01/09/2015
POR QUE ESCONDIDO? I
Sábado. Pouco antes das duas da tarde. Poucos gasparenses passavam pelo Centro da cidade. E se surpreenderam com a movimentação e o serviço rápido da destruição e derrubada - e nisto a prefeitura e a administração do PT são mestres - do antigo prédio do Posto de Saúde. Ali já foi o CARs, a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Muitos nomes da enfermagem, da área médica e odontológica gasparense passaram por lá. E quem estava comandando o espetáculo com as empreiteiras do paço? O secretário de todos os serviços, inclusive o de colocar um taco para segurar a cabeceira da ponte Hercílio Deecke, agora no Planejamento Soly Waltrick Antunes Filho.
POR QUE ESCONDIDO? II
Precisa derrubá-lo? Não sei. Mas, alguma coisa de estranha neste assunto, tem. Fizeram isto de supetão, sem discutir com ninguém e sem antes torna-lo público, e praticamente para poucas testemunhas (que por medo, preferiram tirar as fotos dos seus celulares nas inúmeras voltam que deram no quarteirão, como mostra a foto). Logo o PT, que é assembleísta, que quer ver tudo discutido com a comunidade e que prega a ?transparência? e o ?diálogo?. Mas, só quando é oposição para constranger os outros, marcar território e enganar os desinformados ou intimidar os que o contestam, divulgam as suas incoerências. Quando está no poder, sai de baixo. Faz o que quer, do jeito que quer e quando quer. E não debate com ninguém. Depois ri do que fez e de quem questiona. Como tudo pegou mal, ontem o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, foi a rádio dizer que vai se tornar uma praça, que vai fazer um concurso, que... Resumindo: tudo muito estranho.
POR QUE ESCONDIDO? III
Pior mesmo é o silêncio de quase todos em Gaspar. Isto se dá por alienação, medo ou cumplicidade. Inclusive da imprensa. Este terreno é do estado, e serve ao município em comodato. O que vai ser feito lá? Vai servir de estacionamento para os funcionários da prefeitura numa área super nobre? Uma praça? Mais um terreno vago para um jogo da especulação imobiliária entre poucos? Por enquanto ele é público e como tal, os gestores públicos devem satisfação à sociedade. Ou derrubaram com medo de que virasse mais um ponto de droga devido à falta de programas sociais. Aliás a porta principal da prefeitura na Praça Nereu Ramos, vira e mexe, é albergue de andarilhos. Este é o melhor retrato de uma administração e do seu trabalho na área de assistência social na e para a comunidade.
POR QUE ESCONDIDO? IV
Aquele prédio não podia ser reformado e usado para alguma coisa eliminando-se um aluguel, numa economia para o município e os munícipes? Por que não cederam a alguma entidade? Vá entender esta gente que não suporta questionamentos e não gosta de compartilhar ideias com ninguém, pois está acostumada a submeter seus desejos, vinganças e lições aos outros. Tudo se parece ao Estado Islâmico. Ele tem um alvo, ideias e derruba tudo que possam significar traços históricos ou culturais de outros, de um povo, de uma sociedade, de comunidade para nela poder reinar ao seu jeito sob submissão e medo. Acorda, Gaspar!
O FEITIÇO E O FEITICEIRO I
O PT não se emenda. Falta-lhe o essencial: o senso da construção. Ele é feito para destruir qualquer coisa. Só para reinar na lama, no pântano, na escuridão... Para desconfiar e combater, sempre equipara os outros, àquilo que faz com maestria como se todos fossem igual a ele e aos seus. E o PT de Gaspar, o que persegue, o que trama, o que engana, não é diferente. É da cepa de uma franquia nacional que ocupa as manchetes no mundo. E é pelo que faz na marginalidade que contraria o seu ideário. No Supremo, sem nenhum disfarce e contestação até agora, ministros qualificaram ações dos petistas como a de uma organização criminosa.
O FEITIÇO E O FEITICEIRO II
O PT daqui comemorou os presos da Operação Dupla Face, resultado de uma força tarefa de origem no Ministério Público, com amparo da Polícia, via o Gaeco. Esta força pegou políticos, agentes públicos e empresários em Itajaí agindo em conjunto, mas contra a lei. Itajaí é governada pelo PP, de Jandir Belini. Ele não resistiu às evidencias. Mudou todos os implicados na sua administração e os deixou aos tubarões da polícia, do MP (ah se fosse com um petista... estaria fortalecido, o inquérito administrativo interno demoraria meses para ser instaurado, instruído e anos para ser concluído, sem antes arrumar outros culpados, para se estabelecer na inocência).
O FEITIÇO E O FEITICEIRO III
A operação de Itajaí respingou aqui, em Gaspar. E o PT daqui se achou imune. E apontou o dedo e rotulou os outros, exatamente por não ser um dos seus. Passou informações de bastidores para imprensa. Informalmente espalhou a notícia torta e a seu gosto pela cidade. Comemorou entre os seus empresários a desgraça alheia. Agora, o pessoal do PT mudou de cor. Amarelou.
O FEITICO E O FEITICEIRO IV
O PT e a administração petistas estão, digamos assim, amuados e mais do que isso, preocupados. Preocupadíssimos. É que na quarta-feira uma força policial apareceu na prefeitura atrás de documentos para incriminar os que estão presos e alcançar outros. Estão todos quietos, disfarçando, escondendo e temendo. A Lava Jato começou assim. Procurava-se uma coisa. Achou-se outra. E bem longe do posto de gasolina onde se lavava o dinheiro do PT, PMDB, PP.... O seja, por aqui, sempre se escondeu os piolhos nos cabelos da cabeça, agora podem tê-los achado nos pelos do saco.
O FEITIÇO E O FEITICEIRO V
Quem persegue, quem trama, tanto faz que perde a vergonha na cara e o cuidado mínimo necessário para a sacanagem. Um dia pode cair na sua própria armadilha, bem como no seu próprio método de igualar os outros a si, à base da intimidação, constrangimento e difamação para igualar todos na mesma fedentina. Tudo isso, com o objetivo único de se limpar e se livrar das acusações ou cobrança da sociedade por transparência, ética e respeito mínimo às leis, que devem ser exigidas igualmente para todos. Se não rever o método, o feitiço pode virar e engolir o feiticeiro. Acorda, Gaspar!O DEM DE GASPAR
Luiz Nagel foi reconduzido à presidência do DEM de Gaspar. O presidente estadual, Paulo Gouveia da Costa esteve lá. Foi tudo muito simples, sem divulgação e entre poucos (foto). A vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, esteve lá. Decididamente, o DEM de Gaspar e de Santa Catarina não possuem asas para voos mais altos. Estão postados para serem coadjuvante. Se é que a vereadora possui planos para voar além da reeleição, não será no DEM, nem no grupo que a cerca. PMDB, PSD e PT sabem disso e não estão nem ai.PMDB COM O PP
O PMDB de Gaspar faz de tudo para se aproximar do PP daqui. Foi a Blumenau falar com Roni Wan Dall, que está no governo do tucano Napoleão Bernardes. Roni (na foto com Kleber Edson Wan Dall e o ex-presidente do partido aqui, Carlos Roberto Pereira) é filho do ex-deputado e um dos conselheiros mais longevos do Tribunal de Contas, Wilson Rogério Wan Dall, e cuja família é totalmente identificada com o Belchior. O cunhado de Wilson, Mário Siementicosky já foi até o vice-prefeito no governo de Francisco Hostins, PDC.
LATRINA I
O jornal Cruzeiro do Vale, o mais antigo, o de maior circulação e credibilidade, mostrou na edição impressa de sexta-feira, o projeto fictício do saneamento de Gaspar. Aqui não temos um metro de rede e nem um litro de esgoto é tratado. Mas temos uma estrutura no Samae para cuidar deste assunto, com cargos, nomes, carreira e vencimentos pomposos. A prefeitura, na reportagem alegou que falta recursos federais. O PT de Blumenau, o que manda aqui, não se conforma até hoje de que a antiga administração de lá, liderada pelo hoje secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing, PSD, não esperou pela burocracia, falta de dinheiro (e talvez dos intermediários) e privatizou o serviço de lá. E Blumenau, pelos menos possui agora uma parte da cidade com tratamento. Aqui, há coisa pior. Estão misturando redes de coletas de água pluvial com esgotos. O do Santa Terezinha é um exemplo clássico no projeto feito pela própria prefeitura. Falta o ministério Público ir a fundo neste assunto. Já prometeu, mas não avançou. Enquanto isso, a administração petista provoca e desdenha a inércia.LATRINA II
O que aconteceu na semana passada no registro de uma reportagem da Rádio Sentinela do Vale? O melhor retrato popular, o do dia a dia, desta situação. O morador da residência de nº 191, da rua Manoel Bernardes da Silva, no bairro Figueira, Edson Dalabona (foto), diz que não sabe mais o que fazer para que um cano que leva esgoto na rede pluvial e um buraco no meio fio sejam consertados. Há três meses, ele afirma que por várias vezes tentou na secretaria de Obras uma solução, sem sucesso.
LATRINA III
Sem saída e o descaso da administração de Pedro Celso Zuchi e do secretário de Obras, Lovídio Carlos Bertoldi, ambos do PT, reunidos, os moradores, resolveram agir, chamar a atenção e colocar a boca no trombone via a rádio. Isolaram a área com uma fita de sinalização, colocaram faixas de protestos, mas sem fechar a rua. Em cima do buraco colocaram um boneco sentado num vaso sanitário. Afinal, segundo Edson "é porque alguém fez uma bela de uma cagada?. Resumindo: começaram uma coisa, não concluíram, tornou-se um perigo, fede e prejudica a saúde da população local. Acorda, Gaspar!ENIGMA
Esta foto é reveladora. Um grafologista, um psicólogo e um gestor teriam leituras coincidentes. Diante dos desafios agudos, só o amor para criar soluções. Tai uma nova tese de gestão pública a ser desenvolvida. Poético. Mágico. Coisa das Organizações Tabajara (Casseta & Planeta). E os problemas se acabam. Aliás, a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, acaba de declarar que o mal que criou para os brasileiros, serão superados pelo coração. Então tudo a ver. É para guardar e conferir.
TRAPICHE
E a ponte do Vale, quando recomeçam as obras anunciadas em maio pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, direto de Brasília, para justificar uma das muitas viagens que fez à Capital Federal para resolver este assunto. O anúncio é para julho. Estamos terminando agosto.
Pior. O prefeito foi à rádio arrumar culpados. Menos ele e o seu PT, donos da verba, da enrolada, da propaganda enganosa, da liberação dos recursos e autores das promessas. Pior. Tem gente que acredita neste discurso de passar a culpa para os outros.
Apertando o cerco. A Secretaria da Fazenda conseguiu recuperar para os cofres do Estado R$ 11 milhões em ICMS de um único contribuinte da região de Joinville. A fiscalização foi realizada pelo Grupo Especialista em Comércio Exterior (GESCOMEX).
A mesma equipe de auditores fiscais já havia recuperado recentemente R$ 17 milhões de outras três empresas de Joinville, Gaspar e São Francisco do Sul.
Há 15 dias, Ilhota anunciou o cancelamento o serviço de captação, tratamento e distribuição de água com a Casan. Isto ainda irá longe pois se trata de uma batalha que se trava na Justiça e Ilhota não está com esta autonomia financeira toda para bancar e ter este serviço.
Mas, só para lembrar. Atualmente a localidade de Pocinho e parte do Poço Grande, desde a sede regional do Deinfra próximo à entrada da Rua Leonardo Pedro Schmitt até a divisa com Ilhota recebem a água tratada de lá. O Samae daqui está em silêncio. São quase em torno de 250 pontos atendidos.
Das redes sociais. A política do PT é a arte de pedir votos aos pobres e dinheiro aos ricos, mas mentir para ambos, pois não sabem fazer mais nada na vida.
Edição 1714
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).