09/08/2019
Eu sou Ane de Melo, mãe da pequena Laura, de oito meses, e estou aqui pra compartilhar com vocês a minha experiência como mãe de primeira viagem. Esse espaço é destinado às mulheres que estão planejando seu bebê, às que grávidas e também para aquelas que são mamães de primeira viagem, assim como eu.
Até mesmo você, que tem mais de um filho, é mãe de primeira viagem. Isso porque cada filho proporciona uma viagem diferente. Uma experiência nova. Concorda comigo?
Quando eu decidi ser mãe, a maior dúvida que tive foi se eu sentiria que estava grávida. Afinal, quais os sintomas de gravidez antes do atraso menstrual?
Antes do óvulo ser fecundado no seu útero não é possível haver sintomas. Mas, não se desespere! Depois de alguns dias, quando ele começa a ser implantado na parede do útero (chamada endométrio), você pode começar a sentir pequenas cólicas menstruais. É apenas um leve desconforto. Logo começa a produção de HCG (glicoproteína hormonal), ainda não detectável em exames laboratoriais, e também a produção de progesterona. E é com essas mudanças que podem haver dores de cabeça.
Sabe aquelas tonturinhas e quedas de pressão? Elas podem aparecer também e isso se deve à dilatação dos vasos sanguíneos. Assim como durante toda a gestação, no início é muito comum a prisão de ventre. Portanto, já inclua na sua lista de compras líquidos e fibras, pois eles são de suma importância!
Mas, não existe regra!
Você pode sentir todos os sintomas, como apenas um! Isso tudo varia de mulher para mulher!
Por exemplo: você sabia que apenas 30% das mulheres sangram no início da gravidez? É na fase chamada ‘nidação’ que isso acontece. Esse sangramento pode vir como borra de café ou com aspecto rosado em pouca quantidade.
Outro sintoma comum é o cansaço e sono, muitas vezes além do normal. Eles representam o seu corpo alertando que você precisa descansar para algo novo que está acontecendo. Entre os sintomas um pouco mais sutis ainda estão as alterações de humor, dores nos seios, muita fome e enjoos, que podem surgir desde os primeiros dias. A dica é ficar atenta ao seu corpo! Quanto mais você se conhece, mais fácil ficará reconhecer os sintomas!
Quer saber qual o dia certo para tentar engravidar? Esse será o tema da nossa próxima semana! Até lá!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).