Aconselhamento pré-natal - Jornal Cruzeiro do Vale

Aconselhamento pré-natal

15/11/2019

Conforme vimos na semana passada, é muito importante para a sua saúde e a do seu futuro bebê que você tenha um acompanhamento com um obstetra antes mesmo de engravidar. Na primeira consulta já grávida, serão colhidas as seguintes informações: data da última menstruação, data provável do parto, número de semanas de gestação, frequência cardíaca do bebê, altura uterina, peso e pressão arterial, presença ou não de inchaço, resultados de exames de rotina, medicamentos receitados e vacinas aplicadas.

Cada gravidez tem uma situação única e isso pode variar de uma mamãe para outra. Portanto, para que o médico obtenha uma ficha completa da mamãe e do bebê, ele pedirá os seguintes exames: Papanicolau; exame de sangue, urina e fezes; ultrassonografia (a partir da sexta semana) e exame obstétrico.

Nunca compare o seu exame com o de outra pessoa! Sempre aguarde pela opinião médica. É muito importante que o seu médico obstetra esteja por dentro de todos os sintomas que você presencia. Por exemplo: é muito normal você sentir enjoos frequentes e outra mamãe não.

O primeiro ultrassom é solicitado logo na primeira consulta. Ele é feito via transvaginal, geralmente entre 7 e 8 semanas quando já é possível visualizar o saco gestacional e os batimentos cardíacos do embrião. Seus principais objetivos são confirmar a gravidez, quanto tempo de gravidez e determinar a data prevista para o parto.

Entre a 11ª e a 14ª semanas é realizada a ultrassom com translucência nucal, que avalia algumas estruturas fetais, em especial um líquido que fica na região da nuca. O volume aumentado desse líquido pode ser um indicativo de Síndrome de Down ou outras doenças cromossômicas.

Você já deve ter ouvido falar no ultrassom morfológico! Ela é realizada entre a 20ª e 24ª semana de gravidez e deixa você enxergar o bebê com mais detalhes.

E na 35ª semana, próximo de você conhecer o rostinho do seu filho, será analisada a posição do bebê no útero: se ele está encaixado no canal de parto, sentado ou de lado. Também será avaliada a localização da placenta, o volume do líquido amniótico, o tônus muscular, respiração e movimentação do bebê. Todos esses dados são de extrema importância para o planejamento do parto e para prever e evitar complicações.

 

Edição 1927

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.