12/01/2017
PROPAGANDA ENGANOSA I
A notícia da abertura da Ponte do Vale, em Gaspar, fez manchete dos outros veículos. Aqui nesta coluna, ela foi diferente. Ia-se inaugurar o que não estava pronto e por birra, vaidade, irresponsabilidade... Causaria prejuízos pelo improviso, numa festa política partidária e muito particular. Fui ridicularizado (e desmentido não só pelos políticos). E qual foi a manchete de todos na terça, menos na coluna: a ponte que não estava pronta, fechou para terminar e dar segurança ao povo que a pagou e esperou tanto tempo para nela passar. Falta esclarecer quanto de verdade a ponte custou, quanto dinheiro a prefeitura botou nela e quanto e porquê vão ser devolvidos recursos ao governo Federal como anunciou à RBS, o ex-prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e “esqueceu” de questioná-lo o ponto fora da curva (menos aqui).
PROPAGANDA ENGANOSA II
Há dois tipos de pragas que infestam as redações hoje em dia: os preguiçosos (por incapacidade profissional, atrelamento às verbas ou à corrupção miúda) e os ativistas ideológicos. Todos os dois, formados em universidades, com os mesmos vieses - traem o seu principal cliente de seus negócios e razão de ser da profissão: o leitor, o ouvinte, o telespectador. O cliente é enganado e às vezes, até paga para ter informação confiável e a recebe comerciais disfarçados de notícia e reportagem. Na outra ponta idealista, está à proteção aos amigos da causa ideológica. Bosta disfarçada de jornalismo.
PROPAGANDA ENGANOSA III
O Cruzeiro do Vale até fez manchete dizendo que a ponte do Vale seria inaugurada e interditada. Eu, antes já tinha escrito isso. Mas, a toda poderosa RBS TV de Blumenau, veio aqui no dia da “inauguração”, e já reportei isso em artigo, afirmando, repito afirmando, de que a interdição, era um boato espalhado por gente mal informada ou afeita a colocar lenha na fogueira contra o PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi e mais um monte de agentes políticos que passaram oito anos se estabelecendo na propaganda enganosa para os analfabetos, ignorantes e desinformados. Com isso, alimentaram os fanáticos, fizeram a alegria de repórteres, editores, donos de publicações amigos, preguiçosos, negociantes ou ideológicos. Mandaram bananas para os leitores, ouvintes e telespectadores.Vergonha.
PROPAGANDA ENGANOSA IV
Ora! Quem escreveu que a ponte do Vale seria inaugurada e interditada em seguida, foi a própria prefeitura num press release. Não inventei, apenas antecipei por fontes que possuo. O Cruzeiro do Vale apenas reproduziu uma informação oficial, do site oficial, que os outros sonegaram ou nem leram. Mais realistas do que o rei. Só 20 dias depois da inauguração, a RBS “constatou” os defeitos da ponte que não “conseguiu” ver “in loco” no dia da inauguração e estava visível para todos. Impressionante a preguiça, a má-fé ou o jogo de interesses.
PROPAGANDA ENGANOSA V
Agora essa mesma imprensa - a que escondeu ou tentou desmentir o que a própria prefeitura anunciou e recuou - faz manchete do fechamento da ponte do Vale e de todas as coisas que estão nela pela metade, as quais causam prejuízos à obra e aos que passavam por ela. Os mesmos que preferiram me desmoralizar, desacreditarem o Cruzeiro do Vale, ou ficarem quietos com as migalhas que receberam ou deviam de favor ao PT, a Décio, a Ana Paula, a Zuchi..., resolveram acordar para agradar aos novos donos do poder. Vergonhoso. Entenderam a razão pela qual a coluna é a mais acessada e lida? Acorda, Gaspar!
QUE VENHA 2017 I
A promotora Chimelly Louise de Resenes Marcon, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar, é mais famosa pelo que ela faz na Moralidade Pública. Entretanto, um levantamento, mostra que Chimelly é uma implacável “operária” (com uma equipe restrita e também altamente produtiva) na área criminal, com uma alta taxa de resolutividade. Para Chimelly, foram remetidos em 2016, 1.666 inquéritos policiais. Deles foram elaborados 606 atos conclusivos e 1.076 atos intermediários, dentre eles 211 denúncias, 287 arquivamentos e 108 transações penais. Foram também apresentadas 133 alegações finais, 81 peças recursais e 852 manifestações em ações penais já em curso. Houve participação em 536 audiências judiciais e 3 sessões do Tribunal do Júri, de onde saíram condenados 5 réus. Ufa!
QUE VENHA 2017 II
O grande destaque, todavia, que ela ganhou principalmente aqui e na mídia, foi na Curadoria da Moralidade Administrativa. E por que? Porque trata de políticos, poder, poderosos, dúvidas, falta de transparência na gestão pública e uso indevido dos pesados impostos dos contribuintes. É o foco desta coluna, a mais lida no jornal e mais acessada no portal do Cruzeiro do Vale. Foram instaurados 93 procedimentos extrajudiciais (inquéritos civis e notícias de fato) e realizados 772 atos de instrução, sendo inquiridas 152 pessoas perante Órgão de Execução. Das investigações em andamento, 59 foram justificadamente arquivadas e 11 culminaram no ajuizamento de ações civis públicas, permanecendo sob apuração 34 procedimentos. Um recorde, como na Lava Jato e guardada as proporções, assustou muita gente de Gaspar e Ilhota “acima de qualquer suspeita” ou que se achava livre dos questionamentos. Eles, por todos os meios, sempre torceram para a promotora Chimelly ir embora daqui. Mas...
Esta é a primeira coluna do ano para o jornal impresso Cruzeiro do Vale. E a ponte do Vale fez mudar o tema.
A Olhando a Maré, todavia, não ficou de férias, como quase todas por aí. Há oito anos que não tira férias. Foi líder de acesso no portal do Cruzeiro do Vale. Leitores e leitoras não tiram férias. Afinal, o smartphone não para, mesmo nas viagens por qualquer canto.
Ilhota em Chamas. O prefeito Érico de Oliveira, PMDB, diz que nomeou apenas quatro secretários. Tudo para economizar. Parece que ele se perdeu nas contas. São quatro ou seis? Ou dois deles estão, mas não são secretários? Quem?
Ilhota em Chamas. Administração e Finanças, Aline Deschamps; Educação, Andréa Quintino; Saúde, Jocelene Silveira; Assistência Social, Rosi Voltolini; Transportes, Uilian Bork: Indústria e Comércio, Paulo Roberto Drun.
Destino. A ex-vereadora e ex-candidata a prefeita, Andreia Symone Zimmermann Nagel, PSDB, a mais contundente crítica do ex-prefeito Pedro Celso Zuchi e do PT, saiu da sua casa na Lagoa na terça-feira. E via a ponte dos Sonhos, em Ilhota. Queria retornar de bicicleta à sua casa pela ponte do Vale, usando a rodovia Jorge Lacerda. Quase 30 quilômetros.
Quando chegou à ponte do Vale, a RBS a entrevistou sobre a interdição da ponte. Duas coisas: a RBS não conhece Gaspar e não reconheceu Andreia. Mesmo assim, o PT de Gaspar achou que foi armação, apesar de Andreia não participar até mesmo indiretamente do governo de Kleber Edson Wan Dall, PMDB.
O PT de Gaspar, mandado pelo de Blumenau, classificou tudo como armação do PMDB usando a Andreia, exatamente porque o PT está acostumado a isso. As manchetes nacionais não deixam dúvidas.
Do ex-prefeito Pedro Celso Zuchi, à RBS, em off, sobre inaugurar algo que não estava pronto: era para forçar a Artepa Martins terminar a obra. Como? Colocando em risco a obra, onerando mais o município e expondo os motoristas, ciclistas e pedestres à acidentes?
O Ministério Público está interessado nessa história da inauguração da ponte do Vale. Vai ser mais uma festa com gosto de ressaca. Acorda, Gaspar!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).