26/05/2009
FEBRATEX 2010
Não há mais espaço para expositores na Feira Brasileira para a Indústria Têxtil (Febratex), que ocorre em agosto de 2010. O evento dos fabricantes de equipamentos para a indústria têxtil vai ocupar os três setores do Parque Vila Germânica, em Blumenau. Tem empresas na fila esperando por alguma desistência.
CARTÓRIOS
Lei sancionada em dezembro de 2008 garante ao consumidor que o veículo comprado financiado ou por consórcio não precisa ter os contratos registrados em cartório. O registro nos Detrans com o aviso de que o carro é financiado no Certificado de Registro de Veículo basta. Os cartórios se mobilizam para que a decisão seja considerada inconstitucional.
FRETES
Os transportadores de cargas querem aumento de 7,5% no valor do frete de mercadorias movimentadas por caminhões. As negociações com os clientes continuam por conta de cada cliente. O pedido está baseado em alegadas perdas de 9% no ano passado.
IR COBRADO A MAIS
Muitos rendimentos considerados isentos têm sido alvo de cobrança do Imposto de Renda. O caso mais recente é a mordida sobre as férias vendidas, que a Receita Federal decidiu devolver desde 2004. Decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no entanto, oferecem outras possibilidades de reaver o valor de cobranças indevidas, como desconto sobre complementação de aposentadoria, resgate de contribuições de previdência privada e tributação sobre juros de mora em atrasados do INSS. Também podem entrar com recurso quem sofreu desconto em casos de indenização por danos morais e em demissões sem justa causa durante período de estabilidade temporária.
KARSTEN
Com ousadia, a Karsten, de Blumenau, repetiu o estande totalmente fechado do ano passado, mas, nesta edição da Texfair, inovou o visual externo com telões que exibiram a coleção Primavera/Verão 2009/2010 com o tema "Lifeslyle". Para conferir os lançamentos, o visitante precisou passar por um túnel negro onde luzes coloridas e imagens da coleção foram projetadas no chão. As peças foram organizadas em ambientes que reproduziram luxuosos quartos, banheiros e salas de jantar.
CELESC
A Celesc vai colocar no SPC e na Serasa a lista dos inadimplentes que deixaram de pagar a conta de luz. A decisão entrará em vigor este mês e vale para a fatura que vence em junho. Antes, a companhia vai dar telefonema e enviar correspondência alertando para a falta de pagamento. Depois de no máximo 15 dias do envio da carta, e se não for feito o pagamento, o nome do consumidor irá para a lista dos órgãos de defesa das empresas fornecedoras de serviços e produtos.
FROTA EM SC
Santa Catarina ultrapassou a marca dos 3 milhões de veículos, segundo levantamento realizado pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos de Santa Catarina (Fenabrave/SC). A frota do Estado atingiu 3.009 mil unidades no mês de abril. A média é de 1,9 habitante para cada veículo. No Brasil, este número chega a sete habitantes por veículo. SC é um Estado diferenciado.
TEXFAIR
A realização da 10ª Texfair, em Blumenau, foi a prova de que o empreendedor mudou a maneira de enfrentar os problemas. A crise financeira ainda surpreende a muitos, a oscilação do dólar acaba com o fôlego de qualquer exportador, as enchentes de novembro, aqui na região e as atuais no Norte e Nordeste, interferem diretamente na produtividade e nas negociações, mas nada disso foi suficiente para abalar a feira. O Parque Vila Germânica ficou repleto de fabricantes de todo o país. Milhares de lojistas lotaram as mesas de negociações nos estandes e tudo pareceu como antes. Tudo parecia voltar a normalidade.
IR DOS ATRASADOS
Quem conseguiu atrasados nos últimos cinco anos do INSS pode ter dinheiro a receber da Receita Federal. É que o órgão alterou sua interpretação sobre o desconto do Imposto de Renda desses pagamentos e vai reembolsar com juros quem recolheu tributos em excesso. A Receita somava os atrasados com a renda do segurado no ano em que ele recebeu a bolada e descontava o IR. Agora, vai diluir os atrasados pelos anos aos quais eles se referem, o que reduz o imposto a pagar. A forma do pedido de reembolso ainda vai ser definida.
ÁLCOOL OU GASOLINAOs catarinenses que possuem carro flex devem dar preferência ao álcool na hora de abastecer. Estudo feito com base em pesquisas realizadas em postos de combustíveis leva em conta a variação dos preços durante o mês. Os valores médios tomados como referência no Estado são R$ 2,594 para a gasolina e R$ 1,752 para o álcool. O álcool está sendo recomendado em 19 estados e no Distrito Federal. A gasolina é tida como mais vantajosa em apenas sete estados.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).