coletiva.

ACESSO A SIGILO

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu o aval para que a Receita Federal tenha acesso ao sigilo bancário de contribuintes investigados sem prévia autorização judicial. A maioria dos ministros reconheceu a validade de uma legislação de 2001 que garante à Receita o direito de ter acesso aos dados bancários. Um dos ministros disse que a Receita Federal é um órgão de controle e deve obter os dados sem necessidade de autorização judicial.

PÓLO LOGÍSTICO DE SAÚDE
O Pólo Logístico de Saúde do Porto Seco Multilog, na Rodovia Antônio Heil, acaba de ser inaugurado. O espaço, dentro do Recinto Alfandegado da Multilog, conta com três câmaras frias, incluindo espaço ?dry? (cargas secas) e outras instalações necessárias para armazenagem de equipamentos médico-hospitalares, insumos, vacinas, etc. Mais um passo gigante em favor da logística e do desenvolvimento de Itajaí.

PENSÃO PARA FILHO MENOR
Decisão da Turma Nacional de Uniformização (TNU), a última instância dos juizados especiais federais, determinou que a pensão do INSS deve ser paga ao filho menor de idade desde o dia da morte do segurado, independentemente de quando for feito o pedido da pensão no posto. Atualmente, a legislação previdenciária determina que a pensão é devida desde o dia da morte se o pedido do benefício for feito em até 30 dias.

MELHOR BENEFÍCIO
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento de todas as ações na Justiça que pedem uma aposentadoria maior. A regra do melhor benefício é aceita por juízes de instâncias inferiores e beneficia quem já se aposentou, mas tinha condições de pedir o benefício antes, com regras mais vantajosas do INSS.

 

edição 1252

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.