30/06/2015
A VOLTA DA BUNGE I
Sem assunto, desacreditado e ameaçado nos planos de se perpetuar no poder por aqui, o PT de Gaspar mandou anunciar nos mesmos trombones de sempre que dependem das migalhas públicas que se distribui, que a Bunge está voltando a Gaspar. E teve gente que fez o serviço. Mais. Colocou no prefeito Pedro Celso Zuchi os rótulos de vítima e herói.
A VOLTA DA BUNGE II
A Bunge Alimentos tinha a sede nacional em Gaspar. Esta não volta mais para cá. E por ter a sede aqui, a Bunge gerava os tributos a partir daqui. Estes não voltam mais. Então de que Zuchi e o PT estão se orgulhando e pedindo que os reconheçam como heróis? O que vai voltar ao velho Centro Administrativo Renato Manoel Peixoto ? o primeiro diretor administrativo da antiga Ceval, nascida aqui? Uma mínima área administrativa de terceiro escalão e que estava junto ao parque industrial. Com ela será incorporada uma área de projetos numa época de recessão. Nada mais.
A VOLTA DA BUNGE III
E isto ? ?a volta? - faz parte do programa de racionalização em tempo de crise ? crise provocada pela política econômica desastrada do PT para o país - onde as demissões já começaram. O que nossos heróis daqui comemoram e pagam com o dinheiro de todos para propagar? A incapacidade de comprar aquele prédio que se lançaram na propaganda enganosa e na bravata?
A VOLTA DA BUNGE IV
A requentada ?volta? da Bunge à antiga sede ali no Poço Grande, antes de ser uma conquista para Gaspar, é falsa propaganda do PT. É para esconder outras promessas ainda não cumpridas como a ponte do Vale, o Contorno de Gaspar, a reurbanização da Marinha, das Casinhas de Plástico, a transformação da Arena Multiuso num parque de verdade para o povo e a cidade. Resumindo: é um atestado de fracasso da atual administração que sonhou tomar conta daquele prédio no grito, e que beirou a perseguição e lição ao ?grande capital?. Então do que Zuchi e o PT estão a se orgulhar?
A VOLTA DA BUNGE V
Este assunto é velho. E está sendo revisitado na coluna, mas quem o ressuscitou foram os políticos e o PT daqui na esperteza contumaz para desmoralizar quem não está submisso aos caprichos e verdades que criam. Eles, vira e mexe, pensam que todos são uns esquecidos, medrosos ou aliados incondicionais. Aliás, este assunto da Bunge nasceu com a Procwork e vendida para a chilena Sonda, hoje sucedida pela francesa Capgemini na Bunge, uma prestadora de serviços administrativos especializados.
A VOLTA DA BUNGE VI
A Capgemini poderia estar aqui. Está em Blumenau, que ofertou os incentivos fiscais que se cortou ? depois de concedidos de forma propositadamente errônea - e se perseguiu por aqui, por pura asfixia e disputa política partidária do PT visando unicamente ser o poder. Uma vergonha. A atual vice-prefeita, quando vereadora, Mariluci Deschamps Rosa, PT, a pedido da então senadora Ideli Salvatti, contrariando o PT de Zuchi, votou a favor dos incentivos à Procwork. A tese era defendida pela Acig ? quando ela não era um aparelho do PT e era liderada por Samir Buhatem. Depois da votação na Câmara, Mariluci chorou pelo telefonema que recebeu. Então quem é mesmo a favor dos empregos de qualidade por aqui e que foram embora? Acorda, Gaspar!
Quando o poder público se ausenta, patrulha ou persegue, a sociedade se une e dá a resposta. O pessoal da dança foi à luta. E a promoção para arrecadar fundos para a sua atividade, mostrou o que faz com competência (foto) e vendeu perto de dois mil lanches. A melhor resposta ao jogo que sufoca e desqualifica as boas iniciativas daqui. É a Gaspar comunitária acordada.
TRAPICHE
Contagem regressiva. Em julho recomeçam as obras da ponte do Vale (prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, direto de Brasília).
Quem fez pesquisas de sondagens eleitorais em Gaspar, cuidou para colocar nelas os mesmos nomes para o pleito do ano que vem. Em nenhuma delas estava o da vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. Normal.
A surpresa apareceu na busca espontânea de nomes. O de Andreia apareceu e surpreendeu os mais céticos. O PT sentiu que ele próprio, ao não respeitá-la, subestimá-la e vitimá-la, é quem chocou o ovo da serpente.
A ordem agora no partido é a de ignorá-la. É para não mais levantar a bola. Poderá ser tarde. Esta coluna cantou a bola. Será um calo que precisará de tratamento. Na Câmara, Antônio Carlos Dalsochio, o cunhado do prefeito Pedro Celso Zuchi, e o presidente do PT, José Amarildo Rampelotti, estão meio perdidos com então o alvo preferido dos dois.
Gaspar não tem jeito. Há gente que diz estar à procura de um empresário para ser candidato a prefeito. Isto mostra o quanto todos estão perdidos, sem nomes e confiança dos que estão aí.
Com a crise que ronda todos os empreendimentos, qual o empresário deixaria o seu negócio num momento tão difícil e que lhe exige mais para superar a desorganização econômica do governo dos sócios PT e PMDB?
O que apareceu na Câmara? O requerimento 109 do vereador Giovano Borges, PSD. Ele quer saber como está a segunda etapa do sistema de manejo de águas pluviais na Rua Amazonas no bairro Bela Vista. A primeira não terminou, mas se enrolou por quase dois anos.
Giovano quer saber o que efetivamente vai contemplar essa segunda etapa; se existe projeto básico e executivo e se existe (?) ele quer a cópia deles, apesar de não ser engenheiro. Ele quer saber também se o tal Orçamento Participativo já fez licitação para essa etapa da obra.
Depois do treinamento de primeiros socorros ? que a prefeitura não queria, mas se realizou pelo voluntarismo dos bombeiros e dos interessados ? para educadores das escolas e CDIs municipais, a vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, quer ir mais longe na proteção das crianças.
Na sessão de hoje, a indicação 243 pede que a prefeitura forneça as escolas e CDIs municipais periodicamente kits de primeiros socorros. Andreia, que é professora licenciada, justifica:
?É preciso realizar o atendimento de forma adequada, evitando improvisos, o que pode agravar ainda mais a situação, e para tanto solicita-se que sejam fornecidos os kits de primeiros socorros e que a reposição dos mesmos possa acontecer com frequência, de acordo com a necessidade?.
A festa de São Pedro (neste ano, uma das melhores) tinha um ícone: a Banda São Pedro. Não tem mais. Embaralharam as notas. Derrubaram a partitura. Uma pena. É o retrato de como gente do poder quer acabar até com 70 anos de história para prevalecer a sua vontade, leis e punição. Acorda, Gaspar!
Edição 1700
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).