18/09/2015
O GOLPE I
O PT de Gaspar de forma articulada e medida já prepara o terreno caso venha ele perder as eleições do ano que vem por aqui. A Reforma Administrativa, somada ao Projeto que permite o deslocamento de servidores de cargos originais ao contratado visando o constrangimento e aparelhamento, bem como o Orçamento sem discussão e explicações, são armadilhas que escondem comprometimentos orçamentários e graves problemas de administração e governabilidade. O PMDB e o PSD, principalmente, e agora o PSDB, que parece que vai entrar no jogo, deviam olhar melhor e se proteger ao possível governo deles.
O GOLPE II
Se não for o PT, o próximo prefeito de Gaspar será do PMDB, do PSD, do PSDB ou até dos três em dobradinha um com o outro. E se eles tiverem visão, são, quando quiserem e unidos, maioria nas votações na Câmara. O presidente José Hilário Melato, PP, que trabalha para o PT, só vota em caso de empate. PMDB e PSD juntos possuem seis votos, com o PSDB teriam sete. Ou seja, há aí a maioria para barrar e evitar a esperteza do PT. Acorda, Gaspar!
Sabedoria Caçambiana. Só os motoristas conhecem os caminhos (e os buracos) da cidade. E o prefeito não os ouve. Então... | ![]() |
ANDRÉIA I
Não vou repetir a notícia. Ela é velha. Todos deram. Surpreendeu. O jogo da sucessão de Pedro Celso Zuchi, PT, ficou mais complicado. Andréia Symone Zimmermann Nagel é agora uma carta a ser considerada de verdade. Todos, sem exceção, PT, PMDB, PSD e PP olharam o passo que ela deu saindo do DEM e se assumindo nova tucana. É algo arrojado para ela, e principalmente para o próprio PSDB. Ela vai para um partido maior ? aqui nem tanto, nem vereador possui. A tendência é se fortalecer. Andréia sai da proteção familiar: seu marido Luiz Nagel é o presidente do DEM. Mostra que é independente, inclusive em casa.
ANDRÉIA II
Quando Andréia pensou em sair do DEM? Ela própria não sabe bem. Certamente, o PT, PP e PMDB deram a senha naquela traição que fizeram para romper o acordo (o PMDB estava fora do acordo e por isso, não teria nenhuma razão de se associar ao PT para dar uma lição a Andréia; o único que honrou o pacto foi o PSD). PT, PP e PMDB se uniram para colocar, mais uma vez, o mais longevo dos vereadores, José Hilário Melato no lugar de Andréia. Ali, ela percebeu que o DEM não a amparava. Foi ali que Gaspar conheceu a personalidade forte, combativa e reta de Andréia. Foi ali que PT, PP e PMDB ao armarem a ?sua morte política? projetaram-na. Um tiro no próprio pé. Foi ali que Andréia, uma simples vereadora da Lagoa, mostrou a Gaspar que não se intimidava com políticos espertos e interesseiros. Aquele discurso depois da derrota colocou de joelhos os vereadores que traíram o acordo. É antológico.
ANDRÉIA III
Andréia tem um longo caminho. E não será fácil. O primeiro deles é conhecer o ninho tucano. Aqui em Gaspar há interesses divergentes entre eles. O presidente Renato Nicoletti vai ser essencial neste jogo de aproximação e fortalecimento do partido. Será trabalhosa a composição. Será perigoso o enfrentamento do PT, e as escaramuças de PMDB e até PSD.
TRAPICHE
E a ponte do Vale que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, em maio, jurou de Brasília para justificar a sua ida para lá, que as obras começariam em julho? Já estamos em setembro. Acorda, Gaspar!
Não deu certo. Dez dias depois de nomear, o governo do PT de Gaspar desistiu de trazer o Emerson Andrade - o primeiro diretor da Ditran, do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT. Emerson, um técnico, então não filiado ao PT, sofreu bullying por isto, um fato e coisa normal entre os companheiros contra quem não é um legítimo dos seus.
O Diário Oficial dos Municípios ? aquele que se esconde na internet e agora não tem hora para sair ? da sexta-feira, dia 11, trouxe o decreto 6.553, de 28 de agosto de 2015. Ele revogou o decreto nº 6.536, de 18 de agosto que o nomeou para o cargo de Encarregado Transporte Coletivo.
Memória. ?Estamos iniciando a organização das comemorações dos 50 anos do Colégio Frei Godofredo. Se fez parte da construção desta história, precisamos de seus depoimentos, fotos e documentos?. O apelo é da atual diretora, Viviana Maria Schmitt dos Santos.
O governo do PSDB de Blumenau decidiu colocar no Portal Transparência de lá os vencimentos de servidores aposentados. Em Gaspar, o governo do PT, que pede a transparência dos outros, não coloca nem dos ativos, dos comissionados, do prefeito, da vice, dos secretários... Mas, se por acaso o PT daqui fosse oposição, isto já estaria resolvido. Acorda, Gaspar!
As filas físicas nos postos de Saúde de Gaspar para se obter uma senha, marcar uma consulta ou exame continuam a infernizar a vida de gente doente, fraca, idosa, esperançosa e pobre. O jornal Cruzeiro do Vale registrou que até desmaios nelas. Agora, a prefeitura vai disfarçar: ao invés das filas constrangedoras ficarem à mostra de todos, principalmente aqui no Centro, ela ficará na internet.
Se declarando. Escondida, a presidente Dilma Vana Rousseff, PT, mandou publicar um decreto que mudava os atos administrativos nas Forças Armadas. A imprensa não deu muito destaque, mas o fato fez um estrago nas três armas. E Dilma, envolvida até o pescoço com a falta de governabilidade, recuou. Também na surdina.
?Para um governo que já beira o limite da insustentabilidade política, atos como este só o levam ainda mais para o fundo do poço?. Quem escreveu isto na rede social sobre este assunto? O deputado Rogério Peninha Mendonça, PMDB.
Press release do gabinete de Aldo Schneider, PMDB. ?Deputado visita construção de pontes em Indaial e Ibirama?. Perguntar não ofende: e as de Gaspar e Ilhota não entraram no roteiro?
Luiz Nagel, presidente do DEM, na segunda-feira pela manhã, foi ao consultório do médico veterinário Adilson Luís Schmitt, ex-prefeito, sem partido, de quem já foi candidato a vice, e derrotados por Pedro Celso Zuchi, PT. Comunicou a decisão da vereadora Andréia, sua mulher, de sair do partido e ir para o PSDB. Adilson ficou surpreso.
A noite, Nagel fez o mesmo papel para os filiados. Estava lá o cunhado de Adilson, Laércio Pelé Krauss. Ele deu o tom familiar. Não gostou. Na terça-feira, depois do anúncio, Adilson estava inconformado. Achava que deveria ter participado do processo.
Adilson, que jurou ficar fora de todos os processos políticos por 60 meses ? eu sempre duvidei e escrevi isto aqui -, não acredita que Kleber Edson Wan Dall, PMDB, Marcelo de Souza Brick, PSD, e Andreia, PSDB, tenham chance de serem eleitos. Como ele também não acredita no PT, faltam opções. Adilson diz que não tem palpite. Ou Adilson quer ser esta opção mais uma vez?
Edição: 1716
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).