Por Augusto César Diegolli - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Augusto César Diegolli

30/03/2010

IPI DE MÓVEIS
O Ministério da Fazenda reduziu definitivamente de 10% para 5% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre móveis, painéis de madeira, aglomerados e placas laminadas. A medida entrou em vigor dia 1º de abril e faz parte de um "aperfeiçoamento tributário". Com a redução, o governo mantém parte dos incentivos para o setor moveleiro, um dos mais atingidos pela crise financeira internacional e um dos últimos a receber estímulos.

 


FUNCIONÁRIO PÚBLICO
O servidor público que pretende se aposentar e já trabalhou na iniciativa privada pode aproveitar o tempo de contribuição ao INSS para o regime próprio de previdência do funcionalismo e antecipar a aposentadoria. O uso do período trabalhado em um regime para se aposentar no outro está previsto na legislação. Entretanto, não é permitido o mesmo tempo de contribuição para se aposentar duas vezes. A transferência de tempo do regime do INSS para o do funcionalismo público só valerá se esse período não tiver sido aproveitado em outros benefícios previdenciários. É preciso apresentar documentação específica, fornecida pelo INSS e pelo serviço público.

 

 

EMOÇÃO NO BETO CARRERO
Durante a 16ª BNT (Bolsa de Negócios Turísticos Mercosul), que acontece nos dias 21 e 22 de maio em Penha, o Beto Carrero World vai apresentar o Extreme Show, um espetáculo de manobras radicais de carros e motos e efeitos especiais. A arena tem 15 mil m2 e sua área total é de 30 mil m2. A arquibancada comporta 3,5 mil pessoas e é totalmente coberta. Loja de produtos relacionados ao automobilismo, restaurante panorâmico, bar, lanchonete e todos os serviços de apoio e segurança completam a atração. Outro destaque será a sala de simuladores, um espaço que contará com réplicas de carros para os aventureiros experimentarem as manobras radicais.

 

 

HAVAN
A rede de lojas Havan vai inaugurar neste mês de abril, filial em São José dos Pinhais, município da região metropolitana de Curitiba. As obras da 18ª loja da rede e a sétima no Paraná estão em fase final. O investimento é de R$ 10 milhões. A loja terá 4 mil m2 em dois pisos.

 

 

A PERDER DE VISTA
A rede gaúcha de eletrodomésticos Colombo, com muitas lojas em Santa Catarina, aposta nos negócios de longo prazo. Já está vendendo televisores em até 30 meses, no embalo da grande procura, especialmente com tecnologia LCD e de plasma, por causa da Copa do Mundo. Quando a venda é feita em tempo tão dilatado, evidentemente embute juros. A empolgação do consumidor passa pelo valor baixo das prestações.

 

 

POLO PESQUEIRO
Neste mês de abril, Itajaí vai sediar a Feira Internacional de Pesca e Aquicultura, a Aquapescabrasil. O local, definitivamente, não poderia ser outro. A cidade é considerada pólo pesqueiro no Brasil. A perspectiva com o evento é abrir as portas do setor para investidores nacionais e internacionais.

 

 

NOVO AEROPORTO
Está na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa o projeto de lei que autoriza a SC Parcerias a implementar o Complexo Intermodal Catarinense. Trata-se de um terreno de 26 milhões de m2 entre Araquari e Barra do Sul, que vai comportar um novo aeroporto internacional com complexo industrial, terminal logístico para armazenamento de cargas, terminal ferroviário, marítimo e aeroviário para cargas e passageiros.

 

 

SIGILO FISCAL
A proposta feita pelo governo federal que enviou ao Congresso um pacote tributário com o objetivo de arrecadar mais impostos, dando poder de polícia a fiscais federais, estaduais e municipais é um tanto indecorosa. Se aprovada, a fiscalização poderá quebrar sigilo fiscal e penhorar bens sem ordem judicial. A afronta ao Poder Judiciário é evidente e aviltante.

 

 

MUDANÇAS
O presidente da Bunge Alimentos, com sede em Gaspar, Sérgio Waldrich, deve integrar o Conselho de Administração da companhia. A mudança, que extinguiu o cargo, faz parte da plataforma única de atuação da empresa e não deve afetar as atividades administrativas e de produção da unidade de Gaspar.

 


REVISÃO DA POUPANÇA
O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu portaria que impedia o julgamento de 44 mil recursos sobre revisão das cadernetas de poupança, que tiveram a correção prejudicada com a mudança dos planos econômicos. O fim desses julgamentos havia sido determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.