18/10/2019
Mamãe e papai, estejam atentos a todos os testes que seu filho precisa realizar assim que nascer. A triagem neonatal é composta por 6 principais testes listados por especialistas, sendo: teste do pezinho, teste das orelhinhas, teste do coraçãozinho, teste do olhinho, teste do quadril e teste da linguinha. Antes mesmo do seu bebê ir para casa, lá no hospital, todos esses testes são oferecidos. É muito importante realizá-los para evitar problemas futuros e contribuem significativamente para a saúde do pequeno.
O mais conhecido é o teste do pezinho. Nesse teste são colhidas algumas gotas de sangue do recém-nascido pelo calcanhar, 48h após o nascimento. Com ele, podem ser detectadas doenças como hipotireoidismo, fibrose cística e anemia falciforme.
Um feixe de luz é direcionado nos olhos do bebê. Se a luz refletir vermelha, significa que está tudo certo com o olhinho. Nesse exame, pode ser detectado problemas graves como tumores e catarata congênita.
No teste das orelhinhas e detectado níveis de surdez, até aquelas mais severas e profundas. É utilizado um aparelho parecido com um fone que emitirá um som específico estimulando o cérebro a responder.
Nesse teste é observado se há freio na língua. Caso o bebê tenha língua presa o pediatra já identifica e faz um procedimento rápido chamado frenotomia, que é um pequeno corte.
Doenças genéticas cardíacas serão identificadas nesse teste. Realizado dentro de 24h após o nascimento, é colocado um aparelho na mão e no pé esquerdo medindo a concentração de oxigênio no sangue.
Com movimentos de manobra feitos pelo médico logo após o parto, é verificado se há alguma luxação congênita no quadril.
Além desses procedimentos, normalmente é feito um exame para descobrir o tipo de sangue do seu bebê. A amostra de sangue deve ser coletada 48h após o nascimento.
Se na maternidade esses testes não foram realizados, procure um Posto de Saúde. E se houver qualquer alteração nos exames, procure um especialista e faça o acompanhamento. Dessa forma, você evita complicações no futuro. Saúde para as nossas crianças!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).