por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

por Herculano Domício

26/06/2009

SEM PREMIAÇÃO, MAS REFERÊNCIA
Esta coluna não é a melhor. Por isso, não ganhou nenhum prêmio. Entretanto, nem por isso ela não mereça a sua "auto-babação". Afinal tem conteúdo. Vamos lá. Ela mudou a cara da cidade. Foi ela que antecipou as mudanças no secretariado municipal; é ela que desnuda as incoerências. Oficialmente e nos bastidores foi desmentida, ridicularizada. O tempo provou que estava certa. Em março, sentiu o fedor nos editais de licitação do lixo. Manobraram, manobraram e agora o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina mandou suspender a licitação. Foi ela que deu a notícia da construção do muro da vergonha na rua Cecília Krauss, em detalhes técnicos e jurídicos. Foi a que mostrou como a prefeitura tornou o beco Inês Baron em uma rua sem dar-lhe condições para isso. A notícia ganhou o mundo.  O blog "www.olhandoamare.wordpress.com", ganhou credibilidade e virou pauta para os veículos de circulação regional. Acerta todas. Há melhor prêmio do que a credibilidade mesmo sob a pressão dos políticos no poder? Acorda Gaspar.

SEGURANÇA I
Os gasparenses estão desesperados com o crescimento da violência na cidade. Foi a coluna que corajosamente tocou neste assunto a partir do bate-boca do presidente da Acig, Samir Buhatem durante audiência Pública sobre o assunto e realizada na Câmara. Ele enfrentou o comandante da Polícia Militar, Coronel Eliésio Rodrigues que lhe pergunto quem era Samir para questionar este tipo de assunto. Errou no tiro. A coluna acertou no alvo. Na mosca. Quem deveria estar à frente do tema segurança  é  o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, e todos unidos em torno dele. Segurança é um assunto crucial e não é fácil de resolvê-lo. Mas quanto  mais tempo esperar, pior será.

SEGURANÇA II
A cada dia vai piorar? Por que?  Porque além da falta de liderança das autoridades locais é esta situação, resultado de outras variáveis incontroláveis como:  a deterioração familiar e dos valores morais; a burla sistemática à lei por quem deveria dar exemplos; a esbórnia dos políticos com mandatos se locupletando e se escondendo; falta de oportunidades aos jovens;  a falha integração e inserção social assistencialista (quando existe); a vergonhosa política partidária e sindical com cores partidárias nas polícias, as quais deveriam se limitar a serem eficazes agentes técnicos; os falhos mecanismos de combate à corrupção em todos os níveis; polícia contra a polícia em Santa Catarina(uma vergonha) e a  de falta de comando e diretrizes técnicas na busca de soluções práticas, eficazes, humanas e duradouras para a sociedade. Ela é só chamada para contribuir com impostos. E caros. Acorda cidadão e cidadã.

MELATO E EU
fho28MD.jpgEsta foto deu o que falar. Ela foi publicada no meu blog www.olhandoamare.wordpress.com na quarta-feira. Eu, crítico, estou no mural de fotos do presidente da Câmara, José Hilário Melato, PP. Calma. A história na minha versão, você pode saber dela acessando o blog.

VERBA
O Hospital de Gaspar recebe amanhã pelas mãos do governador Luís Henrique da Silveira, PMDB, e do secretário da Saúde, Dado Cheren de R$3,5 milhões para equipá-lo. São recursos federais. O dinheiro do estado somou R$2,25 milhões e foi destinado à reconstrução  e modernização. A maior parte é da iniciativa privada, seguida do governo federal, do estadual e por fim, do municipal. Todos pelo novo hospital. Uma beleza. Mas PMDB local manipula para a propaganda política. O novo hospital é uma iniciativa da Acig, Ampe, CDL, Lions, Rotary e imprensa local. Unidos eles venceram os que sempre são contra tudo  na cidade. Acorda Gaspar.

TERRENO NA JUSTIÇA
Propaganda e a dissimulação corre solta. Convênio que não é assinado. Foto feita para a dúvida. Entrevista da senadora Ideli Salvatti na rádio encomendada para os desinformados e assim vai. Veja mais esta. Anunciou-se que o terreno  da Sulfabril, no pé do Belchior Baixo para a construção das casas para os desabrigados já estava comprado. Pois não está. O caso ainda está na Justiça entre a massa falida e o Município de Gaspar. É só consultar o processo 025.09.002064-7 e que por sorteio foi distribuído na Segunda Vara da  Comarca de Gaspar.

MÁQUINA
Ontem houve a audiência no processo 025.99.001414-7. Foi na Terceira Vara da Comarca de Gaspar. O Réu? O falecido líder político Bernardo Leonardo Spengler, o Nadinho, do PMDB. O processo começou em três de maio de 1999 e levou a cassação do ex-prefeito. É o caso da máquina Poclain e que parece ser dona de uma praga para os prefeitos. Ela pode ser pivô de mais um rumoroso caso. Tem gente de olho nisso. Acorda Gaspar.

Comentários

herculano
27/06/2009 19:40
Não devemos lutar contra uma realidade. Repito, a verba é federal como publiquei e reconhece o presidente do PMDB de Gaspar. O resto é política partidária e uso disso em benefício próprio ou indevidamente. Também é verdade que ninguém do governo federal (leia-se PT) se interessou em destiná-la, carimbá-la para o nosso hospital. Se fizesse isso, poderia até ser mais. Só cobraram os impostos atrasados antes disso. Todavia, os recursos vindos continuam sendo federais. E eu nunca omitirei isso de meus leitores e leitoras. Não sou político. Não preciso disso e de meias verdades para sobreviver.
Walter morello
27/06/2009 11:13
gostaria de lembrar o amigo Herculano que a verba que esta sendo repassada ao hospital de gaspar realmente é oriunda do ministerio da saude, porem à secretaria de estado de saude, a destinaçao ao hospital de Gaspar se deu por descissão do sr governador e do secretario de saude, portanto no dia em vier uma verba federal diretamente para o hospital de gaspar ai sim vou considerar como voce colocou em sua coluna. Walter morello-presidente do PMDB GASPAR-SC.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.