20/12/2010
Coluna extra
A cidade está de férias. Os fatos e as notícias, não. O jornal impresso factual está de férias (hoje circula o especial de Natal, apenas). A internet, não. Os políticos tramam. Reuniões. Visitas. Telefonemas. Comemorações. Perdões. Então eu estou de plantão. Estou olhando a maré. A coluna ?Olhando a Maré? tirou a merecida folga do jornal impresso, mas terá edições extras aqui no portal do Cruzeiro do Vale até a primeira semana de Janeiro quando ela retorna a circular. Estamos atualizando os fatos para você. Participe com a sua opinião.
Atitude
Eu registrei na minha última coluna impressa (17.12.2010) de que o deputado Federal Décio Neri de Lima, PT, foi o único catarinense com assento no Congresso Nacional que votou contra o aumento (absurdo e abusivo ? mas permitido constitucionalmente) dos vencimentos deles próprios. Choveu e.mails (inclusive de políticos conhecidos daqui). Uns elogiaram a postura do deputado. Entretanto, a maioria sugeriu ao nobre parlamentar que, para ele não parecer falso, oportunista e demagogo no gesto que fez, Décio deveria renunciar a este aumento ou então, repassá-lo integralmente, todos os meses, à uma instituição da região. Está ai mais um bom desafio para o currículo do deputado.
Ponte
É apenas uma sinalização, mas significativa. Quem leu a edição 639, Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet - desta Segunda-Feira, dia 20.12.2010 viu na página 121, o ?Aviso da Concorrência nº 132/2010? do município de Gaspar. É para a ?pré-qualificação, visando à seleção de empresa , isoladamente ou consórcio, para execução de obras e serviços para a construção de Ponte sobre o Rio Itajaí Açu e Sistema Viário. A entrega dos envelopes contendo os documentos de Habilitação e a Proposta Comercial deverá ocorrer até às 10h do dia 03/02/2011, no Depto. de Compras do Paço Municipal ?. Resumindo, trata-se do primeiro passo para receber verbas e construir a ponte do Vale e seus acessos. Ufa!
Delegado
O gasparense Paulo Norberto Koerich irá para a diretoria da Polícia Civil no novo governo de Raimundo Colombo, DEM. Paulo é o delegado titular da Comarca. Ganha a Polícia Civil catarinense, perde Gaspar. Os bandidos (e alguns políticos) daqui ficarão mais a vontade.
O PP e Zuchi I
Esta informação eu a publiquei na Sexta-Feira, dia 17.12.2010. ?O vereador José Hilário Melato, PP, reuniu-se ontem, Quinta-Feira, à noite, com o outro vereador do partido, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lú. A reunião foi na casa da sua assessora Janete da Silva e estavam presentes outros "assessores". Na pauta a ocupação de cargos no ano que vem no "novo" governo de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. Na hora da reunião, o presidente do PP gasparense, Clarindo Fantoni, foi visto passeando com a sua família na cidade. Melato e Lú dizem que querem no mínimo duas secretarias, além de muitos outros espaços como troca da maioria que dão e vão dar na Câmara, do desgaste que vão ter na imprensa e eleitorado, além da "assessoria manobrista" do Melato sobre os demais vereadores. É o PP, com donos, minguando e caminhando para o cadafalso?.
O PP e Zuchi II
Clarindo Fantoni, como presidente do PP de Gaspar, admite que foi ao encontro Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, na prefeitura, num meio-dia qualquer da semana passada. E dos dois ouviu a oferta de uma secretaria para o PP. Ficou de estudar e foi embora. Se ficou de estudar, então qual é a razão pela qual não convocou o diretório do PP para expor a situação e democraticamente tomar uma posição partidária?Por que o assunto é conduzido por José Hilário Melato e quase em segredo? Melato é o PP? No PT (ou parte dele), todavia, a história que se conta é bem outra. Alguns petistas acham que isto é coisa de panelinha e de gente desempregada do PP. Como assim?
O PP e Zuchi III
As minhas fontes dentro do PT inconformado, dizem que o PP pediu três secretarias: a da Agricultura para o André Waltrick; a de Desenvolvimento Social para a Janete Silva e o Samae para o próprio José Hilário Melato. Não se falou neste assunto, mas convém ressaltar que por vias tortas o PP já tem uma pasta no governo Zuchi: a secretaria da Saúde, com Francisco Hostins Júnior (mas que o padrinho não é exatamente o PP). Mais, o PP quer ser vice do PT na próxima eleição. É isso mesmo. Esse pedido foi levado ao Zuchi e a Mariluci pelo Melato e depois pelo Clarindo.
O PP e Zuchi IV
Ontem, Segunda-Feira dia 20, testemunhas viram a romaria do PP ao Paço. O PP é guloso. Pede dez para levar três ou pede para inviabilizar. Quer mais cargos menores, inclusive o Ditran. O PT está tiririca. E o mais nervoso deles é o Lovídio Carlos Bertoldi, ex-presidente do PT, ex-coordenador da campanha de Zuchi e Mariluci e atualmente presidente do Samae. O outro incomodado é o chefe de gabinete Doraci Vans. Ambos sabem que o acerto com o PP, na voracidade que eles querem, corta cabeças, provoca danças das cadeiras, e desempregos da companheirada petista de Gaspar e da região. A secretaria da Agricultura é quase certa para o PP, mas neste caso Zuchi e Mariluci já avisaram que não abrem mão do diretor geral Alcides da Silva (quem manda). E se Melato se torna o homem do Samae, Wando Andriete que representa o Barracão e a Bateias, por sua vez assume na Câmara e vira marionete do PP (leia-se Melato) para o PT.
O PP e Zuchi V
Os jogos, disfarces e mentiras são grandes. Empreguismo, oportunismo e a montagem do xadrez de 2012. As conversas do PP com o PT em Gaspar têm também como objetivo colocar o pretenso candidato do PMDB, Oswaldo Schneider, o Paca, na parede. Clarindo e Melato já conversaram com o Paca e ele se fez de desentendido. Há mais dois recados. Um trata-se de uma conspiração regional. O PP de João Pizzolatti Júnior (pego no contrapé do Ficha Limpa) se arma em Blumenau com a família Décio e Ana Paula Lima. Um (Pizzolatti) para dar o troco em João Paulo Kleinubing, DEM, e o outro (Décio)retomar a prefeitura para o PT. E isto acontecendo ficaria uma campanha alinhada. O outro recado é do próprio Zuchi a determinados empresários apoiadores que estariam se bandeando para o lado do Paca como resultado de uma administração cheia de futricas, poucas realizações e perspectivas.
O PP e Zuchi VI
Como se vê, tudo é jogo entre pessoas e de se estar agarrado a qualquer custo ao poder. Só isso. Projeto para a cidade,cidadãos, e cidadãs, nada. À sociedade, uma banana. O PP de Gaspar não se importa com um possível desgaste, de ser um partido sem expressão e claramente com donos. Até agora, o PP não disse como ele vai contribuir para mudar o caos e as dúvidas em que está metida a atual administração de Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa. Ou seja, vamos continuar sofrendo e os políticos se deliciando; vamos continuar reclamando e eles ganhando os nossos votos. Acorda, Gaspar.
Recado
Parte do PT, mas principalmente o prefeito Pedro Celso Zuchi avalia que a proximidade do PT com o PP em Gaspar, faria com que a imprensa que os desnudam na inércia e incompetência, seria mais complacente. O PP faria este serviço. Estão apostando em fichas erradas neste cassino da falta de vergonha na cara. A banca vai quebrar outra vez. Esse pessoal não se emenda mesmo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).