A importância da rotina do sono - Jornal Cruzeiro do Vale

A importância da rotina do sono

13/09/2019

Quando completou nove meses, minha filha dormiu a noite inteira pela primeira vez. Ufa! Confesso que, principalmente pra mamãe, esse momento é muito aguardado. Com uma minoria de papais sortudos o bebê dorme tranquilamente, por algumas horas seguidas, desde o nascimento. Mas, não ache que com você será assim. Normalmente, esse momento é um desafio e o bebê acorda a cada duas ou três horas durante a noite precisando da sua ajuda para adquirir uma rotina do sono.
Antes de tudo, defina onde você quer que o bebê acostume à dormir. Quando ele estiver sonolento, coloque ele ainda acordado no local desejado e deixe que ele pegue no sono lá naquele cantinho confortável. É muito importante para a segurança do bebê que esse lugar esteja livre de travesseiros, cobertores ou acolchoados, protetores de berço, bichos de pelúcia e brinquedos. E cuidado para não haver muito espaço entre o colchão e a cama. Para as mamães que acham lindo e fazem questão de usar todos esses adereços, eles podem ser colocados quando o bebê não está na cama ou no berço. Desde que meu bebê nasceu, eu pratico a rotina do sono que vou ensinar para você.

Repare em qual horário seu bebê começa a sentir sono a noite, se é às 18h, 19h ou 20h. Acredite, ele vai ditar esse horário para você! A partir daí você vai poder programar um banho seguido da amamentação ou mamadeira, e o que você escolher ou achar mais adequado entre uma música, cantiga de ninar, história, ou talvez uma naninha especial.

Todo esse clima que você cria vai levar o bebê ao sono. Essa mesma rotina deve ser praticada todos os dias para o bebê saber que quando você, por exemplo, dá o banho, alimenta e a coloca a naninha, é hora dele dormir. Por mais que o bebê não durma naquele momento, não salte no primeiro choro. Dê um pouco de tempo para que ele retorne ao sono sozinho. Se ele não voltar a dormir, tente acalmá-lo.

Quer outra dica? Existem aplicativos que você pode escolher alguns sons para tocar, como batidas do coração, som do útero, barulho do aspirador de pó e até do secador. Esses sons, incrivelmente, acalmam o bebê. Experimente e veja qual o seu bebê gosta mais!

 

Edição 1918

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.