• Janeiro

Mãe de primeira viagem - Jornal Cruzeiro do Vale

Chegou a hora da introdução alimentar

06/12/2019

Que o aleitamento materno é muito importante para o bebê, já é do nosso conhecimento. Mas, por quanto tempo devo dar exclusividade ao leite materno? Segundo o Ministério da Saúde, é até o sexto mês de vida do bebê (salvo algumas situações em que se torna necessário complementar com fórmulas). Após esse período, começamos a chamada Introdução Alimentar.

É nesse momento que a criança começa a incorporar outros alimentos. Prepare sua câmera! Nos primeiros dias, você verá as caretas mais fofas do seu bebê. Vamos começar a oferecer os alimentos aos poucos e de forma gradual. Esteja consciente que nem todos os alimentos serão aceitos pelo seu bebê. Mas, não insista! Se o bebê não quer naquele momento, você pode oferecer o mesmo alimento novamente em outras refeições.

Uma das minhas preocupações na escolha do pediatra era de que eu tivesse confiança de que ele estava fazendo o melhor para a minha filha. E não seria diferente na hora da introdução alimentar. É ali que você vai abrir o leque ao bebê. Ele gostar ou não de algum alimento pode ser uma consequência do que você faz ou fez nesse início.

Se, assim como eu, você achou que deveria bater o alimento no liquidificador, saiba que isto não é indicado. A criança deve sentir a textura dos alimentos e aprender a mastiga-los. Outro detalhe é, que no liquidificador, a comida ficará muito fina e o sabor totalmente misturado, confundindo o paladar do bebê. Qual a forma correta? Amassado. Ficarão pequenos pedaços sólidos e não ficará uma papa única.

Achou que neste primeiro momento está difícil? O ambiente pode ajudar! No momento da refeição, mantenha o local calmo e tranquilo para que ele sinta prazer. De acordo com especialistas, não force se a criança não quer comer e não o castigue. Cada criança tem seu momento de aceitação!

Edição 1930

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.