por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

por Herculano Domício

12/05/2009

PRAGA
Muitos dos leitores e leitoras talvez não se lembrem mais do caso e da sua materialidade. E é ai que mora o perigo. Os políticos jogam com a nossa "memória curta". Foi em 1998. O jornal Cruzeiro do Vale e eu, acompanhamos o caso bem de perto. Alguns políticos ficaram marcados com o episódio. Trata-se da escavadeira hidráulica marca Case 988, doada pelo ex-governador Paulo Afonso Vieira, PMDB, a Gaspar. Foi por causa dela - e do trabalho do promotor público Assis Marciel Kretzer - que o já falecido ex-prefeito Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho, do PMDB, foi cassado. Pois ela pode ser o pivô de mais um escândalo. Por onde ela andará? Por que está desmontada?  Parece que essa máquina carrega uma praga com ela. Acorda Gaspar.

DOR DE CABEÇA
Na sessão de quinta-feira da Câmara de Vereadores de Gaspar, algo passou despercebido, mas pode dar alguns panos para manga no futuro. Trata-se de uma vingança familiar, política e econômica disfarçada de transparência a atos públicos - o que de todo não é ruim. Os vereadores do PT e do PV requereram e a Câmara aprovou, a coleta de informações sobre as obras da Rodovia Jorge Lacerda e da comporta do bairro Bela Vista. Vem mais palanque por ai.

O ALVO
 Explicando. A vingança política pode atingir o secretário regional Paulo França, PMDB, que é pré-candidato a deputado estadual. A econômica pode se abater sobre a gasparense Pacopedra executora de uma obra. A familiar está na relação entre o vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, e o concunhado. Os vereadores entendem que a comporta é obra integrante da recuperação da rodovia.  A bancada do PMDB na Câmara fez que não entendeu a jogada.

REFORMA POLÍTICA I?
Esses políticos passaram da conta. Esta tal de lista feita entre amigos nos partidos retirando a escolha livre dos eleitores e eleitoras, mais o financiamento da campanha com o dinheiro que deveria ir para educação, segurança, obras, saúde entre muitas outras coisas, é algo que se assemelha ao banditismo, a coisa de mafiosos. Ou você acredita que além de tirar o dinheiro dos nossos pesados impostos eles não vão continuar extorquindo entidades e empresas para fazer um caixa dois e assim ter vantagens sobre outros candidatos que só receberão o dinheiro público? Acordem eleitores e eleitoras.

REFORMA POLÍTICA II?
Veja esta carta escrita por Wilson Gordon Parker, de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro e publicada neste domingo no jornal Folha de S. Paulo. Ela é simples e esclarecedora. Faço dela, as minhas palavras. "Estou começando a ouvir vozes reais ordenando meu silêncio total. Elas avisam que a minha opinião não vale nada. Eu penso, estudo, trabalho, voto, pago impostos, mas não tenho opinião. Estou apavorado com a descoberta da minha total inutilidade. O deputado Sérgio Moraes, PTB-RS, diz que está se lixando para a minha opinião. Agora o presidente do STF, Gilmar Mendes, me chama de "sujeito da esquina". Quem sou eu, afinal? Só existo como coisa pública para pagar impostos? Descobri que penso, mas não existo."  E você leitor, leitora, eleitor, eleitora, cidadão e cidadã: vai ficar de braços cruzados? Acordem.

SERVIDORES
Se o Sintraspug - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gaspar - não for para a Justiça exigir  a mediação ou o julgamento para os seus sindicalizados e protegidos pela base no que diz serem direitos deles, está blefando em algo que diz ter ou então, está fazendo o jogo da administração de Pedro Celso Zuchi e sua vice Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT. A reunião de sexta-feira da semana passada no Paço Municipal foi sintomática. Repetição do nada. Jogo da enrolação, para se ganhar tempo, mídia e sustentar uma lenga-lenga. Por que o Sintraspug não levou a sua diretoria para a conversa? Ao PT interessa a divisão do movimento. Conclusão: transparência faz bem. Decisões também. Chega de palanque. Os servidores têm ou não direitos que o Sindicato diz ter? Acorda Gaspar.

NO DEM?
O Diário Oficial do Município do dia seis de maio, aquele da internet e que esconde as coisas da maioria de nós, traz um decreto revelador. É o 3445/2009 assinado pelo prefeito no dia 22 de abril e que valerá a partir desta sexta-feira. Ele concede Licença a servidora Tereza da Trindade para ocupar em comissão junto a Câmara Federal. A ex-vereadora eleita pelo PT, que passou ao PP e servidora municipal da saúde, vai agora trabalhar para o DEM no gabinete do deputado Paulinho Bornhausen. Isto não é novidade para os leitores desta coluna desde janeiro deste ano.

BARRACO
No blog Olhando a Maré, você vai descobrir que por pouco se repetiu, o caso dos guardas em que o prefeito foi chamado para anular uma multa e a apreensão de um caminhão. Visite www.olhandoamare.wordpress.com e vá até "atrasadinho faz barraco (outra vez)" e confira.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.