23/08/2019
Já ouviu a expressão a expressão ‘grávida tem que comer por dois’? Eu ouvi. E muito! Mas, será que realmente é assim? Você sabe quais alimentos são importantes para que tenhamos uma gestação saudável?
Comer por dois é MITO. Inclusive, o ganho de peso excessivo durante a gestação pode gerar problemas como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. Portanto, uma dieta balanceada é regra para a futura mamãe.
Papai, vamos ajudar nas compras? A nutricionista Carla Chiesa lista alguns nutrientes e alimentos necessários durante a gestação e alerta para os que devem ser evitados e até mesmo monitorados, para evitar reações adversas ou contaminações que podem fragilizar a saúde da mãe.
Carboidratos: pães e cereais integrais;
Fósforo: carnes magras e laticínios;
Proteínas: carnes, feijões, leite e derivados;
Vitamina D: leite enriquecido, manteiga, ovos e fígado;
Gorduras: carnes, leite e derivados, abacate, azeite e salmão, entre outros;
Vitamina B3: verduras, legumes, gema de ovo, carne magra, leite e derivados;
Vitamina B6: trigo, milho, fígado, frango, peixe, leite e derivados;
Vitamina B1: carnes, cereais integrais, frutas, ovos e legumes;
Vitamina A: leite e derivados, gema de ovo, fígado, laranja, mamão, couve e vegetais amarelos.
Cafeína, frituras, gorduras, condimentos fortes, queijo fresco de leite não pasteurizado, álcool, alimentos que aumentam a formação de gases, como grãos, feijão, repolho, couve-flor e bebidas gaseificadas, carne malpassada, peixe cru, mariscos e maioneses.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).