28/04/2009
EMPREGOS FORMAIS
Em março foram fechados 293 empregos formais em Santa Catarina. Este é o pior resultado para o mês de março desde 2006. Entre os 36 maiores municípios de SC, o ranking de maior geração de empregos formais em março é liderado por Blumenau (+1478 vagas), seguido de São José (+1214) e Tubarão (+622). Entre os municípios que mais desativaram postos de trabalho em março encontramos: Fraiburgo (-2146), Florianópolis (-889) e Balneário Camboriú (-331). No 1º trimestre, Santa Catarina criou 11.788 postos de trabalho. Foi o pior resultado para o trimestre em 10 anos.
EFEITO DOS FERIADOS
Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que os feriados nacionais e estaduais causam perdas de R$ 155 bilhões por ano aos negócios na indústria e no comércio, em todo o País. A causa é simples: nos dias parados circula pouco dinheiro, diferente do que normalmente acontece. As vendas caem e a economia não gira. Os setores favorecidos são os do turismo (agências de viagens, hotelaria, bares e restaurantes).
PENHORA ON-LINE
Ficar devendo alguma coisa para alguém no Brasil tornou-se arriscado desde que a "moda" da penhora on-line de contas bancárias de devedores pegou no Poder Judiciário, já há alguns anos. A partir de 1º de junho deste ano, quem não pagar suas dívidas, sejam elas com o poder público ou com o setor privado, correrá o risco de ter também seus imóveis penhorados para fazer frente aos débitos em aberto. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) regulamentou, por meio de uma portaria, a possibilidade de os juízes paulistas determinarem a penhora de imóveis em ações judiciais de cobrança de dívidas. A medida será opcional, a julgar pela velocidade com que a penhora on-line ganhou espaço no Brasil e no TJ paulista, quando foi regulamentada, a penhora dos imóveis pode causar uma verdadeira revolução na cobrança de dívidas no país.
PONTO EXTRA
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu proibir as TVs por assinatura de cobrar mensalidades pelo ponto extra. A decisão é definitiva. As operadoras de TV paga só poderão cobrar pela instalação do ponto extra, pelo aparelho que decodifica o sinal e por reparos. A cobrança não pode acontecer na forma de mensalidade, mas sim por evento.
PROTEÇÃO AO CRÉDITO
Em março, aumentaram em 14% as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em relação a fevereiro. O dado da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC sinaliza para a estabilização das vendas no comércio, depois de quedas nos primeiros dois meses do ano. A consulta funciona como o termômetro de vendas de 26 mil empresas comerciais. O crescimento de 26,3% na inadimplência em março frente ao mesmo período de 2008, é reflexo das compras de final de ano.
FROTA RENOVADA
O governo federal lançou nova linha de crédito no valor de R$ 4 bilhões para investimentos em melhoria e renovação da frota de caminhões, ônibus e veículos. Os recursos já foram aprovados pelo Conselho Curador do FGTS.
PLANO DE SAÚDE
A partir de agora passa a valer a portabilidade. É um sistema semelhante ao praticado na área de telefonia. A novidade vai permitir que os usuários de planos individuais insatisfeitos com sua administradora passem para outra empresa sem necessidade de cumprir um novo período de carência. A idéia da Agência Nacional de Saúde é estender benefício aos usuários de planos coletivos a partir do próximo ano.
EXTRATO DO INSS
Os correntistas do Banco do Brasil poderão acessar o extrato das contribuições previdenciárias nos caixas da instituição. O extrato mostrará as contribuições feitas a partir de julho de 1994. Não haverá, pelo menos agora, as informações sobre as contribuições anteriores a isso. Embora para calcular o tempo de trabalho para a aposentadoria o INSS considere todas as contribuições, só as feitas após julho de 1994 são usadas para definir o valor do benefício. Os clientes dos demais bancos por enquanto não terão acesso ao extrato na instituição. O governo está trabalhando nesse projeto.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).