30/06/2009
PINÓQUIO OU MAL INFORMADO?
Esta é da sessão engana que eu gosto. O presidente Luís Inácio da Silva, PT, esteve na sexta-feira passada em Itajaí criando o Ministério da pesca. Afirmou que ficou surpreso com o estado ainda precário do porto, arrasado pela enchente de Novembro do ano passado. "Pensei que vinha aqui para inaugurá-lo", disse ele. Tem gente mentindo nesta história. Ou a senadora Ideli Salvatti, PT, que diz aos empresários que está lutando pelo "novo porto" e informando o presidente sobre o assunto; ou o próprio presidente que sabe de tudo, mas para se dar bem, como sempre, diz que não sabia de nada e assim se sair bem na foto. Está na hora do eleitor também dar o troco: dizer que não sabia que é candidato este tipo de gente - que faz escárnio da nossa desgraça, traz prejuízos e provoca atraso social e econômico com algo que gera emprego e riqueza. Veja o blog o que escrevi em detalhes sobre este assunto. Acesse www.olhandoamare.worpress.com
DEUS E O DIABO
Tem gente que diz que eu critico Deus e o diabo. Não me atrevo a nenhum dos dois. Eles são superiores à minha compreensão. Ao contrário, respeito-os muito. Eles são os sinalizadores para mim do que é certo e o do que é errado. A crítica, a observação e o elogio são sobre o que do meu ponto de vista do certo e do errado. E eu não sou e não tenho a verdade. Há muitos outros pontos de vistas e eles são necessários para se autofiscalizar na sociedade. Na verdade há muitos interesses e interesseiros neste jogo e eles se incomodam quando são desnudados por terceiros que estão na barranca olhando a maré.
CECÍLIA KRAUSS
Vira e mexe o assunto retorna ao mesmo ponto. Muita gente graúda ficou indignada com o fechamento do Rua Cecília Joanna Schneider Krauss. Agora até arame farpado colocaram no muro. Entretanto, ninguém foi capaz ou se mexeu efetivamente para reabri-la à cidade. Não quer se incomodar ou enfrentar os poderosos, os donos do atraso de Gaspar. Quem vai fazer isso? O jovem advogado Aurélio Marcos de Souza numa Ação Popular. Os omissos de sempre vão dizer que é coisa política e do revanchismo. Politicalha é fechar os olhos e cruzar os braços para algo tão grave na comunidade. Faz bem o ex-procurador do município, se ninguém se mexer antes e der a cara para bater. Ele pelo menos se interessou pela causa dos fracos, ridicularizados e chantageados desta cidade. Acorda Gaspar.
AUSÊNCIAS
Perguntar não ofende. Quantos médicos compareceram à concorrida solenidade de sábado em que o governador Luís Henrique da Silveira, PMDB, e o vice Leonel Arcanjo Pavan, PSDB, entregaram R$3,5 milhões em recursos federais para equipar o novo hospital?
FUTURO
Sérgio Almeida, presidente do Sintraspug - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gaspar - está em campanha para a reeleição em 2010. E não está fácil. O pior acordo que conseguiu para os seus sindicalizados no reajuste deste ano se comparado com Ilhota e Blumenau, é o calo que o incomoda e o irrita quando é cobrado pelos servidores e lembrado por este colunista. O resto é miudeza para disfarçar o verdadeiro nó. É o direito do esperneio. Aproveitando. Na quinta-feira, o Sintraspug soltou uma nota dizendo que teve uma "boa reunião" com a prefeitura. Todavia, não revelou o conteúdo dos números que lhes foram apresentados. Boa notícia mesmo seria o anúncio da antecipação do possível resíduo prometido para ser pago em outubro. Isto sim ajudaria o presidente e a atual diretoria na campanha de reeleição e nas cobranças dos servidores com os vencimentos achatados.
POLITICAGEM
A causa do novo hospital é uma das que me entreguei. E ele sai. E poucos sabem como isso foi ou será possível. Coletei e checo informações para um livro para desnudar este caso. Uma rede de intrigas e interesses corporativos (inclusive político partidários e de poder sobre algo falido, cheio de donos do nada), de grupos e de pessoas faz a trama. Há 30 anos estou intimamente ligado com as suas histórias e personagens. Heróis? Sim, a população que precisou dele, ficou privada por quase dois anos e ouviu políticos e líderes contarem vantagens (como agora), mas pouco fizeram quando tinham como fazer por ele.
MAIS UMA NO TRIBUNAL
As eventuais irregularidades no pregão 94/2009, aquele que contrata uma empresa por até R$ 1,7 milhão para fazer festas em Gaspar, vão ser analisadas pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. O processo já tem até número: 09/00334002. O relator será Salomão Ribas Júnior, o mesmo do caso do lixo e que recomendou ao Samusa à suspensão do edital de licitação. Acorda Gaspar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).