03/12/2010
Tropa de Elite II
Recomendo assistir o filme ?Tropa de Elite 2?. Parece ficção, mas não é (ficção, só aquela parte em que os corruptos morrem e o Capitão Nascimento continua vivo). Você vai entender que antes da polícia corrupta há um sistema corrupto, há uma imprensa mansa, comprada (no filme isto está claro), usada, calada. E que todo ?sistema bandido? é comandado sempre por políticos ou pseudos tecnocratas no poder. São eles que desvirtuam a polícia. É a sede de poder, onde tudo pode e é permitido (inclusive a polícia bandida via o despreparo, intenções escusas e as milícias). Afronta-se a Lei, usa-se o Judiciário, manipulam-se os meios de comunicação, engana-se a população (e os desinformados).Tudo para que o ?sistema bandido? impere. Enfim, no Brasil um filme real, maduro. Evoluímos. Acordem.
Tropa de Elite II
Como começa isso tudo? Fechando um olho para a ética e outro à Lei. Depois, permitindo-se disputas nas polícias. Permitem-se guetos e privilégios dentro das corporações, a política partidária numa área essencialmente técnica. Ai temos a polícia do fulano, do beltrano, dos praças, dos oficiais, da tropa de elite, do deputado tal... Política de segurança e cidadania? Zero. Nascem os privilégios, apadrinhados. Escolhes locais de trabalho, manipulam-se as promoções, soldos e vencimentos incompatíveis. Quem ganha com isso? A bandidagem. Quem perde? A sociedade. Segurança pública é algo técnico, exclusivo, inteligente, superior, livre das disputas políticas partidárias e das necessidades pessoais de seus agentes (e do poder bandido via os políticos).
Hospital I
Estava fora. Viajando. Quando chego, um choque. As manchetes dos jornais davam conta: ?Hospital de Gaspar anuncia demissões para reduzir gastos?. Querem ?economizar? R$ 50 mil por mês. Previsível com o tipo de pessoas que dirigem o Hospital. Mas, vamos aos fatos. Economizar? Ou esfolar, dar sofrimento mais uma vez ao povo sofrido com péssimo atendimento. Esta é a fórmula encontrada pelo PT que botou lá o Aldo Avosani para administrar o Hospital. Já tinha o genro do prefeito, Fernando Buschen como diretor clínico (há queixas de ausência de médicos especialistas, gente nascendo em Blumenau). Tudo em casa. Tudo a ver.
Hospital II
Esse pessoal não tem jeito, mesmo. Agora se uniram o PT e o PMDB para piorar ou tirar a saúde dos gasparenses. Com a palavra, o senhor Oswaldo Schneider, o Paca, presidente do PMDB de Gaspar. Ou já estão fritando a sua possível candidatura a prefeito? Abra o olho.
Hospital III
Vamos aos fatos. Os médicos pedem o fechamento na Justiça do sucateado, falido e moribundo Hospital (via o pronto socorro). Conseguem. Fácil. Um grupo de empresários e idealistas (ou bobos) se unem para reerguer o hospital. São perseguidos e desmoralizados na ideia. O PT vai à rádio e tenta melar a reunião do Conselho. Quer aparelhar, para manobrar um hospital fechado e falido (por que?). Não consegue. O Hospital é do povo, argumenta. Povo? Os médicos anunciam um novo hospital, o da Unimed, particular (que até hoje não foi construído e nem abriu). Propositadamente, todos os médicos ficam ausentes do projeto de reconstrução do novo Hospital, das campanhas, das reuniões, das sugestões técnicas durante três anos... Contra tudo, o hospital reabriu. Uma festa. Todos lá. Hipócritas.
Hospital IV
Na campanha política, o PT diz com todas as letras que o governo de Adilson Luiz Schmidt, sem partido, foi quem fechou o hospital. Mentira (todos contribuíram, inclusive o PT). E parte da população acredita. O PT promete reabri-lo. Falso (até hoje). Quem reabriu foi quem enfrentou esses políticos aproveitadores e incapazes. O PT promete o Car aberto 24 horas em sete dias. Verdade. Entretanto, voltou atrás tão logo o Hospital reabriu. A prefeitura ?economizou? e colocou a nova despesa na conta do Hospital. Aumentou os prejuízos dele. E agora quer reduzir despesas. Incrível. Estão economizando em saúde e aos mais pobres. E o PT se diz um partido popular, do povo. Espertos, apenas. Uma vergonha.
Hospital V
Nas campanhas o PT prometeu canal direto com Brasília para verbas ao Hospital. Subiu o morro para fotos em jornais e propaganda. Ouvi isto pessoalmente. Até agora, nada. Nem o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT que está a toda hora em Brasília anunciando como ?novas? a liberação verbas já liberadas (mas que não se transformam em obras de verdade), nem a senadora Ideli Salvatti, a gasparense honorária. E depois ela diz que não sabe a razão pela qual perdeu a eleição. Na inauguração do hospital, estavam todos lá. Até faixa para o presidente Lula pediram. Deboche.
Hospital VI
Quem é este Aldo Avosani? Bom moço. Qual é a capacidade e a experiência dele como administrador de Hospital? Nenhuma. E o Celso Oliveira, PMDB, ex-vereador? Presidente do Conselho quer ao mesmo tempo administrar o Hospital? Primeiro não é ético. Segundo não tem capacidade para tal. Quem atesta? Eu que convivi com ele. Hospital é algo complexo, muito complexo (nem eu tenho condições para tal e olha que sou experimentado). Ademais a função do presidente do Conselho é exatamente a de escolher os melhores caminhos com ajuda de profissionais competentes que conhecem a área. Aldo, o PT, Celso e o PMDB estão sucateando o Hospital novamente. Esta novela todos nós conhecemos. E há muito. Não é Dona Dica?
Hospital VI
Este pessoal luta por emprego e não por soluções técnicas, profissionais para o povo. Quer apenas sobreviver agora. Não tem capacidade para ver e construir o futuro. Finge ter desprendimento. Ao invés de reduzir o Hospital e desempregar outros para garantir a sua própria boquinha, o prefeito, a senadora, o PT, o PMDB, o Celso, o Aldo entre outras lideranças e agentes, deveriam ir atrás de mais médicos, mais convênios, mais verbas; da UTI, de modernidade, da confiança, da referência para atender os que sofrem e não podem pagar. Foi isso que fez a Acig, o CDL, a Ampe, os clubes de serviço, a imprensa, o Conselho, Samir Buhatem, Sérgio Roberto Waldrich, outros e até o próprio Celso. Será que ele não aprendeu a lição. Hospital não local de lucros, nem desperdícios (é claro), de políticos, de despreparados, dos sem coragem, dos sem visão e desempregados. Hospital é um lugar de esperança, de vida, saúde, capacidade, amor, doação e profissionalismo. Acorda, Gaspar.
Virtual
A piada do ano. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foi a Brasília DF, para a inauguração do virtual, repito, virtual, do IF-SC do Bela Vista. Ou seja, gastou-se dinheiro de todos nós para inaugurar longe do povo de algo que está aqui pertinho de você. O dinheiro para esta palhaçada em Brasília ? que só político é capaz de fazê-la - daria para fechar os buracos da Rua Adriano Kormann que dá acesso ao IF-SC, que é uma vergonha total. Talvez até seja por isso que não se inaugurou a obra por aqui. Falta um acesso decente para a escola e que a própria população do bairro teve que resolver. Acorda, Gaspar.
edição 1252
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).