01/06/2010
FESTIVAL NÁUTICO
A Marina Tedesco vai promover de 4 a 7 de setembro, o 3º Festival Náutico, em comemoração ao aniversário de quatro anos do empreendimento que mudou o conceito de turismo em Balneário Camboriú. Uma estrutura será montada para abrigar o evento, que deverá reunir expositores de produtos e serviços para o mundo náutico, incluindo as últimas novidades em embarcações de todos os tamanhos e estilos.
VISTO PARA BRASILEIROS
Os vistos americanos para brasileiros passam a ter validade de dez anos. A nova regra vale apenas para os novos documentos expedidos. Há sete anos, a validade havia sido reduzida. Essa nova medida só foi possível devido a um acordo entre o Ministério das Relações Exteriores brasileiro e a Embaixada dos EUA no Brasil. Além de dobrar a validade, os países decidiram eliminar a cobrança de uma taxa extra feita para a concessão de vistos específicos para viagens de negócio, de estudos e de intercâmbio cultural.
OLHO NO BRASIL
O bom desempenho do Brasil no cenário global em contrapartida à crise que assola a economia na Espanha tem estimulado muitos profissionais espanhóis a aprender o português. O objetivo é turbinar o currículo e, com isso, abrir alguma possibilidade de emprego em terras brasileiras. Atualmente, mais de 1 milhão de espanhóis estão estudando o idioma. Especialistas acreditam que esse número ainda deve crescer consideravelmente nos próximos anos.
INFLAÇÃO DO ALUGUEL
A inflação pelo IGP-M acelerou em maio e atingiu o maior patamar desde julho de 2008, pressionado por maiores custos no atacado, com destaque para o minério de ferro, reajustado recentemente. O indicador subiu 1,19% em maio, após alta de 0,77% em abril, informou a FGV. No ano, o IGP-M acumula alta de 4,79% e nos últimos 12 meses de 4,18%. O índice é utilizado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas como a de energia elétrica.
DESTINOS DE VIAGEM
O programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo, que conta com pacotes especiais para idosos, com condições de pagamento diferenciadas, está oferecendo saídas de 27 cidades para 35 destinos de todos os Estados do país. Santa Catarina tem quatro destinos: Balneário Camboriú, Caldas da Imperatriz, Florianópolis e Gravatal. Desde a sua implementação em 2007, até o ano passado, 390 mil pacotes foram comercializados. Os interessados podem consultar os pacotes no site: www.viajamais.com.br
ICMS
A Secretaria de Estado da Fazenda desenvolveu um sistema de cálculo eletrônico do ICMS devido. A ferramenta está disponível no endereço www.sef.sv.gov.br no link ?Substituição Tributária ? cartilha e cálculo do ICMS devido?. O sistema é de acesso público, sem necessidade de senha. Até o momento, estão disponíveis para cálculo aproximadamente 100 produtos. Os outros entrarão no sistema gradativamente.
CHINESES COMPRAM TERRAS
O primeiro grupo de investidores chineses se prepara para desembarcar no oeste da Bahia. Depois de muitas especulações sobre o interesse de estrangeiros na região, a empresa Pallas International assinou com o governo baiano um protocolo de intenções para se instalar no estado e produzir grãos para exportação, além de atuar em bioernergia. O grupo chinês, formado por investidores privados, mas com o governo da China como sócio, quer comprar de 200 a 250 mil hectares de terras, tanto no oeste da Bahia, quanto na região conhecida como Mapito, o cerrado do Maranhão, Piauí e Tocantins.
PARADA HAVAN
Com a terraplanagem concluída no terreno de frente para a BR-101, em Barra Velha, a Havan inicia as obras de construção do Complexo Turístico Parada Havan, que deve ser inaugurado em setembro. O complexo terá loja Havan, restaurante, franquia do MacDonalds, parque, hotel, posto de combustível e estrutura para viajantes, além de um Centro de Distribuição. Um dos destaques será a Estátua da Liberdade, com 45 metros de altura e mirante. O investimento de R$ 25 milhões vai gerar 400 empregos e incrementar em até 20% a arrecadação tributária de Barra Velha.
NOVAS EMPRESAS
Três distribuidoras de medicamentos estão prestes a instalar filial em Itajaí, que terá pólo de logística para produtos farmacêuticos que serão importados. As européias Nycomed e Roche, bem como a norte-americana Mead Johson, devem ingressar no pólo graças também aos incentivos do pró-Emprego, programa Estadual de relação tributária para atrair investimentos.
ANGELONI
A rede Angeloni completou 52 anos no dia 15 e vai inaugurar a 23ª loja neste ano. Será a segunda em Balneário Camboriú. Passam por todas as unidades 2,2 milhões de clientes por mês. O Angeloni, que foi a primeira loja de autosserviço no Estado, tem 22 supermercados, 19 farmácias, seis postos de combustíveis e um centro de distribuição. A empresa emprega 7 mil pessoas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).