Por Herculano Domício, edição especial 21.12.2010 - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício, edição especial 21.12.2010

20/12/2010

Coluna extra

A cidade está de férias. Os fatos e as notícias, não.  O jornal impresso factual está de férias (hoje circula o especial de Natal, apenas). A internet, não. Os políticos tramam. Reuniões. Visitas. Telefonemas. Comemorações. Perdões. Então eu estou de plantão. Estou olhando a maré. A coluna ?Olhando a Maré? tirou a merecida folga do jornal impresso, mas terá edições extras aqui no portal do Cruzeiro do Vale até a primeira semana de Janeiro quando ela retorna a circular. Estamos atualizando os fatos para você. Participe com a sua opinião.

Atitude

Eu registrei na minha última coluna impressa (17.12.2010) de que o deputado Federal Décio Neri de Lima, PT, foi o único catarinense com assento no Congresso Nacional que votou contra o aumento (absurdo e abusivo ? mas permitido constitucionalmente) dos vencimentos deles próprios. Choveu e.mails (inclusive de políticos conhecidos daqui). Uns elogiaram a postura do deputado. Entretanto, a maioria sugeriu ao nobre parlamentar que, para ele não parecer falso, oportunista e demagogo no gesto que fez, Décio deveria renunciar a este aumento ou então, repassá-lo integralmente, todos os meses, à uma instituição da região. Está ai mais um bom desafio para o currículo do deputado.

Ponte

É apenas uma sinalização, mas significativa. Quem leu a edição 639, Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet - desta Segunda-Feira, dia 20.12.2010 viu na página 121, o  ?Aviso da Concorrência nº 132/2010? do município de Gaspar. É para a ?pré-qualificação, visando à seleção de empresa , isoladamente ou consórcio, para execução de obras e serviços para a construção de Ponte sobre o Rio Itajaí Açu e Sistema Viário. A entrega dos envelopes contendo os documentos de Habilitação e a Proposta Comercial deverá ocorrer até às 10h do dia 03/02/2011, no Depto. de Compras do Paço Municipal ?. Resumindo, trata-se do primeiro passo para receber verbas e construir a ponte do Vale e seus acessos. Ufa!

Delegado

O gasparense Paulo Norberto Koerich irá para a diretoria da Polícia Civil no novo governo de Raimundo Colombo, DEM. Paulo é o delegado titular da Comarca. Ganha a Polícia Civil catarinense, perde Gaspar. Os bandidos (e alguns políticos) daqui ficarão mais a vontade.

O PP e Zuchi I

Esta informação eu a publiquei na Sexta-Feira, dia 17.12.2010. ?O vereador José Hilário Melato, PP, reuniu-se ontem, Quinta-Feira, à noite, com o outro vereador do partido, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú. A reunião foi na casa da sua assessora Janete da Silva e estavam presentes outros "assessores". Na pauta a ocupação de cargos no ano que vem no "novo" governo de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Na hora da reunião, o presidente do PP gasparense, Clarindo Fantoni, foi visto passeando com a sua família na cidade. Melato e Lú dizem que querem no mínimo duas secretarias, além de muitos outros espaços como troca da maioria que dão e vão dar na Câmara, do desgaste que vão ter na imprensa e eleitorado, além da "assessoria manobrista" do Melato sobre os demais vereadores. É o PP, com donos, minguando e caminhando para o cadafalso?.

O PP e Zuchi II

Clarindo Fantoni, como presidente do PP de Gaspar, admite que foi ao encontro Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, na prefeitura, num meio-dia qualquer da semana passada. E dos dois ouviu a oferta de uma secretaria para o PP. Ficou de estudar e foi embora. Se ficou de estudar, então qual é a razão pela qual não convocou o diretório do PP para expor a situação e democraticamente tomar uma posição partidária?Por que o assunto é conduzido por José Hilário Melato e quase em segredo? Melato é o PP? No PT (ou parte dele), todavia, a história que se conta é bem outra. Alguns petistas acham que isto é coisa de panelinha e de gente desempregada do PP. Como assim?

O PP e Zuchi III

As minhas fontes dentro do PT inconformado, dizem que o PP pediu três secretarias: a da Agricultura para o André Waltrick; a de Desenvolvimento Social para a Janete Silva e o Samae para o próprio José Hilário Melato. Não se falou neste assunto, mas convém ressaltar que por vias tortas o PP já tem uma pasta no governo Zuchi: a secretaria da Saúde, com Francisco Hostins Júnior (mas que o padrinho não é exatamente o PP). Mais, o PP quer ser vice do PT na próxima eleição. É isso mesmo. Esse pedido foi levado ao Zuchi e a Mariluci pelo Melato e depois pelo Clarindo.

O PP e Zuchi IV

Ontem,  Segunda-Feira dia 20, testemunhas viram a romaria do PP ao Paço.  O PP é guloso. Pede dez para levar três ou pede para inviabilizar. Quer mais cargos menores, inclusive o Ditran. O PT está tiririca. E o mais nervoso deles é o Lovídio Carlos Bertoldi, ex-presidente do PT, ex-coordenador da campanha de Zuchi e Mariluci e atualmente presidente do Samae. O outro incomodado é o chefe de gabinete Doraci Vans. Ambos sabem que o acerto com o PP, na voracidade que eles querem, corta cabeças, provoca danças das cadeiras, e desempregos da companheirada petista de Gaspar e da região. A  secretaria da Agricultura é quase certa para o PP, mas neste caso Zuchi e Mariluci já avisaram que não abrem mão do diretor geral Alcides da Silva (quem manda). E se Melato se torna o homem do Samae, Wando Andriete que representa o Barracão e a Bateias, por sua vez assume na Câmara e vira marionete do PP (leia-se Melato) para o PT.

O PP e Zuchi V

Os jogos, disfarces e mentiras são grandes. Empreguismo, oportunismo e a montagem do xadrez de 2012. As conversas do PP com o PT em Gaspar têm também como objetivo colocar o pretenso candidato do PMDB, Oswaldo Schneider, o Paca, na parede. Clarindo e Melato já conversaram com o Paca e ele se fez de desentendido. Há mais dois recados. Um trata-se de uma conspiração regional. O PP de João Pizzolatti Júnior (pego no contrapé do Ficha Limpa) se arma em Blumenau com a família Décio e Ana Paula Lima. Um (Pizzolatti) para dar o troco em João Paulo Kleinubing, DEM, e o outro  (Décio)retomar a prefeitura para o PT. E isto acontecendo ficaria uma campanha alinhada. O outro recado é do próprio Zuchi a determinados empresários apoiadores que estariam se bandeando para o lado do Paca como resultado de uma administração cheia de futricas, poucas realizações e perspectivas.

O PP e Zuchi VI

Como se vê, tudo é jogo entre pessoas e de se estar agarrado a qualquer custo ao poder. Só isso. Projeto para a cidade,cidadãos, e cidadãs, nada. À sociedade, uma banana. O PP de Gaspar não se importa com um possível desgaste, de ser um partido sem expressão e claramente com donos. Até agora, o PP não disse como ele vai contribuir para mudar o caos e as dúvidas em que está metida a atual administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. Ou seja, vamos continuar sofrendo e os políticos se deliciando; vamos continuar reclamando e eles ganhando os nossos votos. Acorda, Gaspar.

Recado

Parte do PT, mas principalmente o prefeito Pedro Celso Zuchi avalia que a proximidade do PT com o PP em Gaspar, faria com que a imprensa que os desnudam na inércia e incompetência, seria mais complacente. O PP faria este serviço. Estão apostando em fichas erradas neste cassino da falta de vergonha na cara. A banca vai quebrar outra vez. Esse pessoal não se emenda mesmo.

 

 

Comentários

Jukinha
22/12/2010 21:18
Conversava com o Vereador rodrigo altoff e ele me relatou que tb fez uma emenda no orçamento do ano que vem, passando 50 mil da assessoria de comunicacao e do gabinete do prefeito para o Hospital e o prefeito nao aprovou.
Prova que realmente ele prefere usar o dinheiro para outras coisas e nao colabora com o hospital como prometeu.
Carlinhos
22/12/2010 13:02
Eita Dr Herculano o senhor é incrivel, tirou gente boa da toca, e o cara mostrou para o que veio.

Mais assistindo o jornal do almoço de agora a pouca, a reporte falou que a unica chamada no dia de ontem por causa das chuvas, foi de uma moradora do bairro sete de setembro da rua João Silvino da Cunha, pois a casa dela foi alagada, ocorre que aquela localidade tem as aguas escoada atraves daquela tubulação que passa em baixo da onde esta sendo construido a feira livre.

Gostaria que o presidente da associação de moradores o Sr. Vitorio tomasse alguma providência pois ouvi ele falar na radio Sentinela que iria tomar providencias, pois aquela construção estaria inregular.

O que ele tá esperando, será que ele quer ver o bairro ficar embaixo d agua.

Acorda seu Vitorio.
Aurelio Marcos de souza
22/12/2010 12:13
O nosso grande mau, caro colunista, é não chamarmos a responsabilidade para nós, sempre queremos que o alguém resolva os nossos problemas.

Assim se torna fácil administrar, pois todas as soluções têm que vir de fora, soluções estas que não foram poucas para o nosso município, como foi o exemplo da construção da ponte da Rua Vidal Flavio Dias e da novela que foi a remoção da barreira no Arrail.

Digo isto meu caro colunista por que na segunda feira à noite participei de um jantar de confraternização de encerramento das atividades do ano de 2010 promovido pela ADARB (Associação dos Desabrigados da Região dos Baús), e fique admirado com as soluções encontradas por aquela associação, associação que ajudou 40 famílias com até 10 mil reais em matérias de construção, e entregou 2 residências completas à desabrigados, conforme prestação de contas realizadas.

Assim Herculano resta provado que chamar a responsabilidade para ?si e a melhor coisa a fazer, do que ficar esperando as soluções de fora e tentando tampar o sol com a peneira.


Herculano
22/12/2010 09:22
Gaspar ficou alagada ontem a noite. Uma vergonha. O prefeito em entrevista diz que se o novo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, DEM, cumprir o que prometeu, Gaspar vai melhorar. Outra vergonha. Inacreditável. É uma assinatura da incapacidade administrativa doExecutivo gasparense. E agora terá o aval do PP de Gaspar para todas essas barbaridades.

Pedro Celso Zuchi e a sua Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT, deviam cobrar deles mesmos o que prometeram (e diziam serem capazes) na campanha para os gasparenses; o que a senadora Ideli Salvatti prometeu para ele e os gasparenses; o que o governo Lula prometeu, diz que fez e faz pelo Vale e os gasparenses; o que aquela empresa companheira de Itajaí contratada a peso de ouro para trazer recursos de Brasília não traz; além de aplicar as verbas que assinaram várias vezes (pelo menos anunciaram nas entrevistas montadas) e que de concreto, por enquanto por aqui, nada se fez. Voltarei ao assunto na próxima edição extra da coluna. Acorda, Gaspar.
Jaisom Barreto
22/12/2010 08:36
Sr.Ilmo.Dr. Herculano

a minha admiração pelo senhor só cresce a cada dia, pois tenho que na sua pessoa, um homem de carater e bom censo, por isso lhe pesso se for possível postar esse comentário, este está mais certinho, não correto sabe, certinho.

Partidos e filiados em Gaspar

10 - PRB - 95 11 - PP - 1.118
12 - PDT - 317 13 - PT - 582
14 - PTB - 59 15 - PMDB - 1.938
17 - PSL - 1 20 - PSC - 5
22 - PR - 105 23 - PPS - 200
25 - DEM - 962 27 - PSDC - 3
28 - PRTB - 1 31 - PHS - 14
36 - PTC - 3 40 - PSB - 64
43 - PV - 67 44 - PRP - 1
45 - PSDB - 635 50 - PSOL - 4
65 - PC DO B - 11
TOTAL 6.185

A poli aliança se fez vitoriosa com os seguintes partidos PSDB, PMDB, DEM, PPS, PTB, PSL, PSC, PTC, PRP e veja bem foi feito um acordo entre homens de palavra, que cada um teria a participação de acordo com a votação, que assim ficou definida a cota do Governador é 20% dos cargos, DEM 20%, PMDB 32% e o PSDB com 30% o PPS 2% e o PTB 2% O restante dos nanicos que não elegeram Deputados ficaram com a sobra de 4%.
Então o que é errado em Gaspar é os representantes dos partidos respeitarem o acordo que não é deles e chamarem os outros para que representem o que é seu de direito e não se apropriarem como se deles fosse, se isso não ocorrer será um estelionato.
Só assim começaremos a ter uma Gaspar de homens de palavra e com um futuro político representativo, se perdemos o respeito por tão pouco é evidente que não teremos uma representatividade maior e não é com violação de direitos alheios mesmo que amarrados na palavra que nos tornamos lideres.
Para finalizar estou quase me sentindo como o verdadeiro Jaisom Barreto, levem a serio ou não o povo ira ficar sabendo.
Aurélio Marcos de Souza
21/12/2010 22:40
Doutor Herculano como sempre no jogo político os apoiadores (coligados) perdem seu motivo de ser logo após as eleições, digo isto por que o PPS participou coligado a dois outros partidos em Gaspar quando das eleições de 2008. Não logramos êxito em colocar um vereador do PPS, mas colaboramos para colocar um vereador da coligação, vereador este que teve logo em seguida ao pleito o mal da Amnésia, esquecendo de que foi eleito por uma coligação.Sem a qual não lograria êxito.

Assim Doutor não seria diferente para com estas eleições, posto que após a apuração em especial no município de Gaspar, o partido o qual empresta a sigla ao nosso Governador, apresentou-se como o vitorioso, esquecendo que os votos aqui conquistados foram em face de um trabalho em grupo, e não de uma só andorinha.

Por fim caro Colunista, não fomos convidados a participar ou mesmo indicar nomes que pudessem colaborar com o governo que ajudamos a conquistar. De outro norte tenho que as indicações realizadas pelas outras agremiações municipais de tudo farão para bem levar o nome do município Gaspar, aos quatro cantos do estado Barriga Verde. Isto se forem nomeadas!.
Herculano
21/12/2010 21:45
Caro Aurélio Marcos, presidente do PPS de Gaspar.

Pelo que vejo, o PPS está acordado. Prontamente se posicionou, diferente dos demais partidos. Eles como sempre, entocados, à espreita de oportunidades e disfarçando o jogo (que as vezes só assistem depois de buscar o voto da comunidade com a promessa de serem atores de fato no "campo da batalha" política administrativa).

Dr. Aurélio, pelo que entendi o PPS de Gaspar não indicou ninguém apesar de ser governo. Uma dúvida: não fez isso porque não achou o momento apropriado, porque não quer indicar e prefere que os partidos maiores (até agora na moita) indiquem os seus, ou não tem quem indicar para representar o partido e a comunidade gasparense?
Aurélio Marcos de Souza
21/12/2010 20:48
Herculano, primeiramente é uma grande satisfação em voltar a ler seus comentários, estes que indiscutivelmente se mostram pontuais e esclarecedores.

Caro Colunista, fui agraciado com o privilégio de conhecer um cidadão com grande visão política e sociológica do município de Gaspar. Está pessoa com seu conhecimento, me disse, que o grande homem de política não apresenta somente um projeto para ser eleito, mais sim deve apresentar um projeto de bem governar após sua vitória.

Assim nos do Diretório Municipal do PPS, sempre estaremos abertos a dialogar, desde de que o bem comum esteja em pauta, e não o clientelismo partidário.
Herculano
21/12/2010 18:54
Da série perguntar não ofende:

Quem de Gaspar o DEM, o PMDB, o PSDB e o PPS indicaram para representar omunicípio no governo de Raimundo Colombo, do DEM? Se indicaram, quais os compromissos do indicado para com a cidade?

Pensando bem, qual é mesmo o compromisso de Colombo com Gaspar? Se Luiz Henrique da Silveira continuar a mandar no governo do estado como insinua, Gaspar vai continuar à míngua. Só para recordar: em seis meses, um tal de Leonel Arcanjo Pavan e Raimundo Mette, ambos do PSDB, fizeram mais por Gaspar do que LHS e Paulo França juntos em quase oito anos de governo. Um venceu de forma espetacular e o outro, provou mais uma vez, que é ruim de voto mesmo com uma máquina formidável na mão. Também pudera...
Jaisom Barreto
21/12/2010 13:25
Sr. Herculano

Na primeira gestão de Celso Zuchi, existiu uma dupla no Ditran, secretaria recem implanta e que se não fosse os desmando de ambas as gestões teria dado muito certa, mas para que serve o Ditran hoje, para deixar carros parados amedrontando caminheneiros sem gurdas para orientação.
Hamm voltando a dupla, um voltou ao PT agora o outro foi candidato a vereador pelo PP, conseguiu 100 e uns tantos votos, e que o Melato ofeceu vaga de assessor e o PT não deixou, mas foi ele que foi a capital paranaense estudar o transporte coletivo e tentou implantar aos mesmos moldes aqui, o nosso sistema, se deve a ele (geografo; formado pela Univali, profissional competente, mas foi triturado na cidade, queimado mesmo) o trabalho de conclusão de curso (TCC) desse individuo, o contorno viario de Gaspar, mas esse caiu no porão do esquecimento como diz Roberto Jefferson, (aquele que denunciou o mensalão).
Já o outro pobre coitado ta, mas ta la no 5º escalão e ninguem sabe que existe, arrumaram um vaguinha como encanador e agora foi transferido pra sabe la o que.
Finalizando, então isso prova que ai dentro do Paço, todos os interesses são voltados exclusivamente ao interesse pessoal, nada para que o municipio se desenvolva, eles tem muito medo que alguem estude Gaspar e apresente algo que realmente os tire a mamata que administrar um conchavo politico, e mesmo que o Sr. não goste e outros não gostem todos podem se reabilitar.
Paka
Adilsom
Celso de Oliveira
Melato
onde vamos colocar o suplente do PV nessa história
o Alceu
o Pepê
e até o POLI porque não?
a Marilucci comprando votos com biquinies
a mentira do Jorge que não entregou o ginasio do Bela Vista
olha ouve uma mensão onrosa aos colorados de Gaspar enquanto so Sr. estava de ferias.
Deveria ter uma mensão ao MAZEMBE agora, kkkkkkkkkkkkkk
pagar vereador para isso, é o fim, c amaradas de vereadores de Gaspar a qui se faz teatro.
Herculano
21/12/2010 12:16
Para completar a coluna: o PT ficou de dar uma resposta ao PP, amanhã, Quarta-Feira, dia 21.12; a comitiva oficial do PP era formada por Clarindo Fantoni, Hilário José Melato e Flávio Bento da Silva (Sombrinha); fontes ligadas ao Melato ligaram-me para dizer que a Executiva do PP se reuniu para avaliar a coligação com o PT, resumindo: eram oito integrantes e só um votou contra, exatamente o presidente Clarindo Fantoni. Entretanto como ele é o presidente e a maioria manda, ele foi incluído na procissão da negociação. Hum! Estranho mesmo é o aparente "silêncio" de Pedro Bornhausen.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.